quarta-feira, abril 02, 2014

Clássica de Évora: informações


Tudo a postos para a Clássica de Évora, já no próximo domingo. Depois da excelente participação e sucesso nas primeiras jornadas, de Santarém e de Santa Cruz, não se fazem meças à adesão à Alentejana, tradicionalmente a mais concorrida, verdadeira rainha da temporada.

 O percurso (ver aqui) tem a distância de 135,6 km e é praticamente plano, atravessando o baixo Ribatejo até ao alto Alentejo. Talhado à medida de roladores fortes e possantes, e a sua distância longa não permite contemplações aos menos bem preparados.

 O perfil altimétrico vai subindo gradualmente de Vila Franca a Évora, com alguns picos mais acentuados antes e depois de Montemor-o-Novo, nos últimos 30 km, tornando o final da tirada bem mais seletivo. Tanto mais que, nessa altura, o cansaço se vai acumulando. Como diz a velha máxima ciclista, «as dificuldades também se ditam pelo andamento», além de que, tradicionalmente, há que contar com um adversário adicional: o vento.

 SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

Pede-se a todos os ciclistas que cumprem escrupulosamente as regras de trânsito, como o respeito pela circulação mais próxima da berma possível, para facilitar a ultrapassagem dos veículos. E nunca ultrapassar o eixo central da faixa de rodagem.

 Grande vantagem desta prova, em termos de segurança, é a (quase ou mesmo total) inexistência de cruzamentos durante o percurso. De qualquer modo, deve impor-se, sempre, a máxima precaução em rotundas ou noutros locais em que o convívio com os demais agentes rodoviários se afigure mais complicada.

De acordo com o conceito destes eventos (Clássicas), não há paragens ou neutralizações obrigatórias previstas. Todavia, não querer dizer que não se pare, como, aliás, sucede quase sempre, em casos de força maior: furo, avaria ou para satisfazer necessidades fisiológicas – em que o pelotão para em bloco, tal como volta a partir.

 À ATENÇÃO DOS ACOMPANHANTES

Pede-se a todos os participantes que levem acompanhantes ou/e apoio de automóvel, que solicitem aos seus condutores para que não sigam em caravana atrás do pelotão. Estas filas são causadoras de congestionamentos de trânsito que se pretendem evitar, e que podem gerar problemas com as autoridades. Pede-se, pois, que os veículos acompanhantes deixem distância suficiente para o pelotão, para permitir que os restantes utilizadores da via possam ultrapassá-los.

 LOCAL DE PARTIDA

 Devido ao elevado número de participantes, o local de partida da Clássica de Évora será, como nos últimos três anos, no INFANTADO (LOURES), no PARQUE DE ESTACIONAMENTO junto à AV. DAS DESCOBERTAS.

 HORÁRIOS:

 A partir das 7h15: concentração dos participantes
8h00: PARTIDA para a Clássica de Évora

Pede-se que se respeitem o local e a hora de partida.

 ATENÇÃO: LOCAL DE CHEGADA

O local de chegada será o dos últimos dois anos, cerca de 800 metros mais adiante do que o que era habitual, em frente ao Pingo Doce (veraqui a diferença). O final será praticamente em frente ao Évora Hotel, no topo de um falso plano ascendente que tem, por objetivo, tornar a chegada um pouco mais seletiva para evitar (ou pelo menos atenuar) o sprint do pelotão massivo, situação que acarreta sempre muitos riscos. Para melhor esclarecimento mais preciso do novo local de chegada, aponta-se para a passadeira de peões que se segue imediatamente ao cruzamento (do lado esquerdo da via, faixa oposta – e que, refira-se, será por onde se fará, após o final, o acesso às piscinas, para os banhos (ver informação a seguir).

 BANHOS E ALMOÇO CONVÍVIO

No final, serão disponibilizados banhos no complexo de PISCINAS MUNICIPAIS DE ÉVORA (ver trajeto desde o local da chegada, que é muito próximo!). O preço unitário é de 1,70 €. O procedimento será semelhante ao do ano passado: chega-se, dirigimo-nos à receção para efetuar o pagamento e só depois encaminhamo-nos para os balneários.

 

Depois, está a ser organizado, como habitualmente, um almoço-convívio. Os interessados devem assegurar, o quanto antes, a sua presença através de inscrição para a loja Pina Bike. Contacto: 21.982.0882

1 comentário:

Pedro Fernandes disse...

Extraordinário
Parabéns Ricardo pela tua dedicação.
Um abraço
Pedro Fernandes (Carregado)