quinta-feira, outubro 19, 2006

A «missão» de Alcoentre: a descrição

Como ficou previsto, a volta do próximo domingo foi pensada com a missão de acompanhar o Nando durante a primeira fase da sua jornada solitária a Fátima, até Alcoentre. Para tal, antecipou-se a saída de Loures para as 8h00, após o que se parte em direcção a Alverca (16 km), Vila Franca (24), Alenquer, Ota (pela EN1 - 43 km), Abrigada (47), Espinheira (55) e rotunda do Cercal (57) – onde o nosso «passageiro» ficará por sua conta, após o que viramos à direita para Alcoentre (59) em direcção a Aveiras de Cima (68), Azambuja (70) e Carregado (82) e regresso a Loures. Distância total: 125 km.
O percurso é praticamente plano, apenas com alguns topos «doces»: em Alenquer (que termina na rotunda já conhecido da volta da Ota), na Ota (até perto do cruzamento da Abrigada), e mais um ou outro nos 8 km que restam até à rotunda da Espinheira/Cercal. Logo a seguir a Alcoentre ainda se sobe, suavemente, mas depois é sempre a descer, em falso plano, para Aveiras e daqui para a Azambuja (à excepção dos dois «topecos» a chegar a esta vila).
Como tal, devido ao carácter acessível do revelo, sugere-se apenas UMA PARAGEM PARA REAGRUPAMENTO na rotunda da Espinheira/Cercal (a tal onde «libertaremos» o Nando), com aprox. 57 km percorridos. O mesmo será dizer que antes e depois deste ponto há liberdade total para praticar todo o tipo de hostilidades… Esta será, de resto, uma etapa para roladores e própria para longas fugas. Tomara que o tempo ajude!

4 comentários:

Anónimo disse...

Estão no endereço http://opintainho.blogspot.com/ os gráficos de altimetria de alguns dos últimos giros realizados, entre os quais se incluem alguns giros realizados de "estradeira" com os "Selvagens do Asfalto".
Também estão expostos os gráficos da Maratona de Mafra de 2006 e, à atenção do Fantasma pelas suas características de trepador puro, o duríssimo Roteiro dos Cumes realizado no último fim-de-semana (faltam os últimos 5 Kms de Tojal a Loures, por estrada). Ai tanta dor!

Anónimo disse...

Previsão metereologica para Domingo:
Domingo, 22 de Outubro de 2006
Céu muito nublado.
Vento de sul moderado (20 a 35 km/h), soprando forte a muito forte (40 a 60 km/h), com rajadas da ordem dos 100 km/h, no litoral e nas terras altas.
Períodos de chuva, por vezes forte.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.
Fonte: Site o Instituto de Metereologia
Pergunta:
8 da manha na BP, certo?
e chapeu de chuva, é necessário?

Um abraço a todos
Pedro Fonseca

Anónimo disse...

dadas as condiçoes atmosfericas previstas será de esperar a ausencia de alguns elementos do grupo.
se as condiçoes se mantiverem haverá volta ou estamos dispensados?
um abraço
DURAO

Ricardo Costa disse...

Creio que se as condições climatérias previstas se confirmarem não há razão para enfrentarmos a tormenta.
Pelo menos, falo por mim...
Mas nada melhor que levantar cedinho para ver como o domingo irá nascer.

Abraço