quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Recordar a edição de 2007



A Clássica de Évora tem um percurso praticamente plano que atravessa o baixo Ribatejo até ao alto Alentejo, é talhado à medida de roladores fortes e possantes e a distância longa (140 km) não permite contemplações aos menos bem preparados.O perfil altimétrico do percurso é bastante curioso. Ao contrário do que se poderia supor, vai subindo gradualmente de Vila Franca a Évora, com alguns picos mais acentuados antes e depois de Montemor-o-Novo, já nos últimos 30 km, tornando o final da tirada bem mais selectivo, tanto mais que, nessa altura, o cansaço se vai acumulando. Depois, como diz a velha máxima ciclista, «as dificuldades também se ditam pelo andamento» e tradicionalmente há que contar com um adversário adicional: o vento.
Eis o resumo da edição de 2007, retirando alguns excertos da crónica publicada nessa altura:

No final da Recta do Cabo o Fantasma parou para «tirar peso» e o Freitas lançou ataque inesperado. A acção surpreendeu por ter sido tão madrugadora e teve o ensejo fracturar o pelotão, isolando um grupo de cinco unidades, que contava, entre outros, com o Salvador e o Isidoro. Objectivo óbvio de quem tomou a iniciativa (o Freitas) era óbvio: causar desgaste lá atrás. O andamento dos fugitivos começou por ser bastante bom, permitindo-lhes ganhar vantagem de algumas centenas de metros, mas o pelotão não tardou a reagir e graças ao trabalho de três a quatro unidades a fuga foi anulada após 6-7 km, ainda muito antes do cruzamento de Pegões.

A espaços houve pequenos grupos que se isolaram, como o que se formou após o cruzamento de Pegões, liderado pelo Salvador (um dos mais activos, como sempre), cuja aventura terminou à passagem por Vendas Novas.
Eis o local habitual da primeira grande selecção. Após a subida, sob passo rijo do Freitas (embora menos que se previa pela boa forma que vinha evidenciando naquela altura da temporada) restavam apenas cinco elementos na frente: Freitas, Jony, Nuno Garcia, eu e o Fantasma, este cumprindo, desde já, grande parte do que seria o seu objectivo: passar Montemor no grupo da frente.

No primeiro topo à saída de Montemor, depois de o Freitas ter aliviado o passo, fui eu a acelerar com ímpeto, restringindo a liderança a apenas quatro. No entanto, o vento e a falta de colaboração no quarteto refrearam o andamento, possibilitando ao que restava do pelotão reentrar após alguns quilómetros de intensa perseguição, mas ainda a cerca de 15 km de Évora. Ou seja, ainda muito cedo!
Depois de mais um ataque, e outro, e da tomada de iniciativa definitiva da minha parte, a selecção voltou a fazer-se, mas agora com o Fantasma, o João e o Isidoro dando mostras de estóica resistência. Todavia, o esforço, o vento e o topo mais longo daquele último sector «vitimara» os dois últimos e até o Nuno Garcia, mantendo-se ainda o Fantasma – que acabou por «morrer na praia», precisamente no último topo antes da descida final para Évora (derradeiros 5 km). Obra do Freitas, com «killer instinct» de se lhe tirar o chapéu. Apercebendo-se das dificuldades do Fantasma na cauda do grupo tomou a imediatamente a iniciativa à cabeça, forçando o andamento ao limite. O elástico esticou e partiu definitivamente.
A partir daí, o trio da frente «picou» em direcção ao final a mais de 45 km/h. Uma vez isolado, para o perseguidor tornava-se impossível a tarefa de recuperar. E em menos de 5 km perdeu, sem surpresa, cerca de 3 minutos. Curiosamente, os mesmos que em 2006... mas desde Montemor!O Jony acabou por ser mais forte no sprint final, superiorizando-se com grande classe ao Freitas, que perdia a sua longa hegemonia neste tipo de chegadas.

Não muito depois do «derrotado» Fantasma, chegaram o João e o Isidoro, e logo a seguir o Zé, todos eles senhores de excelentes prestações. O pelotão chegou a conta-gotas...



Como será em 2008?

13 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde.
Costumo treinar ao fim de semana na zona do concelho de Vila Franca de Xira. Voltei a treinar c/ mais regularidade desde Setembro do ano passado depois de alguns anos parado. Como costumo treinar sozinho não tenho noção do quanto estou a andar actualmente, daí gostar de treinar c/ um grupo de forma a ver como estou. No próximo Domingo em que zona é que vão treinar?

Cumprimentos

Jorge

Anónimo disse...

Já abriu a bolsa de apostas para Évora? Aceitam-se previsões... para todas as divisões.
Vá lá malta, não se acanhem, apostem nos vossos «cavalinhos»!

Apostador

Anónimo disse...

Eu aposto em mim, vou ser o melhor !!!!
No almoço claro hehehhe

Ricardo Costa disse...

Resposta do camarada Jorge:

Fazes bem avaliar as tuas capacidade físicas no momento juntando-te a um grupo. Deves, no entanto, precaver eventuais situações de desgaste acentuado, provocadas pelo desajuste entre o teu nível de forma e o do grupo (neste caso o nosso), a distância ou o relevo do percurso, e teres muito bem estabelecido um «plano alternativo» para garantir que regressas em boas condições a casa - que é o que se pretende nas primeiras saídas colectivas.
Logo queiras, encontramo-nos todos os domingos às 8h15 no posto de abastecimento da BP, em Loures (junto às rotundas de acesso à A8), de onde arrancamos cerca das 8h30.
Este domingo não é propício, pois vamos de Loures a Évora, mas, no próximo fim-de-semana (dia 9) teremos todo o gosto em contar com a tua companhia, disponibilizando-me desde já para te ajudar no que seja possível.
Para facilitar, identifica-te quando chegares de manhã.

Até lá, bons treinos

Anónimo disse...

Camaradas pinabike, pensava que no domingo era um dia de confraternidade entre os atletas.
Afinal, nao é. Vêm os forasteiros para arrasar os coitadinhos. MAs que venham normais, sem gasolina "super" - sem epó

O ferreiro

Anónimo disse...

De quando em vez lá surgem as acusações de cobardes que se escondem no anonimato.
Façam as acusações que tem a fazer, aos próprios, na cara, provando o que dizem.
Deixem de ser frustrados, que arranjam desculpas para as suas fracas capacidades, utilizando o Doping como argumento.
Sejam homens e desportistas, reconheçam o valor dos outros e as vossas limitações.
Cresçam como ser humano.

Anónimo disse...

grupo pinabike, hora da partida para a classica de evora:

amadores: 7h
veteranos C: 7.30h
elite com ou sem: 8h

"o ferreiro"

Anónimo disse...

Tenham medo, muito meeedo!

UNABOMBER

Anónimo disse...

A partida não é ás 08.00h para todos?

Ricardo Costa disse...

CONFIRMAÇÃO DOS HORÁRIOS PARA DOMINGO

A concentração nas bombas da BP será a partir das 7h45 e a partida o mais possível à hora prevista: 8h

NOTA: Recomenda-se um ligeiro aquecimento, uns minutos antes da partida, para evitar os habituais contratempos de começar a frio - porque vai estar à aquela hora! Recorde-se, ainda, que a categoria de Super-Clássica implica, também, maior aplicação e atenção de todos os participantes principalmente nos primeiros quilómetros, para prevenir situações de excessivo relaxe, entre outras, que possam provocar cortes sempre desaconselháveis.

Além disso, uma vez que se espera um pelotão com cerca de 40 unidades, os riscos para a segurança na estrada serão naturalmente maiores. Por esse motivo, é fundamental não «facilitar», respeitando as regras de trânsito e procurando ocupar o menos possível a faixa de rodagem.
Por outro lado, pede-se especial atenção aos acompanhantes, para que não sigam em caravana atrás (ou à frente do pelotão), pois assim criarão grandes dificuldades aos demais veículos para ultrapassar. O ideal é ganhar algum avanço e depois parar em segurança, na berma, até o pelotão passar. Quando fôr necessário prestar assistência, que esta seja realizada o mais rapidamente possível, em segurança e sem obstrução do trânsito.

Obrigado e votos de grande jornada de ciclismo para todos no domingo!

Anónimo disse...

Em reposta ao 6ºcomentário chamo de Cobarde é aquele que diz de quando em vez suge do anonimato um cobarde, mas que ele também o é.
Vergonhoso é aquele que nos acusa das suas próprias frustações de term sido rejeitados no mundo do ciclismo.
Desportistas são aqueles que não falando da difernça de idades não treinão tanto como eles nem, disponibilidade, nem escola de cilismo tiveram
Mas que todos os domingos estão a mesma hora se debatem com eles puncham por eles,fazem as mesmas médias e os mesmos Km.
De ser humano é que não tens nada e deixate de gabarolices

Anónimo disse...

epá ...
este ultimo gajo se for tão bom a andar de bicicleta como é a escrever, é um autentico DESASTRE

Edite Estrelinha

Anónimo disse...

Pelos vistos é mau nas duas coisas!