O treino do último sábado foi bastante produtivo. Na companhia de uma dupla de bom nível (Carlos e Nando), fiz Alverca-Loures-Azambuja-Alverca (85 km) em ritmo progressivo. Na primeira metade, contra o vento (entre 30 e 35 km/h), a render, e depois de dar a meia-volta em Azambuja, agora a favor do vento, o que permitiu atingir velocidades de cruzeiro acima dos 40 km/h até ao Carregado. Melhor do que isso, foi ter sido possível manter o regime cardíaco sempre abaixo do limiar anaeróbio, como se pretende.
De resto, a subida de Vila Franca para Arruda estava prevista, mas por motivos de horário (os meus) não a fizemos. De qualquer modo, para suprimir o meu «corte», o Nando e o Carlos decidiram trepar o Cabeço da Rosa, depois de me deixarem em Alverca. Ficou evidente que o Nando está cada vez mais perto da boa forma, ou, pelo menos, de um nível que lhe permita nos tempos mais próximos começar a castigar-nos. Amanhã volto à estrada depois dos excessos natalícios e para sábado, à mesma hora (8h45) voltamos a repetir a dose ou talvez com um percurso ligeiramente mais acidentado. Para terminar o ano em beleza!
Hoje, quando ia para o trabalho, cruzei-me com o Sérgio Paulinho, em pleno treino, na zona de Sta. Apolónia. E perguntei-me por é que depois do recital dos Jogos Olímpicos de 2004 teve um ano discretíssimo na Liberty? Não tenho grandes dúvidas em considerá-lo com ciclista cheio de potencialidades. A forma como conquistou a medalha de prata em Atenas demonstrou que além de muito boas capacidades físicas, por agora à medida de provas de um dia, tem grande sentido táctico e inteligência de corrida, qualidades fundamentais a um campeão. Será que 2006 será o ano da sua afirmação internacional? Ou passará ao lado de uma grande carreira, regressando sem glória ao nosso ciclismo, onde dói muito menos ser estrela, mesmo que só na sua terra?
11 comentários:
Não há dúvida que o pessoal da roda fina, a manter o treino tal como até agora, ninguém os agarra mais. Tenho acompanhado as crónicas aos passeios de domingo e reparo que alguns elementos atingem uma excelente forma. O segredo para tal performance física está, muito provavelmente, na frequência do treino, na idade e na quantidade de bombas ingeridas. É necessário não esquecer que muitos dos companheiros só treinam uma vez por semana, pelo menos assim o dizem.
Não posso deixar de aplaudir o nível que têm atingido os passeios mas, quero deixar bem vincado que é necessário continuar a manter o espirito de companheirismo. Estas iniciativas de fim de semana contribuem para um salutar convívio, um alivio do stress acumulado durante a semana e ao mesmo tempo um recarregar de baterias para a nova semana que se avizinha.
Bem hajam!
Boas Festas!
Boas Companheiros!
Ontem (2ª Feira) às 08:45, lá estava conforme combinado?... na BP de Loures para uma suposta ida à OTA...
Infelizmente, depois de ler o jornal e de constatar que a chuva tinha "afugentado" o resto do pessoal (muito fraquinho por sinal...), lá me fiz solitáriamente à estrada para um treininho higiénico de cerca de 60 Km, com algumas subiditas no traçado que escolhi.
A saber:
Loures-Tojal-Bucelas-Cabº da Rosa-Alverca-Arruda-Mata-Bucelas-Tojal-Loures
Treininho em ritmo suave, bastante "húmido" e frio, pelo que, o melhor foi mesmo o banho quente no final!
Aguardo proposta de treino calendarizada para esta semana!
AB a todos e...
BOAS ENTRADAS EM 2006
olá pessoal,antes de mais quero desejar a todos umas boas entradas e aproveitar esta oportunidade para felicitar todo o grupo pelo excelente desempenho no ano que agora finda, queria também convidar quem estiver interessado para comparecer no dia 1 na bp ás 9 para dar-mos inicio a mais um ano de "luta" sem tréguas.já agora deixem-me dizer-vos que me agradaram imenso as últimas voltas, talvez devido á coesão do grupo ou á competitividade de todos os seus elementos, ou então por me sentir extremamente bem nesta altura, isto era uma piadinha claro.espero para a próxima época atingir os objectivos a que propus ainda que para isso tenha que obedecer a um plano de treino mais elaborado, coisa que já não faço há uns anos, agora é que vou ver os "cavalos" a espumar atrás de mim. gostaram? é uma promessa. JACKIE DURÃO
Boa tarde,
Espero que tenham todos passado 1 bom Natal e que tenham treinado pouco para não me atrasar muito...
Ricardo, no Sàbado estava previsto ir mas como na minha terra(Alcainça) o tempo estava muito mau decidi abortar a volta mas...não deixei de treinar (não se pode dar corda ao pessoal...eles andam umas feras!), assim, fiz "quase" 1 hora de corrida a pé pelos pinhais em constante subida/descida com as inevitáveis variações de ritmo. Os Duatlos/Triatlos aproximam-se...há que atalhar caminho.
Bravo Fantasma, não lhe perdoas.
Fico a aguardar pela proposta da volta do próximo fds para tentar abater o "Kg" que ganhei só no fds de Natal!
1ab e boas pedaladas,
ZT
AMIGO FANTASMA INFORMO A VOSSA EXCELÊNCIA QUE NO DIA 26 COMO PREVISTO O ABEL FOI FAZER A VOLTA DA OTA. ENCONTREI-O NO VALE DO BREJO TOTALMENTE DESACOMPANHADO, EU COMO SEMPRE ANDAVA A VER QUEM TREINAVA. OS MEUS TREINOS VÃO COMEÇAR MAIS SERIAMENTE A PARTIR DE JANEIRO,POR SINAL VOU ENTRAR DE FÉRIAS NESSA ALTURA. QUEM TIVER DISPONIBILIDADE PODE FAZER-ME COMPANHIA, É SEMPRE MAIS FÁCIL SE SE DIVIDIR O "MAL" PELAS ALDEIAS.
JACKIE DURÃO
Aproveito para saudar a boa disposição patenteada pelo novo elmento deste painel, o Jackie Durão, ao que não será alheia a sua boa forma actual e também a grande motivação para atingir objectivos ambiciosos em 2006 - para o quais sabe que terá de trabalhar em volume e intensidade ao mais alto nível. A recente publicação da imagem da Encosta da Huesera também foi uma forma de encorajamento... e de prevenção!
Por outro lado, ao que parece, o fim-de-semana que se avizinha será mais desportivo que se previa, com alguma gente a não querer perder nada do novo ano, a começar logo pelo primeiro dia. De resto, ao estilo de Miguel Indurain, que começava sempre cada época com um treino no dia de Ano Novo.
E já se agenda uma saída de grupo para aproveitar a tolerância de ponto de segunda-feira - espero que mais séria que a desta semana. Nesse dia, em princípio, podem contar comigo até meio da manhã, e também no sábado (tal como este que passou), mais do que no domingo, em que certamente estarei impróprio para consumo - mas não digam nada ao Charmichael, ok?
Abraço
respondendo ao meu camarada de estrada e grande mentor deste blog, quando se tem na manga gregários de luxo como o garcia ou o ricardo não há huesera nem angliru que assuste. isto vão ser quase 2 meses de treinos em altitude,quando chegar a hora vou só com o peso dos sapatos.AH.AH.AH.
"eu também gostava que fosse verdade"
JACKIE DURÃO
Jackie Durão,
Estás a esquecer-te do "louco imprevisívil"- segundo as palavras do Nuno Garcia, ou será ele um caso perdido?
Chris Carmichael
caro chris, um ciclista com tanta fibra e um "coração" daquele tamanho nunca se pode menosprezar, principalmente porque o homem jamais vira a cara á luta nem que para isso tenha que ir buscar força a marte.
JACKIE DURÃO
Deixa ver se percebi bem. O Jackie Durão vai ter-me a mim e ao Garcia como gregários, mas, por sua vez, vai ser gregário do Miguel. Isso faz de mim e do Garcia sub-gregários do Miguel... Há para aí alguém que conheça algum centro de captação de gregários de luxo?
acho que ali para os lados do forte da casa existe ou existiu algo parecido, mas no entanto não esperes milagres porque o espirito de sacrificio que por sua vez é a alma de qualquer "equipa" que se preze é uma coisa que demora muito a adquirir e não anda propriamente por aí aos pontapés.mas podes eventualmente contar com a ajuda aqui do amigo DURÃO para te levar ao colo, ou então não!!!
sempre a considerar-vos
JACKIE DURÃO
Enviar um comentário