quinta-feira, março 20, 2014

Clássica de Santa Cruz: domingo


A Clássica de Santa Cruz realiza-se no próximo domingo, dia 23. A segunda do calendário Pina Bike, após a Clássica da Santarém, tem partida e chegada a Loures (posto de abastecimento da BP, junto ao nó da A8), e a distância total de 124,7 km. A partida é às 8h00.

A Clássica de Santa Cruz tem um percurso interessante e exigente, atravessando paragens pouco ou nada frequentadas pelo nosso grupo nas voltas tradicionais ao longo do ano, nomeadamente o setor a partir de Torres Vedras, por A-dos-Cunhados, Vimeiro, Porto Novo, STA. CRUZ, Silveira e Casalinhos de Alfaiate. A morfologia do relevo não tem nada a ver com o da Clássica de Santarém, é bem mais acidentado, com maior desnível acumulado e sucessão de subidas que, com a quilometragem, se tornam seletivas, como são Encarnação, Picanceira, Gradil (vertente Oeste) e finalmente Vila Franca do Rosário; sem esquecer na fase inicial, a longa ascensão de Bucelas para o Forte do Alqueidão.

IMPORTANTE: recomenda-se que todos os «momentos mais competitivos» decorram até ao topo de Guerreiros (km 118), ao que se seguirá a conclusão do percurso estipulado até Loures (recorde-se que nas edições anteriores este final antecipado estava colocado à chegada à Malveira, no final da subida de Vila Franca do Rosário, e este prolongamento pretende estender um pouco mais a Clássica). Esta decisão/sugestão como objetivo salvaguardar a segurança dos participantes, em especial no atravessamento do troço sempre muito congestionado de trânsito de Guerreiros, Pinheiro de Loures e do Barro.

Sem comentários: