quarta-feira, março 02, 2005

Agora... Março - segunda fase de preparação

A entrada no mês de Março significa o arranque de mais uma etapa no programa de preparação para os objectivos da temporada - o primeiro, a Clássica dos Lagos de Covadonga, dia 21 de Maio, e o maior, a Etapa do Tour, a 11 de Julho. Cumpridos dois meses de treinos, em que o mais importante era criar uma boa base aeróbia, e principalmente aumentar a resistência para elevadas quilometragens, pode dizer-se que o trabalho foi frutuoso, embora com alguns treinos com intensidade exagerada. Como escreveu o Miguel há alguns dias neste blog, o corpo tem vindo a assimilar bem o aumento do volume de treino, nomeadamente as saídas maiores (4 horas), dando sinal inequívoco de boa resistência.
Chegou então a altura de pensar em apurar a qualidade do treino, ou seja, introduzir-lhe uma componente mais específica, para o que são fundamentais as saídas sozinho. As subidas entram cada vez mais amiúde e os períodos com intensidade estabilizada no limiar anaeróbio. As longas distâncias vão continuar e por isso o trabalho vai endurecer, mas, para mim que gosto de subir, serão jornadas menos monótonas. Vamos ver como é que recebo o novo tratamento...
À parte, estamos quase em novo fim-de-semana. Como é que será no sábado (e com quem!) e, principalmente no domingo? Estou ansioso por rever a malta depois da «balda» da última semana por causa da chuva.

Sem comentários: