sábado, dezembro 02, 2006

Daniel, Fonotel... e muita garra!

A primeira etapa da jornada dupla deste fim-de-semana ficou marcada pelo regresso em grande do Daniel. Senhor de uma silhueta mais esguia, esteve em superactividade durante quase toda a tirada, e não, como antes, apenas nas partes planas, o seu terreno predilecto. Uma prova de força que serviu para demonstrar que o trabalho de «casa» durante a longa ausência das lides domingueiras - que inclui «evoluída» dieta alimentar - está a dar bons frutos, e foi resposta cabal a dúvidas que subsistiam em relação ao «método».
Sempre com andamentos pesados (a sua imagem de marca), foi presença constante nas posições cimeiras do pelotão, e não menos frequentes foram as ocasiões em que o andamento que impôs causou fraccionamentos no grupo, além de forçar, com isso, a múltiplas perseguições.
Aliás, nem o revelo não foi grande obstáculo. Nas sempre selectivas ligações Bucelas-Alqueidão e Cadafais-Arruda relevou-se em evidência, principalmente nesta última, onde teve ensejo de escapar, na companhia do Salvador, no seguimento de uma iniciativa que acabou por ser marcante na volta.
O motivo: «companhia especial» de três jovens da equipa Fonotel que se tinham juntado a nós em Cadafais e que se mostraram (ainda) mais excitados que os «indomáveis» Pina Bike. Primeiro, pouco depois do duo se ter adiantado, um deles «saltou» rapidamente na perseguição - enquanto justificava a sua decisão com o facto de a Fonotel não ter ninguém na fuga…». Ok, tínhamos corrida!
E ainda não satisfeito, após de ter alcançado os nossos rapazes, passou imediatamente a impor o ritmo, por sinal forte para ambos, já que os colocou em dificuldades. O Daniel não demorou a tirar bilhete e o Salvador também ficou na ponta do elástico.
Lá atrás, e eu o Durão liderávamos o pelotão, em andamento moderado, com aparente despreocupação. Até que… saiu mais um elemento «hostil», numa manobra que me pareceu desproporcionada, passível de acção em legítima defesa. A ousadia merecia resposta. Acelerei, então, o passo à frente do pelotão, o que levou à selecção dos que eram capazes de tentar fazer a recolagem (Durão, João Santos e… o terceiro Fonotel), que veio a concretizar-se no último topo.
Além desta «cena quente», que o 3º Fonotel fez questão de «condenar» em nome dos seus colegas (miúdos!), a tirada voltou a ter mais animação de Sacavém para Apelação. O ritmo que impus foi médio/alto e só o Salvador (além obviamente do Durão, que, todavia, virou à esquerda para Camarate à entrada de Apelação) correspondeu, com impressionante garra. Mesmo cedendo algumas dezenas de metros antes da Apelação, não baixou os braços e juntou-se a mim no alto de Frielas. No entanto, o ZT e o Carlos, que pareciam definitivamente para trás, estavam realmente no nosso encalço e em Frielas já formávamos um quarteto. E em Ponte de Frielas chegou também o Vidigueira - e «partiu» imediatamente, pois virou para Sto. António dos Cavaleiros).
Mas a «coisa» não iria ficar por aí. Os meus companheiros estavam determinados - percebi-o no olhar desafiante do ZT (assim é que é rapaz!) e nos topos da nova variante do Loures Shopping quis livrar-me deles, embora sem êxito, perante as respostas muito efectivas do Carlos e principalmente (porque menos habitual) do ZT (que apesar de muito resguardado durante a volta está a subir cada vez mais de forma). De resto, só o Salvador descaiu ligeiramente, mas, de todos, era o mais desgastado. E no Infantado, lá estava ele! Já agora onde esteve o seu inseparável Fantasma para não dar as caras!?

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,
Neste belo momento pergunto-me quem serão os Bravos q estarão na estrada...sim, pq tá a chover a potes e tou c 1 valente constipação...o q me desaconselha em ir p a estrada! Fico à espera do relato aqui no blog!
Sim senhor, o Daniel surpreendeu pela positiva! De facto a nova silhueta permite algumas brincadeiras e n há dúvida q levou o Grupo sp nervoso e atento ao ritmo imposto.
XP, espero q a tua presença seja agora + assídua pq tb tu trazes momentos de paródia c a tua boa disposição permanente!
Único reparo: n teres completado a volta na íntegra!
Samuel, mt bem a gerir o esforço e a efectuar 1 rápida integração no ritmo do Grupo.
Salvador, sp bem apenas acusando o desgaste no final da volta mas n se pode pedir +...afinal o Homem anda sp lá na frente.
Carlos, em final de época!
Ricardo, o olhar era de brincadeira...como é q eu te posso desafiar??? Penso q o q viste foi "disponibilidade" como deu p perceber na resposta aos esticões por ti impostos...apenas isso! Sentia-me bem, considerando q naquele momento já tinha 130Km, apenas isso!
Q é feito do "grande" Abel???

1ab e boas pedaladas,
ZT