quarta-feira, outubro 12, 2005

Afinal, a fuga era para vingar!

Pelos vistos, a chuva e a queda colectiva que provocou ainda nos quilómetros iniciais da volta do último domingo foi arreliadora para mais alguns que não apenas os desafortunados que foram ao chão e todos os outros que mostravam grande motivação em animar a tirada. Afinal, o Freitas, que se colocou em fuga logo à saída do Tojal viu os seus intentos gorados por toda a atribulação provocada pela queda e a subsequente alteração do percurso, em Vila Franca.
Fontes seguríssimas asseguraram a este blog que a iniciativa em solitário era para vingar, pelo menos, até à subida depois da Ota, pretensão que ganhou ainda mais consistência a partir do momento em que passou a ter a companhia do Hélder. Aliás, segundo a mesma fonte, havia uma estratégia bem definida, que passava por forçar o pelotão (ou algumas figuras do pelotão) a desgastarem-se numa longa perseguição, para que, caso houvesse aproximação aos dois fugitivos pouco antes ou já durante a subida da Ota, outro elemento da «equipa», com créditos de grande trepador (instruído para não colaborar no trabalho de tentar a anular a fuga), lançasse um ataque decisivo nessa parte selectiva do percurso – o Miguel.
Pessoalmente, ao tomar conhecimento destes factos, coloquei sérias reservas a que a fuga durasse tanto tempo com um pelotão tão numeroso e forte a perseguir – porque não restam dúvidas de que a perseguição aconteceria, ou melhor, já estaria em marcha, uma vez que a queda dá-se porque a velocidade já era elevada no encalço dos fugitivos. E estes estavam à vista, o que é sempre importante para quem persegue e uma situação muito desconfortável para os que são perseguidos. Mais: estou convicto que não seria por falta de colaboração que o pelotão não anularia (ou não controlaria) a fuga a curto prazo, já que, naquela altura, passavam pela frente diversos elementos.
Fica, todavia, a incerteza sobre o que realmente aconteceria. Porque seria fundamental anular a fuga antes do empedrado de Vila Franca (não porque estivesse escorregadio, mas porque tradicionalmente desmobiliza o grupo), e este não fica assim tão longe de Alverca. Além do facto de os elementos em fuga serem fortes, para mais com um excelente rolador como o Freitas interessado em que a escapada vingasse. Para mais, na companhia de um ciclista tão combativo como o Hélder, que certamente não deixaria de prestar toda a ajuda que conseguisse. E depois havia de contar com o ataque do Miguel.
A serem verdade estes factos, só posso lamentar que os incidentes causados pela chuva (ainda para mais porque os senti no corpo) tivessem invalidado tão legítimas pretensões, pois, de quem vêm, são invulgares ou quase inéditas, merecendo, por isso, saudação muito especial. Aliás, tal como o espírito de sã competitividade tão abertamente assumido. De qualquer maneira, outras oportunidades não hão-de faltar.

8 comentários:

Anónimo disse...

Preparava-se uma longa e bela jornada de ciclismo ao mais alto nível, porém a chuva estragou todos os planos...
Será que o Fantasma, o Poulidor e o Museewn também iam entrar na perseguição?

Laurent Jalabebes

Anónimo disse...

Podes crer, caro Laurent...
Pelo menos eu vi o Fantasma a dar a carinha ao vento. Ou não seria ele? E o Musseuw, por aquilo que conheço dele, seria o primeiro a querer caçar os dois fugitivos. Quanto a mim, só não os comia se não pudesse... No domingo há mais!

Poulidor

Anónimo disse...

Caro Amigo NUNO!
Folgo em constatar os teus elevados níveis de moral, memso estando no meio do deserto!!!...
Depois desta tentativa de provocação, fico a aguardar o teu regresso, não só para te poder "apalpar o pulso", como também para te ver fazer uso da tua "excelente forma" (será???), de peito ao vento, na frente do pelotão!
Grande abraço deste teu companheiro de estrada, que recorda com saudade os tempos em que em parceria com um amigo comum, te fazíamos "lamber a estrada", de tão mal tratado que eras!!!...
Que venhas com vontade e...excelente regresso!
FANTASMA

Anónimo disse...

eheh, Fantasma! Aguenta firme, que o Garcia está à procura de um oásis para compensar a falta da «dose». Mas será que és mesmo daqueles que não gostam de dar a cara... ao vento, claro?!

Anónimo disse...

Com a emoção esqueci-me de assinar o meu comentário. Ah, a propósito, oh Garcia já te apercebeste que até mesmo a figura nº1 deste pelotão já teme algumas alianças! Será que é possível deixá-lo para trás? Estás a fazer muita faltinha... ao Ricardo!!!

Poulidor

Anónimo disse...

Isto está a prometer! Para um final de época que previa mais descansado, o ritmo não pára.
Já repararam que todos se estão a aguentar com firmeza, durante as voltas? E que o grupo de fugitivos de Vila Franca não descolou na subida para a Apelação, onde foram apanhados, depois de uma feroz perseguição?
Tenho algumas dúvidas que o Freitas e o Hélder fossem apanhados antes da Ota. Mesmo sem queda e sem furos no pelotão, aqueles dois homens rolam bem e o Hélder já mostrou por algumas vezes que em forma é um excelente trepador. Bastava haver cooperação entre os dois.
E não creio que o Nuno Garcia faça alianças com o Ricardo mas, a ver vamos...


Laurent Jalabebes

Anónimo disse...

Alianças entre o Ricardo e o Nuno Garcia não são impossíveis, Jalabebes, mas reconheço que é pouco provável entre DOIS GALOS como eles. Mas se pontualmente os interesses forem comuns, porque não?
O que eu quis dizer no meu comentário anterior foi que o Ricardo parece estar RECEOSO com os ataques vindos da concorrência. Estará que ele está em baixo de forma? Ou será que já se percebeu que para alguns concorrentes é o alvo a abater. Por mim, admito que não me importaria de vê-lo com a língua nos raios! Seria uma coisa bonita, lá isso seria! FORÇA RAPAZIADA QUE O HOMEM NÃO É IMBATÍVEL.
Já agora, para onde é a volta de domingo?

Poulidor

Anónimo disse...

Ola a todos gosto de os ouvir falar mas gosto muito mais de os ouvir a miar e com a língua nos raios a trás de mim (riririririr) uns já começarão a deitar fumo, deve ser para ficarem mais parecidos com comboios , (sim e para o sr symony).
Outros vão fazer alianças com o ( bin ) e quando chegam dizem “eu já nem sei andar de bicicleta” !!! isto não há nada como levar os pregos e dar cabo deles devagarinho.... os ditos grandes atletas (duros ) a publicar comentários as 4H da Manha como e possível , não se esqueçam que não são jogadores de futebol são ciclistas
Vai haver um passeio para Super Duros onde eu gostava de ver algumas figuras que tem vindo ao longo do tempo a fazer alguns feitos , que dizem Históricos ( Ota Gradil Ribas etc ) pink