domingo, janeiro 15, 2006

Miguel, venha a bela baixa!

Diz-se que as quedas e os acidentes acontecem, que fazem parte dos «ossos do ofício» de um ciclista, mas é sempre motivo de consternação e de forte abalo anímico quando vitimam um companheiro nosso. Durante a volta domingueira de hoje de manhã, disputada debaixo de condições climatéricas péssimas, o Miguel sofreu um acidente com um automóvel que lhe causou a fractura da clavícula direita. Apesar da violência do embate, este poderia ter tido consequências bem mais graves.
Tudo ocorreu junto ao posto de abastecimento, logo a seguir ao cruzamento para a base aérea da Ota, quando um veículo, que saia desse local, se atravessou na via à nossa passagem. Eu e o Steven conseguimos evitar a colisão, contornando o carro pela frente, mas o Miguel não teve a mesma sorte, com o piso encharcado e à velocidade que seguíamos, chocou violentamente com a lateral do carro, atrás da porta do condutor, felizmente numa zona mais deformável e no vidro, que estilhaçou. O embate foi tal, que o veículo, um furgão ligeiro, ficou bastante amolgado.
O Freitas, que se adiantara, e o Abel e o Capitão, que seguiam mais atrás puderam escapar ao sucedido. Ao assistir ao acidente, receei por pior, mas o nosso amigo esteve sempre consciente (preocupado apenas com o estado da bicicleta e com o… Quebraossos), tendo sido transportado rapidamente ao Hospital de Vila Franca, de onde saiu ao início da tarde. De braço ao peito, mas bem disposto. Venha a bela baixa!
Para ti, louco imprevisível, o desejo de rápida recuperação, pois 2006 ainda terá muito para conquistares.

11 comentários:

Anónimo disse...

Pois é caro Miguel
Só acontece mesmo a quem lá anda. Grande abraço, nada de desânimos, muita força (anímica pois da outra tens de sobra...) e desejo-te um rápido restabelecimento, pois isto sem ti não é a mesma coisa!

Quanto à volta...não há palavras para a "pancada" de sair com aquele tempo, mas principalmente, para a dificuldade em "aquecer" e aguentar os "PROS"!...

AB a todos e...Domingo lá estarei para mais do mesmo...

Anónimo disse...

Miguel,
Estas são aquelas notícias que nunca gostamos de ouvir, em especial para alguém que nos é próximo, mas como sabemos que a vida não é só coisas boas, também temos episódios destes que no fim acabam por nos fortalecer, não tenhas dúvidas!
Essa coisa de ter "dores" é passageira e é só para te deixar + forte quando voltares a enfrentares os duros desafios da estrada...
Para quem faz aquela descrição acerca do Quebrantahuesos 2005, de facto ultrapassar esta etapa é só 1 questão de...pedalada...e essa, como todos sabemos(porque nos gera o tal fiozinho de sangue ao canto da boca!!!), não te falta.

Votos de rápidas melhoras com vista ao restabelecimento total. Cá estaremos para sofrer quando voltares a carregar nos crenques!!!

1ab,
ZT

Anónimo disse...

Caros companheiros de painel e pedalada.

Estou de volta!!!!!, pelo menos no que concerne ás palavras, visto que de treino não posso falar, mas antes de mais queria mandar um abraço ao Miguel que desejar-lhe as rápidas melhoras e que cá te esperamos para poderes apertar connosco.
Ricardo deixa-me que te diga que acho esta “história” do circuito um verdadeiro rasgo de visionário e de alguém que leva muito a sério esta pratica de que nos tornámos verdadeiramente dependentes, só receio é que nos dias ditos de “competição” as situações que são menos esperadas como p/exe. furos; quedas; avarias e os sempre incómodos empenos nos retirem o espirito de camaradagem que sempre reinou no seio do grupo, acho que esta situações deveriam ser devidamente ponderadas antes de avançar-mos para o referido circuito, tirando este pequeno a parte, quando é que é a 1ª Clássica?, visto que em termos de preparação já estou deveras atrasado, de qualquer das formas conto estar sempre presente e se for necessária alguma colaboração da minha parte é só avisares.
ZT com é que estão os teus treinos e relação á preparação especifica para a época dos duatlos?
em relação a mim isto tem estado um pouco fraco, a disponibilidade não tem sido muita, mas a partir de agora vai ser a doer, na 5ª feira fiz um treino de corrida de 45m e não correu mal, conto a partir desta semana começar a fazer treinos intercalados dia sim dia não a ver se consigo aprumar a forma, visto que a maioria do pessoal segundo costa anda a carregar a sério, existe “um” que na semana passada foi visto todos os dias de manhã na zona de Sacavém a treinar, com este andamento não sei se os consigo apanhar, mas a minha promessa antes do fim do Ano mantém-se e vou concerteza dar o máximo para me aprumar o + rapidamente possível para poder dar luta ás feras .

Um grande abraço a todos e em principio lá estarei no domingo, “se não chover muito”

Morales

Anónimo disse...

Olá Miguel, Viva!
Ainda bem que estás com a moral em cima, vais ver que este "epísódio" vai rapidamente passar e quando deres conta já estás a pedalar.
Morales, este ano vou estar Federado e como sabes aponto + para Triatlos embora também vá fazer Duatlos.
Já estou a correr à 2/3 semanas e já fiz treinos de 1:00', inclusivé já treino dias seguidos.
Para já vou tentar andar aos Sábados e Domingos de bike e daqui a 1/2 semanas vou começar a correr a seguir às voltas de bike para habituação muscular/treinar as transições.
Vê lá se apareces no Domingo!

1 grd ab e boas pedaladas,
ZT

Ricardo Costa disse...

Morales, a apresentação oficiosa do 1º Circuito Pina Bike foi feita há cerca de duas semanas aqui neste blog. Se fores ao arquivo (coluna da direita) podes colocar-te ao corrente do que se pretende e assim talvez fiques melhor esclarecido sobre as questões que lançaste.
De qualquer maneira, as Clássicas decorrerão da mesmo modo e conteúdo subjacentes às tradicionais voltas domingueiras, pelo que, situações de furos, atrasos e outros incidentes de percurso, serão devidamente respeitadas atráves de «paragens» para reagrupamento (salvo imponderáveis que sempre acontecem).
É natural que a competitividade aumente (ainda mais) e os participantes devam, por isso, fazer permanentes auto-avaliações sobres as condições físicas para resistir ao andamento médio - que, como sabes, já é elevado.
Quanto a datas e definições, a primeira Clássica está prevista para o primeiro fim-de-semana de Fevereiro (dia 5), e será a Clássica da Valada (uma tirada com mais de 100 km mas praticamente plana, pela lezíria ribatejana), seguindo a lógica que as primeiras serão teoricamente as mais acessíveis. O calendário já está há algum tempo na loja do Pina, mas aquele que severia ser o «principal interessado» na dinâmica desta iniciativa ainda não «arranjou» tempo para o afixar em local com a dignidade que merece.
De resto, os percursos e os nomes das Clássicas também já estão definidos, faltando imprimir os ficheiros, os quais conto entregar também ao Pina, mesmo que seja para ficarem em cima do balcão, no meio da confusão. Isto sou eu a apertar com ele!

Abraço

Anónimo disse...

Realmente esse gajo não aprende, é o calendário no meio da confusão são os equipamentos que nunca mais chegam, começo a pôr em dúvida se o nome do circuito se deverá chamar Pina Bike ou “Pina Mess”.
Esclarece-me uma coisa, como é que são as pontuações?, estou curioso e não vejo nada em relação a isto na apresentação.

1 abraço
Morales

Ricardo Costa disse...

Pontuações? Caro Morales, é preciso ir com cautela no início para não «espantar» a matilha. Pelo menos, nesta primeira edição (ano) do Circuito não estão previstas pontuações - o máximo que pode suceder é uma experiência-piloto numa ou noutra Clássica, do tipo montanhoso, em que se pretenda aumentar (ainda mais) competitividade nos «hot-spots» (pontos quentes), fazendo-os coincidir com o alto de cada subida ou na subida final, etc.
Esse critério das pontuações existe em muitos grupos, principalmente em Espanha, mas que têm uma organização mais oficial, que cumprem protocolos de participação, como o equipamento a rigor (do clube), e que estabelecem uma classificação ao longo do ano, que premeia, acima de tudo, a assiduidade (com maior número de pontos) nas Clássicas (saídas, como lhes chamam) e só depois a competitividade, através dessa pontuação atrabuída por ordem de chegada aos tais «pontos quentes» (ou tramos libres), em que há total liberdade para se «fazer a corrida». Um extra que obviamente, está subjacente à actividade ciclodesportiva e não ao cicloturismo ou passeios de lazer propriamente ditos.
De qualquer maneira, por mais interessante que admita ser o critério das pontuações, principalmente para os que andam melhor, penso que o nosso grupo ainda não está preparado «filosoficamente» para encarar esse tipo de competitividade. Esta já existe e existirá mais ainda, estou em crer, com o amadurecimento do Circuito, mas concretizada nos moldes actuais, ou seja, por instinto... E que mesmo assim recomenda moderação, principalmente aos que estão em melhor forma. Todavia, pode ser que, em anos vindouros, possamos evoluir para isso, mas tal depende da forma como esta primeira edição decorra e da sua aceitação.

Um abraço

Ricardo Costa disse...

Acabo de analisar os registos do Polar sobre a volta de domingo e não poderia deixar de partilhar esta informação arrepiante:
O Miguel embateu no carro... a 43 km/h!!!!
Quem dúvida que o nosso amigo no meio de tão grande azar teve uma enormíssima dose de sorte? FELIZMENTE!!!

Anónimo disse...

Amigo Miguel,
Apesar de já o ter feito pessoalmente, quero deixar também aqui um voto de rápidas melhoras, e que possas ir ainda a tempo de fazer algumas das provas a que te proposeste para esta época.
Em relação ao acidente, tanto eu como o Ricardo tivemos de facto muita sorte em conseguir escapar ilesos, pois foi mesmo “por uma unha negra”.
O Ricardo já descreveu os acontecimentos de domingo, mas gostaria de acrescentar uma situação que, no meio do azar, acabou por ser engraçada: é que depois do embate contra o vidro da carrinha, saltou lá de dentro um rotweiler de tamanho XXL, que ia comendo o Miguel vivo. O mais engraçado ainda é que a dona, depois do sucedido, teve a lata de dizer que estava mais preocupada com o cão, pois tinha ficado assustado.
Miguel, escusavas de ter encomodado o bicho, que estava provavelmente a dormir – isso não se faz.

Nota de rodapé:
Após o acidente, fiquei fiel-depositário de alguns objectos do Miguel, tais como o seu conta-Km’s e o seu Polar, que ainda se encontram sob minha responsabilidade.
Não pude perder a oportunidade de dar um olhar mais de perto ao Polar, que revelou aquilo que eu já previa: O Homem é um ANIMAL – o coração quase não bate.
Miguel, desconfio que, durante o teu sono, tenhas que ser acordado para andar um pouco à volta do bairro de modo a evitar que o coração pare.

Um abraço a todos.

L-Glutamina & Cebion Plus – Over and Out

Anónimo disse...

Morales,
Ontem, "by night" + 45' de corrida em "fartlek".
Ricardo, já há volta "pensada" para Domingo ou ainda não houve tempo de pensar nisso devido ao infeliz acontecimento de Domingo passado?

1ab,
ZT

Anónimo disse...

Morales, ontem + 45'!
ZT