segunda-feira, janeiro 02, 2006

I Circuito Pina Pike: apresentação

O Ano Novo será de vida nova para o grupo Pina Bike. Ou pelo menos, vida diferente. Para melhor, espera-se. Mais exigente, mas também mais entusiasmante e motivadora será certamente.
O ano de 2006 será o primeiro do Circuito Ciclista Pina Bike, constituído por um calendário de Clássicas a realizar, a partir do início de Fevereiro até ao final de Outubro, nos mesmos moldes das habituais voltas domingueiras, mas devidamente inscritas no tempo, com percurso detalhado e anunciado com alguma antecedência, algo semelhante (mas com muito mais antecedência e rigor) ao que já vem acontecendo nas últimas semanas.
Com isto pretende-se dar um carácter mais «profissional» às nossas saídas de grupo, embora a sua filosofia não sofra quaisquer alterações, em salvaguarda do espírito de camaradagem e sã convivência. Privilegia-se a coesão e o andamento em pelotão compacto, sem, obviamente, afectar a vertente desportiva-competitiva, que tão bem tem evoluído nos últimos tempos.
De resto, o Circuito deverá trazer ainda mais «ciclismo» às voltas domingueiras, não apenas no sentido colectivo, fomentando a competitividade que já existe – que é exemplar e deve ser preservada –, mas também no âmbito individual, contribuindo para que cada participante se empenhe cada vez mais no planeamento do seu treino para atingir um nível físico capaz de corresponder às novas exigências, que serão mais elevadas – embora não demasiado.
O cariz das Clássicas não difere significativamente do das tradicionais voltas domingueiras, tanto em distância como em ascendente, embora haja uma distinção clara do que são Clássicas planas, intermédias e de montanha, de acordo com o relevo. As primeiras serão disputadas nas lezírias ribatejanas, por locais já bem conhecidos, e por serem teoricamente mais suaves, serão também mais longas. Por isso, surgirão mais cedo no calendário, ao género das Clássicas da Taça do Mundo, como a Milão-San Remo, Liége-Bastogne-Liége ou Tour de Flandres, disputadas no Inverno e no início da Primavera. Aqui, os roladores ditarão as suas regras.
O grosso do calendário será preenchido por Clássicas de dificuldade média ou média-alta, que cobrirão as estradas de toda a nossa região, da Ericeira a Torres, de Alenquer ao Sobral. Estas são caracterizadas por relevo do tipo «parte-pernas», sem evitar as subidas, o que lhes dará forçosamente um carácter de apreciável exigência. Todavia, não serão muito diferentes da maioria das que já se disputam, ou mais precisamente das que têm sido realizadas ultimamente, como Ericeira, Carmões ou a Carnota. Privilegiam-se os percursos ondulados, para onde certamente estarão reservados grandes momentos de ciclismo e os homens fortes todo-o-terreno comandarão as operações.
As Clássicas de Montanha chegarão mais tarde no ano, lá para o miolo, altura em que pernas já terão muitos quilómetros e a intensidade está no auge. Estas incluirão no seu percurso algumas das principais subidas da nossa região, como a Mata, Ribas, Fanhões (Casaínhos), Sintra, Montejunto, etc., e serão, naturalmente, bastante mais selectivas, exigindo aos participantes um nível de preparação mais apurado e uma atitude mais consciente e responsável.
Para aguçar o apetite, pode dizer-se que a Clássica dos Trepadores incluirá Sobral, Mata, Ribas e Montemuro. Haverá também uma reedição do «muro» da Nossa Senhora da Ajuda, com passagem por À-do-Barriga, Mata, Tesoureira e Ribas, e um autêntico carrossel até Igreja Nova com final apoteótico na subida de Fanhões/Casaínhos e no terrível Monte Esperança. Já para não falar em duas chegadas ao alto de Montejunto, por Pragança e Abrigada. Aqui sobressairão os que estiverem melhor preparados e os «trepadores» por excelência.
Finalmente, também haverá Clássicas de longa distância, as já tradicionais tiradas a Fátima e a Évora ou a estreante e muito comentada dupla jornada Loures-Serra da Estrela. Escusado é dizer que, também nestas, o nível de exigência será bastante elevado, pelo que não seja, devido à sua grande extensão.
O calendário provisório do I Circuito Pina Bike, bem como a descrição da maioria das Clássicas, estarão disponíveis, em breve, na loja Pina Bike, em Loures.

30 comentários:

Anónimo disse...

segundo a divulgação do calendário e analisando assim por alto acho que a minha época vai decorrer mais ou menos sem precalços até 2/3 do fim do calendário,quando começam definitivamente as clássicas de sofrimento para mim.por estas razões de peso, creio que se torna imperativo que tal como eu, os roladores comecem a dar corda aos sapatos a partir do início da época para ver se conseguimos pontuar o mais possível com vista á aquisição da bendita "camisola branca"
isto até parece um campeonato a sério não acham?
BOM ANO PARA TODOS SÃO OS VOTOS SINCEROS DO AMIGO JACKIE DURÃO

Ricardo Costa disse...

Ano novo, novas montadas, disponibilidade para treinar, motivação reforçada e grandes ambições – para alguns «bravos» parece ser este o figurino dos primeiros dias de 2006.
Os efeitos positivos não se devem fazer esperar, a partir, desde já, da reentré. E não se trata «apenas» de coleccionadores de pontos, mas também de temíveis classicómanos. Com eles e com os seus gregários todo o cuidado é pouco, seja em que terreno for, mas também é mais do que aconselhável não contarem com vida facilitada.

Anónimo disse...

Boa tarde Atletas, Bom ano e boas Pedaladas para 2006!
Bravo à ideia do mentor deste Blogg. Penso que será muito útil calendarizar as "Clássicas" porque deste modo cada 1 programa o ano velocipédico em função da sua "força nas canetas". Já agora, para quando a 1ª Clássica???
Ricardo, qual é a data dos "Lagos de Covadonga"?

1ab e boas pedaladas,
ZT

Anónimo disse...

Amigo sou um principiante do cicloturismo,sou cliente do Sr. Pina, tenho bicicleta desde Outubro e já fiz 1965Km, e tenho 49 anos, gostava de me preparar para fazer, convosco em Março/Abril, uma das vossa voltas planas. Quantos Km terei que fazer em Janeiro e Fevereiro, isto Mais ou Menos?, peço a sua opinião.
Eduardo Ananias edananias@clix.pt

Anónimo disse...

Eduardo, bem vindo. Sei que a pergunta não me era dirigida mas sim ao Ricardo, o mentor do Blogg, mas ainda assim gostava de dizer que já tem mais Km. desde Outubro do que eu o ano todo pelo que me parece que deverá aparecer no Domingo, pelas 8:30' na BP para sair com o Grupo e perceber na estrada o que está a valer nesta altura, só assim poderá tirar tirar conclusões.

1ab e boas pedaladas,
Zé-Tó

Ricardo Costa disse...

Caro ZT, a primeira Clássica do Circuito Pina Bike está aprazada para o primeiro domingo de Fevereiro (dia 5), e posso já adiantar que será a Clássica da Valada, uma tirada quase totalmente plana, com mais de 100 km pelas lezírias ribatejanas, com passagem por Vila Franca, Salvaterra, Muge, Valada, Cruz do Campo e Azambuja, e que penso ser do conhecimento da maioria do elementos do grupo, tendo sido já realizada nos últimos meses de 2005.
Desconheço o troço entre Salvaterra e Cruz do Campo, mas porque creio que é quase todo plano, dispensa fazer o seu reconhecimento. ehe! À excepção dos topos que antecedem Azambuja, penso que este Clássica não inclui mais desníveis dignos desse nome. Mas o Jackie Durão poderá elucidar-te melhor.

Em relação ao calendário, espero até final da semana ter tempo para o afixar na loja do Pina.
Entretanto, ainda sem ser oficial, as voltas previstas para o mês de Janeiro já serão algumas das que farão parte do Circuito (para ajudar ao conhecimento...), a começar pela do próximo domingo - que, a confirmar-se, desde já posso dizer que promete ser muito animada. Mas que não se pense ainda em montanha a valer.

Sobre esta, até final do dia haverá mais novidades...
A data dos Lagos de Covadonga é 20 de Maio (sábado). Será que a tua pergunta quer dizer o pelotão português poderá engrossar?

Ricardo Costa disse...

Caro, Eduardo. Antes de mais, agradeço-lhe pela consideração revelada ao colocar a sua dúvida a este painel. Penso que, na generalidade, o ZT falou acertadamente, por isso tenho pouco a acrescentar. Aliás, prefiria deixar as análises mais específicas nesta matéria para o nosso consultor técnico, Chris Charmichael, que deve assumir o seu papel neste blog. Falo a sério!
De qualquer modo, permita-me discordar do ZT num único ponto. Em minha opinião, as suas reservas são perfeitamente legítimas, principalmente porque, como disse, começou a praticar ciclismo há poucos meses. Ou seja, mesmo que o volume de treino acumulado em apenas dois/três meses seja bastante razoável (pelos vistos, superior ao acumulado durante todo o ano pelo ZT, que até há duas semanas se encontrava a um nível muito satisfatório), conte sempre com uma enormíssima falta de endurance, que advém da sua condição de principiante, e acima de tudo, face ao nível, acima da média, do nosso grupo – em que se pretende (e muito bem) integrar. E mesmo que esteja apontar este «objectivo» para Abril/Março.
Mas concordo com o ZT, quando ele sugere que não se coibisse de realizar um teste às suas capacidades, participando numa das nossas saídas em grupo (por exemplo, já a próxima) mesmo que deva ponderar seriamente não cumprir a totalidade do percurso previsto, planeando antecipadamente um atalho que lhe permita regressar em boas condições físicas – isto com a reserva de desconhecer quantos quilómetros faz nos seus treinos mais longos e a sua frequência. Não interprete esta recomendação como depreciativa, já que esta é extensível a todos os elementos que participem nas nossas voltas domingueiras (que em breve serão Clássicas) que não se encontrem nas melhores condições físicas, incluindo os «habitués».
Depois do referido teste, se a sua dúvida ainda subsistir, poderemos voltar a conversar, então com muito mais referências.

Um abraço

Ricardo Costa disse...

A volta do próximo domingo é antecipação da Clássica de Runa, que integrará o calendário do Circuito Pina Bike, prevista para meados de Março. E promete desde já muita animação.
Trata-se de um percurso de 98 km, quase todo plano até pouco antes de metade da sua extensão, entre Loures e Alenquer (40 km) por Alverca e Vila Franca, concentrando as dificuldades na sua parte final, onde as subidas, embora curtas, poderão causar grande movimentação.
A suavidade do relevo acaba exactamente à saída de Alenquer, com o topo de Porto da Luz, mas até à Merceana, por Cotovelo e Aldeia Gavinha, é praticamente um falso plano ascendente.
Após a Merceana, segue-se pela estrada de Torres (EN9), em direcção a Carvoeira e ao cruzamento de Runa/Dois Portos/Sobral. São cerca de 10 km em verdadeiro carrossel, que nos primeiros 6 km inclui três topos, entre 0,5 e 0,8 com percentagens médias que oscilam entre 4 e 6%. Os últimos 4 km são em descida até ao cruzamento de Runa, onde se vira à esquerda em direcção ao Sobral.
Dois km depois, à saída de Runa espera-nos uma «parede» com 1 km e 8,6%, e 5 km mais tarde, em Dois Portos, mais 0,8 km a 4,5%, antes de tomarmos a estrada para Feliteira, Pêro Negro e Sapataria. Até Sapataria, são 10 km muito irregulares, sempre em ascensão, os quais, nesta altura, então com mais de 70 km percorridos, não serão fáceis.
Todavia, as verdadeiras hostilidades deverão estar reservadas para depois de Sapataria, onde o terreno é propício a escaramuças e o desgaste acumulado poderá ajudar acentuar as diferenças. A começar logo pela subida de Sapataria (1,6 km a 4,5%), a que se segue uma longa descida até Póvoa da Galega e um falso plano ascendente que nos leva até Vale de S. Gião, onde atacaremos a subida de Montachique (2,2 km a 4,8%).
Uma volta equilibrada com um final que pode ser selectivo, ao estilo de uma verdadeira Clássica. Caros companheiros, começam desde já a limpar as armas.

Anónimo disse...

Ricardo, a ideia da pergunta é + no sentido de ir viajar para aquela zona, aproveitar e ir à estrada dar apoio ao "pelotão português"!!! Mas com o entusiamo que se vive também não nego que poderei "meditar" sobre este assunto...
Concordo com a tua opinião acerca da legitimidade da pergunta do Eduardo assim como do conselho que dás(afinal, o ritmo do Grupo Pina Bike é apreciável!), mas como se percebe eu apenas quis incentivá-lo a aparecer e assim poder ser feita a sua integração "total" ou "parcial" já na próxima volta de Domingo.
Eduardo, a título de exemplo informo que não andei no fds de Natal, nem do Fim Ano, só volto a andar no próximo e nem por isso deixo de conseguir acompanhar o Grupo. Claro que, como muito bem diz o Ricardo, embora tenha poucos Kms este ano, isto prevê outro volume de Kms para trás para suportar o andamento, mas para sabermos temos de experimentar e como tal, há que aparecer!
A volta de Domingo não podia er melhor para mim...ninguém me manda estar 3 semanas sem andar...e como quentinho é que é bom...lá estarei para apanhar calor!

1ab e boas pedaladas,
ZT

Anónimo disse...

Fico bastante satisfeito com o entusiasmo reinante neste principio de ano e com a perpectiva de algumas Clássicas bem interessantes. Penso mesmo que o ponto mais alto para os "nacionais", será a extenuante tirada Loures- Torre.
Para os "internacionais", essa será mais uma etape para aferir o seu estado de forma. Para todos, será um desafio bem interessante (como resistirá o corpo a dois dias intensos de ciclismo?).
Pelo que tenho lido e ouvido, os internacionais estão a preparar os Lagos de Covadonga e a Etape du Tour. Haverá ainda mais alguns que participarão no Quebrantahuesos e na Pedro Delgado. Ou seja, estão a preparar uma época longa e difícil, pelo que não se aconselha, desde já, grandes ritmos e altas cavalgadas.
Aproveitem até ao final de Fevereiro para "meterem" quilometros e fazerem horas de selim. Lá mais para Março, a intensidade será outra e a base para a suportar já estará adquirida.

Um conselho a todos: não deixem de ir à frente e dar a cara ao vento. Essa é uma das maneiras de se melhorar o estado de forma fisica.

Quanto ao Eduardo, apareça aos treinos e mesmo que se "perca" nas primeiras vezes, não force muito, nem desista. De nada lhe servirá passar 2/ 3 dias da semana a recuperar do esforço e a ponderar se deve voltar, ou não, a pedalar. O nosso ciclismo deve ser, essencialmente, de diversão, mas sempre com desafios.

Uma pergunta que gostaria de deixar no ar a todo o grupo: É certo que na zona, o PinaBike impõe respeito e que se situa na ténue linha entre o "cicloturismo avançado" (não aqueles passeios de fim de semana) e os ciclodesportistas. Mas se compararmos a nossa realidade com a espanhola, ou com francesa (os internacionais sabem disso) ficamos algo abaixo de muitos grupos (mas aí até as equipes de ciclodesportistas ficam).
É preferivel ser o melhor da rua (quando a rua é fraca) ou o pior da Peninsula (quando os outros são fortes)?
Eu, sinceramente prefiro ser o pior da península, mas andar com os melhores.

Bom ano a todos e boas pedaladas.

Chris Charmichael (o de cá)

Ricardo Costa disse...

Caro, Chris Charmichael, vais-me perdoar, mas não tens o «direito» de falhar mais com comentários regulares neste blog. O teu contributo é essencial no âmbito do que se pretende para este espaço de debate.
Isto é mais que um repto, é uma exigência mais do que formal a que intervenhas com muito mais assiduidade, e não apenas após seres para isso solicitado, como foi o caso, mas através de opiniões e comentários resultantes da tua indiscutível clarividência. Assuntos concerteza não irão faltar.

Sinceramente, do mentor deste blog

Anónimo disse...

Para quem se interessar sobre o métodos de treino, alimentação, planificação de temporada, etc, aqui fica mais uma página a consultar (a revista é mais difícil de encontrar à venda em Portugal, só a encontrei em Alvaláxia):
www.cyclosport.com
entrem na divisória à esquerda do ecrán que diz "entrainement" e divirtam-se.
O único senão desta página é que é em francês.

Chris Charmichael

Anónimo disse...

olá amigos,comentando também e se me for permitido,sobre a entrada do amigo Eduardo no nosso grupo queria agora dizer que até mesmo os companheiros que se encontram melhor e que fazem "grande" diferença no grupo compartilharam outrora das mesmas dúvidas e "passaram as passas do algarve"para poder chegar ao actual momento de forma. são eles(os internacionais)e todo o restante grupo com a sua competitividade e muito espirito de sacrificio que fazem com que o grupo tenha vindo a subir gradualmente de nível. por todas estas razões aconselho o amigo eduardo a entrar para o nosso grupo, ainda que para isso venha provavelmente em muitas alturas a necessitar de ajuda (que nunca lhe vai ser negada),pois quando conseguir definitivamente entrar e fazer as voltas no seio do grupo irá certamente sentir-se muito bem. se bem que para isso possa vir a ter alguns amargos de boca mas esses são inevitáveis até para os que já lá andam á algum tempo.
quanto á volta de domingo para mim acho perfeita, vamos ver como é que as coisas vão resultar do meio para a frente,já ouvi dizer que anda para aí pessoal a treinar todos os dias.depois como é que um gajo consegue andar ao pé deles, só se tomar daquilo. mas mudemos de assunto tenho notado há já algum tempo a ausência de dois dos mais preciosos comentadores deste blog, são eles o L-GLUTAMINA e o FANTASMA, o que será feito dessa gente? provavelmente andam a treinar sozinhos para fazerem sofrer o pessoal quando reaparecerem, pode ser que se vire o feitiço contra o feiticeiro.
no domingo lá estaremos para começar-mos a coleção(pontos).
JACKIE DURÃO

Anónimo disse...

Quem quiser saber do L-Glutamina e do Fantasma vá a: www.infantrilhos.blogspot.com

Anónimo disse...

Ricardo Costa e Zé Tó, fiquei mt feliz por me terem respondido, muito obrigado por me terem aceite dessa forma tão atenciosa.
Pelo que leio no vosso BLOG, sinto que ainda não tenho capacidade de resistência para vos acompanhar, pois sou conhecedor das capacidades fisíca, dado que estive ligado ao treino durante +de 18 anos, mas de futebol, até Junho/2005 e às vezes com profissionais.
No domingo vou à prova de abertura
do cicloturismo em Lisboa fazer mais uns Kms, para um dia ir convosco é o meu objectivo principal, como costumo dizer ao SrPina.
Um Grande Abraço a todos e mais uma vez muito Obrigado.
Eduardo Ananias

Anónimo disse...

Ricardo Costa e Zé Tó, fiquei mt feliz por me terem respondido, muito obrigado por me terem aceite dessa forma tão atenciosa.
Pelo que leio no vosso BLOG, sinto que ainda não tenho capacidade de resistência para vos acompanhar, pois sou conhecedor das capacidades fisíca, dado que estive ligado ao treino durante +de 18 anos, mas de futebol, até Junho/2005 e às vezes com profissionais.
No domingo vou à prova de abertura
do cicloturismo em Lisboa fazer mais uns Kms, para um dia ir convosco é o meu objectivo principal, como costumo dizer ao SrPina.
Um Grande Abraço a todos e mais uma vez muito Obrigado.
Eduardo Ananias

Anónimo disse...

Assim não é justo!...
Anda por aí um anónimo a descobrir a "careca" ao pessoal que treina às "escondidas!...
Pelo que tenho lido...este ano vai ser a "doer"!!!
INSTRUÇÃO (TREINO) DURA, COMBATE (PROVAS) FÁCIL!!!
DUREZA é o que os nossos corpinhos querem!!!
Assim a idade...o permita!...
Até Domingo...NA RODA DE ALGUÉM...!!!
HEHEHE
AB a todos

Anónimo disse...

caro FANTASMA, pensava que os treinos efectuados ás escondidas iam trazer ao nosso grupo um "guerreiro" renovado e pronto a destroçar o pelotão pinabyke desde o principio das voltas,digo isto,porque com essa conversa de andar na roda estás irreconhecivel. espero sinceramente que seja só bluf,domingo lá estaremos para mais uma "batalha".
JACKIE DURÃO

Anónimo disse...

Caros companheiros,
De facto tenho andado um pouco ausente deste blog, mas não por falta de interesse, garanto.
Sei que durante os últimos dias, certos elementos do nosso pelotão têm andado a treinar de forma...séria.
Coloco-me à disposição para os acompanhar, caso seja bem vindo como é obvio. Digam-me a hora e local, que lá estarei.
Quanto ao meu paradeiro nos últimos dois fins de semana, tenho andado a fazer aquilo que os profissionais fazem no inverno - BTT, rotativo e leve, mas com a "acidez" necessária para manter a máquina a funcionar.
1 abraço a todos e... Cuidado comigo.

L-Glutamina & Cebion Plus - Over and Out

Ricardo Costa disse...

Para os interessados, anuncio desde a realização de dois treinos longos na sexta e no sábado, obviamente ciente que muito boa gente vai justificar, de forma perfeitamente compreensível, que sábado é véspera de... domingo, dia em que, para a maioria, tem pouca lógica não se apresentar na máxima força.
De qualquer modo, o convite aqui fica, nem que seja para fazer uma parte do treino, que será com toda a certeza de endurance médio/baixo.

Já agora, amanhã (quinta) muito cedinho, será possível encontrar uma equipa nossa bem conhecida na estrada, em pleno treino de pré-temporada. Apesar de imperativos de horário, não poderia deixar de aproveitar a oportunidade de desfrutar da sua agradável companhia durante alguns quilómetros.

Anónimo disse...

Eles andam aí e possuídos pelo SATAN!!!
Esta noite, com máquinas de TT, 9 cavaleiros do asfalto "barbearam" 50 Km pela cidade num ritmo demoníaco!...
Não sei onde isto vai parar!...
Meu caro Jackie: a este "pobre" veterano, andar na roda já é só o que lhe resta...pois ao nível que isto está, não sei se aguentarei as voltas até ao fim!...
AB
Fantasma

Anónimo disse...

Afirmativo, confirma-se que os 9 estiveram ontem à noite a ver quem é que partia ao meio e por onde!
Eu era o 10 mas com máquina de estrada(à estreia!!!) e posso dizer que muitas vezes tive de fazer espontâneas passagens pelas 180b.p.m. para acompanhar os tais 9 cavaleiros do asfalto possuídos pelo SATAN.

1ab,
ZT

Ricardo Costa disse...

Nove cavaleiros de BTT em ritmo de cruzada meteram um «rodas finas» a 180 bpm? Sim senhor!
Hoje de manhã também não ficámos mal servidos. 100 deles até à Ota, mas sempre entre as zonas verde e amarela, à excepção da ligação Vila Franca-Carregado, em que o Miguel meteu-nos vermelho. De resto, treino de grande qualidade e à «pro», com vários sprints intermédios (Vila Franca-Carregado-Topo da variante de Alenquer e Vila Franca). Pouco habitual, foi a passagem pelo topo da Ota em amena cavaqueira, a recordar grandes cavalgadas que ali tiveram lugar.
Naturalmente, dada a companhia e por ter sido um verdadeiro treino de conjunto (sem esperas ou tempos mortos) não vou revelar quaisquer dados precisos sobre frequências cardíacas médias. ;)
Enfim, deu para perceber que esta época a fasquia ainda vai estar mais elevada!

Anónimo disse...

Garcia, por onde andas? Ainda a apanhar empenos com o Casainhos?
Domingo contamos contigo e com histórias das arábias.

Vinhokorov

Anónimo disse...

Nunca vi este grupo, ou o seu núcleo duro, tão motivado/entusiasmado/ambicioso/pretensioso, mas ao mesmo tempo tão ansioso/temeroso/cauteloso/céptico/desconfiado. Depois de algumas semanas de interregno natalício, mas de grandes movimentações de bastidores, estou curioso para ver como se desenrolará a volta de domingo.

Alessandro Patacas

Anónimo disse...

Meu caro Patacas, isto está de tal forma, que os "internacionais" já treinam em conjunto e os "nacionais" encontram-se à noite para rodarem.
Meu caro Chris Charmichael, que pensas tu disto?

Iban, o Maio

Ricardo Costa disse...

De facto, a opinião do Patacas é pertinente. Também tenho a minha, mas estou expectante para saber a do (nosso) Charmichael.
O treino de hoje teve menos intensidade que o de ontem, mas praticamente a mesma duração. Para mim, uma vez que as sessões quase diárias desta semana já vão pesando nas pernas do nosso amigo Freitas, que optou, muito bem, por fazer menos tempo. Provavelmente, já a fazer contas à volta de domingo. De tal modo, que se despediu sem confirmar a sua presença amanhã.
Ou seja, quando se treina com regularidade e empenho com vista a um objectivo difícil, a longo prazo, não se pense em estar «fresco e solto» no final da semana. E a adaptação ao aumento acentuado do volume de treino demora algum tempo e tem custos imediatos: certamente no domingo haverá uma factura a pagar.

Anónimo disse...

olá amigos,sim provavelmente pagarei o volume de treinos no domingo, mas desenganem-se os que pensam por um momento que seja que isso vai significar algum tipo de trégua.é que há muitas maneiras de matar pulgas ah,ah,ah...
abç
freitas

Anónimo disse...

FALAM, FALAM, FALAM,...
FALAM, FALAM, FALAM,...
FALAM ,FALAM, FALAM,...
MAS NÃO OS VEJO A FAZER NADA!!!...

E JÁ COMEÇOU O "CHORADINHO" PARA DOMINGO...

Ricardo Costa disse...

Hoje reencontrei um velho conhecido destas andanças das clássicas internacionais: o Pedro Aleixo. Já vai longuínquo o ano de 2001, algures no regresso do duríssimo Torcal de Antequera, durante a Clássica Eduardo Chozas, em Málaga, quando trocámos algumas palavras de circunstância, porque o fôlego era escasso. Ele tinha acabado de subir ao Torcal entre os 100 primeiros, eu ainda estava mal refeito das suas elevadas percentagens.
Hoje quando passou por mim em Alverca, tive logo a sensação que não era destas bandas. Coisas de homem cá da terra. Decidi persegui-lo à distância para ajudar a «queimar» mais alguns kms, mas perto de Vila Franca voltei a passá-lo com a boleia de uma motorizada. Nessa altura, reconheceu-me pelo nome inscrito no quadro da minha bicicleta. Eu nem por sombras. Mal falou em Málaga, fez-se luz!
Agora, é um vetereno federado. Deixou-se das clássicas de fundo, quer é adrenalina da competição, do «choque». À saída de Vila Franca disse-me que ia seguir na direcção de Évora (é por ali que se vai, de facto) e eu aceitei acompanhá-lo para prolongarmos a ainda curta cavaqueira. Falámos de aventuras fora de portas essencialmente, de grandes subidas, de grande empenos e de grandes desafios. Enfim de ciclismo.
No Porto Alto, perguntei-lhe para onde ia. «Para Évora...», respondeu. Ok, para mim estava na hora de dar meia-volta e despedir-me até à próxima. «É que hoje não estava nos meus planos, compreendes?...»