terça-feira, dezembro 12, 2006

Voltas planas, mais fáceis? Puro engano!

As voltas esmagadoramente planas são, de facto, um engano. Pode ser que as diferenças sejam menos evidentes, a malta vá toda junta, converse, dê para comer à vontade, parar para encher os pneus e haja furos sem que fiquemos fora do horário previsto.
Mas quando se tem de fazer 120 km sem deixar de pedalar (pelo menos quando há subidas, também há descidas!), grande parte deles contra o vento, a situação muda de figura. Mal ficam os «levezinhos» abaixo dos 70 kg (ainda bem que, por enquanto, tenho mais 3!) quando, a espaços, têm de seguir os ritmos dos roladores possantes.
Pois, há ocasiões em que uma pessoa está no local errado, à hora errada, e o Hélder foi uma delas. Regressado ao convívio do grupo após longa ausência, certamente terá saudades do tempo em que chegava e «massacrava». Eu que o diga! Agora quando vem, começa a ser hábito sair «massacrado». E se até algum tempo era porque, de certo modo, subavaliava as potencialidades do grupo ou sobreavaliava as suas, pagando pelos excessos que cometia, agora começa a vergar-se às dificuldades inerentes ao esforço de uma tirada com este grupo e determinadas «exposições ao perigo», como foi ter ficado com o João Santos, quando este furou pouco depois do cruzamento de Alcochete/Porto Alto – além dele, também eu e o Freitas.
Os cerca de 8 minutos perdidos para o pelotão foram recuperados em menos de 15 km! Como? A 38-40 km/h contra o vento ao estilo de contra-relógio por equipas, inicialmente por revezamento contínuo (sempre a passar pela frente) e depois dos primeiros sinais de fraqueza, a cada 20 segundos. É um exercício difícil, muito duro. Digo-o eu que gosto pouco (ou dou-me mal) de rolar a alta velocidade e muito pior contra o vento. E o percurso até era um falso plano descendente – como seria se tivesse sido entre Porto Alto/Infantado e Alcochete, que é precisamente inverso? Assim dá para ver que contra-relógio por equipas é mesmo «aço»! Ainda mais só com quatro ciclistas. Descansar? Qual quê!
Bem… e não foi mais exigente porque a partir de metade do troço aliviou-se os pedais para não perdermos homens pelo caminho. Há locais e horas erradas!…
P.S. Apesar do esforço, foi um momento muito interessante, até pelo próprio exercício em si. Mas tenho de reconhecer que houve uma parte da volta muito mais dura, que me deu cabo do resto… aos 120 e tal km (num total de 143 km). Talvez tenha passado «despercebida», mas, para mim, a ligação Vila Franca-Alverca foi uma loucura. Talvez o Durão possa esclarecer melhor!

11 comentários:

Anónimo disse...

OS CRAQUES QUE NÃO ESPERAM PELOS COLEGAS QUE FURAM TEM A FACTURA A PAGAR E AINDA DIZEM A GENTE SÓ VINHA A 3O KMH

Anónimo disse...

Ferro que eles vêm aí, à moda antiga! Estava frio por isso foi para ver se aqueciam. E azar dos que derreteram! Não se metessem em trabalhos forçados. Olha com quem!!

Anónimo disse...

Estou a gostar...
Ai que saudades!!!

AB e espero voltar às lides na semana.

Anónimo disse...

Estou a gostar...
Ai que saudades!!!

AB e espero voltar às lides na semana.

Anónimo disse...

Chegou-me aos ouvidos que alguém disse no grupo que foi andando na altura do furo para meter aquilo a andar «mais um bocadinho» para que os que vinham atrás ficassem um pouco mais barbeados.
Granda atitude!

Anónimo disse...

Muito boa volta a de Domingo passado, optima para rolar e fazer Km's que é o que se pretende nesta altura do ano. Na altura do furo seguia perto do João (na traseira do pelotão conforme instruções dadas, pelo menos até ter capacidade fisica de puxar bem pelos pelos cavalos...) e fiquei na incerteza se devia parar ou não - pessoalmente achei mal o grupo todo não ter parado mas... - mas o que foi dito foi para ir-mos andando devagarinho que "eles andam bem..." e realmente fomos sempre devagar na media de 26,27 Km's e não me recordo de ouvir algum comentario para andar + depressa, até pelo contrario mantivemos o andamento, se alguem o disse foi simplesmente no gozo.
Para Domingo já há rota?
e o Fantasma já irá voltar?
e o grande Salvador tambem?
Ok
Um Abraço para o pessoal
Pedro Fonseca

Ricardo Costa disse...

Pedro, fizeram muito bem em continuar, e ainda melhor se foi a velocidade moderada. Por isso que nós, mesmo andando muito bem, os apanhámos tão rapidamente, pois tinhamos perdido imenso tempo (como disse, 8 minutos).
Para mais, aquela estrada não para esperar... sem ter de parar, já que não tem rotundas. Fizeram o que deve ser feito. Continuar a velocidade moderada e se alguém («ou alguéns») quis «dificultar» a nossa reentrada, agradeço-lhe, pois permitiu-nos divertir um bocado (falo por mim, é claro!)

Abraço

Anónimo disse...

Hoje pela manhã e após breve conversa c o João apercebi-me q o assunto do momento era o facto de "alguém" ter dito p o Grupo forçar o passo qd houve o furo.
O Pedro n ouviu o comentário p andar + depressa pq ía lá atrás!!! À frente fartamo-nos de dizer uns aos outros p andarmos + depressa (o q foi motivo de belas gargalhadas e de momentos de diversão pura c as eventuais dificuldades q isso poderia provocar) mas como é óbvio isso nunca aconteceu e de facto rolou-se so nos tais 20 e tais à hora!!!
Qd vi os comentários desta semana pensei q esta semana era a vez das Marias escreverem neste blog...enfim!!!
Bom, vamos ao q interessa: onde é q é a próxima tareia???
Farinhas, tás melhor?
Salvador, houve azar?
Ricardo, ganhei-te na quilometragem...+ 7 q tu...ahahah!

Grd ab e boas pedaladas,
ZT

Anónimo disse...

as meninas andam todas a fzr queixinhas...

Anónimo disse...

Deixem lá de ser mininos de escola e vamos falar da etapa para domingo.
qual é a volta ?

Anónimo disse...

á manhã as 9h nas bombas voltinha de relacho