terça-feira, dezembro 05, 2006

Torres: provar o alcatrão e surpresa «Roubaix»

Provar a consistência do alcatrão não é coisa que dê muita saúde, mas quando a perícia não é muita e o piso parece manteiga, o melhor que se pode pedir é cair muito devagar, de preferência quase parado. Tombar, porque não! Foi o que me sucedeu ao «facilitar» ao atravessar a passagem de nível de Runa. Resultado: corpinho ao chão, pequenas escoriações no braço direito, que está apenas dorido. Mais importante (quando nada se passa connosco), a máquina passou incólume – e nem é preciso pedir à mãe, eterna, para dar um «pontinho» na camisola.
Tudo isto por culpa da chuva, que nos pregou uma partida de manhãzinha. Depois parou, felizmente, mas de sol nem pinga para secar o raio do asfalto. Assim, foi com precauções redobradas que o grupo (pequeno) se fez à estrada, a caminho de Torres Vedras, pela Malveira. Andamento moderado até à Venda do Pinheiro, com a subida da Freixeira praticamente desprezada. Aqui juntou-se o grande Abel, de regresso às lides após prolongado afastamento. Ainda está meio enferrujado, naturalmente!
A descida de Vila Franca do Rosário foi lidada com pinças, embora o Carlos estivesse muito activo na frente (pouco habitual naquele terreno), não deixando o ritmo cair. Mesmo assim, deu para a pulsação baixar das 100 bpm – o que mesmo aí é raro! Por isso, para não arrefecermos, o Freitas meteu o seu passo de cruzeiro em direcção ao Turcifal e eu na subida para Catefica. Os demais não perderam a compostura e mantiveram-se à margem, negociando a ascensão com relativa tranquilidade.
Seguiu-se para Torres, calmamente, mas à saída do parque de merendas dos Cucos a forte inclinação levou aos primeiros queixumes. «Dói aqui, dói ali, fico já aqui, devia ter ficado ali…» Nada que destoe de uma manhã de Inverno em que andar de bicicleta era pouco menos que uma actividade contra-natura.
Os «ais» subiram de tom à entrada de Runa, eu, porque fui ao chão, e à saída, os mais impressionáveis com a visão terrorífica da rampa do campo de futebol. Pois bem, o Fantasma, ontem campeão das lamúrias, tirou bilhete, convencendo facilmente o João Santos a acompanhá-lo no desfile do arrasto. Os restantes empenharam-se em ultrapassar, com estoicismo, a dificuldade. Bom exemplo.
Logo a seguir, a subida de Dois Portos (ai, ai mais uma passagem de nível!) para o Sobral foi muito interessante, com o novo recruta (Specialized Roubaix) que saiu connosco de Loures, a impor um ritmo para malta de barba rija, seleccionando desde logo o grupo. Além dele, Carlos, o Durão eu e o Salvador – este a perder o contacto à entrada do último km. O trabalho foi excelente, digno de trepador. Cadência elevada e pedalada fácil. Naturalmente desgastado nas últimas rampas, não conseguiu resistir à mudança de velocidade final, embora não sem lutar com elogiável bravura. Estava carimbado o visto para a entrada no nosso grupo - logo queira. O Carlos acabou também por beneficiar do trabalho do Roubaix, efectuando também uma excelente subida.
Foi então tempo de aguardar pelos dois retardatários. Esperar não, desesperar! O Fantasma encontrou finalmente maneira de se ver livre do Salvador.
O Roubaix voltou mostrar virtudes na subida Sobral-Forte de Alqueidão, «agarrando-se» até aos últimos metros depois de aguentar(mos) a «talega» do Durão desde a Seramena.

4 comentários:

Ricardo Costa disse...

Aqui ficam as sugestões dos percursos para as duas voltas do próximo fim-de-semana.
O critério foi inverso ao utilizado esta semana. Ou seja, na sexta-feira será mais exigente, domingo mais fácil. Para descansar... De qualquer modo, em ambos privilegia-se o terreno plano. A conferir:

Sexta-feira

Loures-Frielas-Unhos-Sacavém-Alverca-Vialonga-Tojal-Bucelas-Arranhó-Forte de Alqueidão-Sobral-Pontes de Monfalim-A-dos-Arcos-Arranhó-Bucelas-Loures
Aprox. 93 km
Principais dificuldades: Forte de Alqueidão e A-dos-Arcos (ambas suaves...)


Domingo

Loures-Tojal-Alverca-Vila Franca-Porto Alto-Infantado (cruz. à direita p/ Alcochete pela EN119)- intercepção EN119/EN118, direita para Porto Alto-Vila Franca-Alverca-Vialonga-Tojal-Loures
Aprox. 120 km
Dificuldades: só a distância

Naturalmente, aceitam-se sugestões para alteração dos trajectos (ou de outros)

Anónimo disse...

Apesar do alto teor de ALDEIA VELHA e RUM no sangue..., ainda deu para uns pózinhos no fim da volta, já com o fígado em convulsão!

Mais uma palavrinha apenas, para testemunhar a boa forma do "FRAQUINHO" do Salvador e comunicar a minha ausência forçada durante cerca de 3 semanas devido à intervenção cirúrgica a que ontem fui sujeito (dedo mindinho). Logo que autorizado volto às lides...

AB a todos e ferro nesses pedaleiros!

Anónimo disse...

fantasma, já que fizeste uma intervenção cirurgica ao dedo , vê lá se aproveitas e fazes uma ás canetas.
amanha não posso ir, fiz um treino ligeiro na 4ª feira e parti uma manivela do pedaleiro.
Salvador

Anónimo disse...

Companheiro

Estou de "molho" e a antibiótico e só tiro pontos 5ª feira.
Até lá é ve-los a partir crenques...
Deste fim de semana a 8 já te tiro a temperatura...

AB