quinta-feira, junho 29, 2006

Novos «papa-quilómetros» e as consequências

O nível do pelotão Pina Bike não pára de aumentar. Pelo menos, a atentar pelo empenho e disponibilidade para treinar de cada vez mais dos elementos que habitualmente o compõem e, com isto, acentuando o desequilíbrio entre os que, por motivos diversos, descuram a preparação. De um cenário, não muito longínquo, de só se andar de bicicleta aos domingos, nas habituais voltas, passou-se para regimes praticamente diários de treino – isto exceptuando os chamados «internacionais» que, por força dos seus compromissos além-fronteiras, tiveram sempre mais rodagem. Agora fala-se de programas semanais de seis dias, de meses de 500 km! Nem os «internacionais»!

Mas este aumento exponencial do volume de treino tem consequências inevitáveis, algumas a implicarem reflexão:

1ª- Vai haver um aumento inevitável do fosso entre os novos «papa-quilómetros» e os que – repito, por diversos motivos – continuam no regime antigo. A manter-se o desequilíbrio de treino, mesmo que actualmente ainda não seja visível, a médio (quiçá a curto) prazo as dificuldades dos menos rodados não vão ser somente em aguentar os «internacionais» (como agora), mas também os que já treinam tanto como estes.

2ª- Consequência da primeira… consequência: depois vamos ver se serão os raspanetes que os farão parar os novos poderosos! Não foi por acaso que, no rescaldo do último domingo, se falou de grupo de elite sobre o que participou naquela exigente volta e resistiu a andamentos tão selectivos. Ou seja, quem está a perder terreno terá enormíssimas dificuldades, agora e no futuro, em acompanhar o ritmo do pelotão – e não só o que os «internacionais» a espaços impõem. Daqui a algum tempo ainda será necessário impor zonas de andamento livre…

3ª- Esta tem um cariz um pouco mais científico mas serve de alerta para eventuais efeitos contraproducentes do treino intensivo. Ou seja, o aumento do volume e da carga de treino provoca efeitos positivos mais ou menos imediatos, mas implica uma abordagem muito mais criteriosa aos métodos fundamentais da preparação física – treino, descanso e alimentação –, sob pena de a grandes picos de forma sucederem quebras igualmente vertiginosas. Creio que até já existem alguns indícios preocupantes – refiro-me ao afundamento do poderoso Fantasma em S. Tiago dos Velhos. Como bem diz o Durão, o mais difícil não é atingir a boa forma, mas sim mantê-la, principalmente para quem, como o nosso pelotão, tem domingos «competitivos» durante quase todo o ano. E também de mim (ou contra mim) falo!

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é companheiros; Isto de pedalar "só" uma vez durante a semana, começa a ser pouco...
Ontem, cerca das 20h00, seguia eu em direcção a Bucelas completando o treininho semanal, quando me deparo com três "toupeiras" a iniciar mais uma voltinha "só" com o peso dos sapatos!...
Concordo, Ricardo, com o teu comentário quanto à eventual sobrecarga; Sabes que "isto", para amadores, faz-se quase sempre à custa do saber de experiência feito, de alguma leitura, e principalmente do conhecimento que vamos adquirindo sobre as nossas próprias capacidades e limitações!...
AB

Ricardo Costa disse...

Informação de última hora, bem «fresquinha»!

À atenção dos interessados, eis a descrição detalhada da subida da Ereira:

0,316 km a 8%
0,663 km a 7%
(1º km duro, duro. Urgente encontrar o ritmo certo!)
0,256 km a 2,3%
(ligeiro descanso para recuperar forças)
0,375 km a 6,4%
(inclinação constante e fundamental para guardar forças antes ao início da parte mais dura, uma longa rampa, em linha quase recta, que leva até à localidade de Ereira. Ei-la!)
0,220 km a 9,5%
0,160 km a 9%
0,263 km a 9%
0,270 km a 9,6%
(quase 1 km acima dos 9%, com passagens a 10%. Dói!)
0,160 km a 3,2%
(bendito descanso, junto às bombas de combustível, antes da parte final da subida [700 m], com uma entrada duríssima...)
0,233 km a 10,3%
0,270 km a 5,6%
por último, mais «soft», até à paragem dos autocarros)
0,182 km a 3,3%

Média total: 7%

Hoje, cerca da 13h00, estava abafado neste local (32º), o que dificulta ainda mais. Vamos ver no domingo!

Ricardo Costa disse...

Razia no Tour! Os clientes do «apartamento» do doping vão ficar de fora. Basso, Ullrich e companhia. Acho bem. Andem mais devagar! E treinem mais, façam como a malta do Pina Bike!

Assim, é provável que o Zé ganhe! Nããããã! Vai para o Valverde!

Anónimo disse...

valverde??????
acho que não,ainda está muito verde.mas aqui vai um palpite:
-moreau
-salvodeli
-azevedo
-e mais um ou outro que possa aparecer de rompante. o que não quer dizer que o teu idolo não possa fazer umas flores de vez em quando.
mas isto vai ser um tour muito atipico apesar de ser por ventura mais realista,esperemos que assim seja e vamos lá a ter fé no nosso zezinho que até ver ainda é o único que anda lá fora a lutar pela vida.
bom pessoal amanha vamos lá a fazer força nas canetas para mostrar aqueles fraquinhos lá do manolo que mesmo sem andar carregados de produto também conseguimos fazer rodar os pedais com alguma rapidez eheheheh.
até amanha
DURÃO