domingo, fevereiro 11, 2007

Louriceira à chuva

Desta vez, nem se pode dizer que o tempo pregou uma partida. As previsões dos últimos dias confirmaram a intempérie deste domingo e não permitiu que se reunisse as condições ideais para a prática do ciclismo.
Por isso, foi com uma decisão sensata que o camarada Paulo Pais anulou, às primeiras horas da manhã, o treino «competitivo» que estava agendado, e que tinha vindo a suscitar apreciável interesse entre a extensa lista de «respeitáveis» participantes.
De qualquer maneira, adiamento não quer dizer anulação, ficando a promessa de encontro para data a marcar oportunamente – que deverá ser muito em breve.
Entretanto, cumpriu-se mais uma volta do calendário Pina Bike 2007, com passagem pelo Forte de Alqueidão e Louriceira, depois da primeira parte do percurso ter ligado Loures a Alverca (por Frielas e Sacavém), através da Estrada Nacional 10.
Debaixo de uma «molinha» constante, o grupo composto pelo Freitas, João Santos, Steven, ZT, Carlos da Quinta da Piedade (agradável surpresa!), Abel, Salvador, um estreante (do conhecimento do Abel, que mostrou qualidades no Alqueidão) e eu (que me juntei ao grupo apenas em Vialonga, depois de ter saído mais tarde de casa, tal era a vontade de enfrentar a chuva!) fez-se à estrada com galhardia para cumprir um percurso misto de cerca de 90 km, que teve «pontos quentes» nas subidas aos referidos Forte de Alqueidão e Louriceira. Dois sectores que, embora não sendo particularmente selectivos no revelo, permitem momentos de bom ciclismo a quem tiver disposto a imprimir-lhes alguma dose de competitividade.
Neste particular, ressalva-se a aplicação do Freitas e do João Santos, que traziam a lição bem estudada de casa (os treinos em conjunto vão cimentando a parceria) e a caminho do Alqueidão resolveram colocar à prova as minhas forças, daí resultando uma «tirada» interessante e disputada a intensidade simpática.
Mais tarde, na Louriceira, os papéis inverteram-se. De resto, nesta parte, os restantes elementos deram mais nas vistas, com destaque para o ZT e o Salvador, que realizaram uma boa subida…

No regresso de Loures para Alverca, cruzei-me com o Carlos do Barro, que vinha de Vila Franca, já que tinha iniciado o treino mais tarde. Recuperado da gripe que resultou do famigerado nevão, exibiu-se já em calções, provavelmente com saudades da Primavera… que nunca mais chega! Acompanhou-me até ao meu destino e em amena cavaqueira revelou o seu empenho em apresentar-se em boa forma nas Super-Voltas que se avizinham. Recorde-se que falta precisamente um mês para Évora – mas, antes, no dia de Carnaval, está marcada uma volta a Sintra.

Antevê-se uma semana «molhada» para quem tem programa de treino a cumprir, que no meu caso será de paragem forçada (de bicicleta, pois irei tentar realizar um repouso activo). Por bons motivos!

6 comentários:

Anónimo disse...

Bela volta a deste Domingo! (tá-se mesmo a ver q me senti bem, alvz por isso a tenha apreciado...!).
Até a chuva foi boa visto q ajudou a refrescar do calor q sentimos em certos locais...ahahah.
Agradável surpresa o amigo do Abel! Belo comportamento a do Carlos da Qta Piedade na sua nova montada e de notar o crescendo de forma do Glutamina q embora ainda n esteja capaz de acompanhar em certos momentos (na cabeça do grupo, tal como eu!), à chegada do carrossel de Domingo revelava ainda "frescura".
Como surpresa, o facto de eu ter conseguido acompanhar o Salvador (entenda-se, o 15.000Km's época) na subida da Louriceira.
Falta a vermelho p o João q n quis esterar a máquina nova no dia como o de ontem!
Tb vi 1 sprint perdido pelo habitué...o q se passa "Mangas"???
Ah, p n falar do "pardalito" q teve medo de se molhar mt na estrada e decidiu aparecer de BTT...! Sem palavras...

1ab e boas pedaladas,
ZT

Anónimo disse...

O pessoal continua a andar bem...
Eu pessoalmente tive uma queda no Domingo 20 de Janeiro quando me preparava para ir ter com o grupo á BP, magoei o habitual, as pernas e o ombro, nada demais, felizmente, tambem não ia fazer a volta toda porque neste momento estou mais interessado em fazer uma boa base e isso quer dizer que é andar com os bpm entre os 65 e 80% para ganhar resistencia e quando ando no grupo vou praticamente sempre entre os 80 e os 100%.
Vou tentar juntar-me ao grupo nos percursos ++++ planos e quando tiver +++++ pernas tentar então fazer as provas todas....
Um Abraço grande a todo o pessoal
e bons treinos.
Pedro Fonseca

Anónimo disse...

olá a todos;
amigo zé-tó a tua pergunta só tem uma resposta, falta de pernas meu amigo, a dada altura há que saber abdicar para quem está mais forte.
dito isto, daqui para a frente talvez vejamos com mais frequencia este cenário visto que tendo em vista as deslocações que se avizinham (espanha em junho e frança em julho)com muitas e dificeis montanhas, terei que abdicar de certas caracteristicas para tentar melhorar noutras mais necessárias este ano.
o que não quer dizer no entanto que possa ser descartado de todo.
sem mais de momento,
um abraço grande
DURÃO

Anónimo disse...

Qual a volta do próximo Domingo?

Anónimo disse...

E da próxima 3ª(feriado)?

Ricardo Costa disse...

Boa noite, pessoal

Mais uma vez, as minhas desculpas pelo facto de o calendário ainda não estar disponível.

Não sei se já decidiram as voltas para domingo e 3ª feira, mas as que estão marcadas são as de Runa e do Sobra-Merceana-Carregado-Arruda. Passo a descrever.

Domingo (Runa):
Loures-Alverca-Vila Franca-Carregado-Alenquer-Merceana-Carvoeira-Runa-Dois Portos-Feleiteira-Pêro Negro-Sapataria-Póvoa da Galega-Vale de S. GIão-Montachique-Loures

3º feira (Carnaval):
Loures-Tojal-Bucelas-FOrte de Alqueidão-Sobral-Freiria-Merceana-Alenquer-Carregado-Cadafais-Arruda-A-do-Barriga-Alverca-Sacavém-Apelação-Loures

Boas pedaladas