sexta-feira, abril 11, 2014

Roteiro dos Muros: domingo


No próximo domingo, a volta é «especial»: o célebre Roteiro dos Muros. O percurso é bem conhecido: aproximadamente 100 km e 13 complicadas subidas para se irem «riscando», conforme se forem passando.

O Roteiro dos Muros tem uma mística muito especial! É uma prova de superação, bastante exigente, por isso, ressalva-se a importância de cada participante adequar o ritmo às suas capacidades, com o objetivo de concluir o percurso.

Por experiência própria, as boas sensações que se poderá ter na primeira fase não são, de todo, fiáveis. A qualquer momento, poderão mudar. Por hábito, as primeiras quatro subidas dão uma ideia errónea da dificuldade da volta – até aí tudo parece relativamente... normal. A passagem por S. Quintino (5.ª subida) é, por norma, o primeiro teste duro às pernas e então começam a fazer-se contas de cabeça: Pois, até à Choutaria (9.ª) ainda se sofre. De qualquer maneira, é com o terrível muro da Choutaria que tudo costuma ficar diferente! Uma vez que, após esse, ainda faltarão mais quatro subidas da «barbear», entre as quais, a mais longa e seletiva, Salemas.

Por último, a todos pede-se que tenham consciência que, a qualquer momento, poderão ficar «por sua conta», havendo ainda a possibilidade de gerir o percurso à medida e gosto de cada um, suprimindo algum(as) subida(s).

Sugere-se que o ANDAMENTO DE REFERÊNCIA seja mantido até ao início da primeira subida, Alrota (km 14,5)
 
Partida: 8h30 (Loures)

 AS SUBIDAS
1ª Serra da Alrota
2ª Bucelas (antenas)
3ª Santiago dos Velhos
4ª N. Sra. da Ajuda (Contradinha)
5ª S. Quintino
6ª Casais de S. Quintino
7ª Molhados/Galegos
8ª Charneca
9ª Choutaria
10ª Alto da Urzeira
11ª Monte Gordo
12ª Salemas
13ª Ribas de Baixo (Fanhões)

Sem comentários: