Para que não subsistam dúvidas sobre a Clássica de Santarém (horário, percurso), eis algumas informações adicionais e recomendações:
Horário de partida: 8h00
Local: Posto BP de Loures
Percurso: Loures-Tojal-Vialonga-Forte da Casa (Estrada dos Caniços)-Alverca-Vila Franca-Porto Alto-Samora Correia-Benavente-Almeirim-Santarém-Cartaxo-Azambuja-Carregado-Vila Franca-Alverca-Forte da Casa (rotunda dos Caniços)-Estrada dos Caniços-Vialonga-Tojal (por fora, pela variante e nó da CREL)-Loures (BP)
Distância: 155 km
Recomenda-se que seja ESCRUPULOSAMENTE respeitada neutralização em Santarém, antes de descer para a Variante (na praceta junto ao mesmo café do ano passado) para reagrupamento COMPLETO do grupo. Daí, deve-se garantir que todo o grupo saia AO MESMO TEMPO.
Em virtude do corte da estrada da Verdelha de Baixo, o percurso far-se-á pela Estrada dos Caniços (como nas duas voltas do fim-de-semana) tanto na ida, como no regresso. Ou seja, no regresso segue-se em frente nas rotundas de Alverca para o Forte da Casa e na rotunda de S. Iria (Forte da Casa) vira-se à direita para a Estrada dos Caniços que vai ligar à Variante de Vialonga, ao cruzamento junto ao Intermarché.
Por outro lado, para evitar a passagem no piso degradado e no cruzamento «cego» do Tojal, no REGRESSO, segue-se em frente na rotunda do COSTA E BALEIA pela variante que passa sobre o nó da CREL, descendo depois para a rotunda do Tojal (saída) e daí para Loures.
A chegada e concentração final será nas bombas da BP de Loures (no mesmo local da partida)
Dicas úteis
Para quem não sabe, o percurso é acessível, até bastante acessível, mas a distância e (eventualmente) o andamento serão dificuldades a considerar. Recomenda-se, pois, a todos os participantes que atentem às exigências impostas pela acumulação de quilómetros na segunda metade do percurso (a partir de Santarém), onde estão concentradas as principais dificuldades do trajecto - o terreno ondulado até Azambuja, e na fase final, a partir de Alverca.
Nesta fase, depois de Santarém, e porque será previsível que o pelotão se seleccione naturalmente, recomenda-se que, cada um, procure adaptar o seu andamento às capacidades físicas próprias, preferencialmente integrando um «grupetto» que colabore entre si. De qualquer modo, refira-se que o mais importante é prevenir a fadiga, pois o relevo, como disse, é acessível e não deverá constituir impedimento a que a esmagadora maioria conclua a prova em condições físicas satisfatórias. MAS PARA ISSO, REFORÇO, É PRECISO SEMPRE PRESENTE AS SUAS CAPACIDADES E AS CONDIÇÕES DE MOMENTO!
Para tentar, ao máximo, a acumulação de fadiga em participantes com menos «rodagem», recomenda-se, como sucedeu na edição do ano passado, que os mais «fortes» promovam ANDAMENTO MODERADO, PELO MENOS, ATÉ À ENTRADA EM SANTARÉM. Aliás, penso que isso acontecerá naturalmente, dada a longa distância e as características do percurso já referidas.
Em caso de dúvidas, basta colocá-las
Boa volta!
4 comentários:
Boas Ricardo,
Relativamente à próxima etapa queria apenas sugerir que se definisse um local para reagrupar, no regresso, "próximo" de Vila Franca.
Seria giro partir e chegar toda a gente junta... para variar!
De resto desde que a tua recomendação de neutralização em Santarém seja respeitada não deve haver problemas de maior.
Até domingo
onde vai ser a meta final?
Com tantos avisos e recomendações até parece que a etapa vai ser nos Alpes. 160 kms a rolar não me parece que seja uma tarefa assim tão dificil
Eis alguns parciais da edição de 2008 da volta de Santarém.
Alguns são bem interessantes, principalmente após Santarém, que reflectem «aquilo» que quem lá esteve... sabe!
Local km Tempo Média
V.Franca 21,5 43m 30,4 km/h
Porto Alto 31,5 1h09 23,8 km/h
Benavente 41 1h30 30,8 km/h
Salvaterra 47 1h40 35 km/h
Muge 60,5 2h03 35,2 km/h
Almeirim 74 2h27 34,2 km/h
Santarém 82,6 2h48 26 km/h
Vale Sant. 90 3h00 38 km/h
subida 93,7 3h02 29 km/h
Cartaxo 100 3h13 38,2 km/h
Azambuja 112,2 3h33 36,5 km/h
Carregado 123,7 3h53 33,6 km/h
Vila Franca 131 4h05 32,5 km/h
Alverca 138,5 4h19 33 km/h
Vialonga 144 4h30 31,5 km/h
Enviar um comentário