Espaço aberto à opinião dos ciclómanos sobre ciclismo. De simples entusiastas da modalidade aos que a praticam. Sítio de tertúlia, onde fluem conversas de ciclistas sobre ciclismo.
quarta-feira, dezembro 28, 2005
A cinco meses dos Lagos
Estou a ver que o nosso amigo Jackie Durão está cheio de «ganas» para o novo ano. Por isso, nada melhor que esclarecê-lo devidamente sobre o que o espera no próximo dia 20 de Maio, nos Lagos de Covadonga. Para isso, nada melhor que começar a estudar aqui as altimetrias das subidas: o Mirador del Fito, a Robellada e os temíveis Lagos.
Como já tive oportunidade de lhe dizer, a parte mais delicada da prova (111 km) chega logo aos 8 km - a subida do Mirador Del Fito (9,3 km a 5,7 %). Para todos, mas especialmente para ele que não é um trepador, esta subida inicial poderá funcionar como a verdadeira charneira da prova, já que é fundamental para ele chegar ao alto integrado no grupo dos «portugueses» que, em princípio, não se irá desmembrar nesta fase - eu, Miguel, Nuno e Pedro(?). Caso contrário, o mais provável é ter de fazer todo o percurso que resta... sem a nossa companhia. Por isso, creio que a sua preparação específica deve concentrar-se especialmente em passar bem esta primeira subida, uma vez que depois não deverá ter grandes dificuldades para se manter integrado no pelotão (excepto se o Miguel não decidir atacar!) até à subida final, dos Lagos. Onde, então, começará «outra» história. E que explico já a seguir.
Para ir interiorizando alguns pontos de referência, deixo aqui uma imagem (em cima) que pode ser útil ao nosso amigo Durão. Após a primeira curva fechada à esquerda, com a casa em frente, estarão percorridos 100 km e faltarão «apenas» 12 km para terminar a Clássica. Mas atenção, não são 12 km quaisquer. Além de levarem a locais com paisagens arrebatadoras, inesquecíveis, são maus à brava. Para chegar ao alto, ao Lago Ercina, devemos contar uma inclinação média acima dos 7%, mas se excluirmos duas descidas vertiginosas de cerca de 300/400 metros cada (que por isso nem dão tempo para descansar) , a inclinação média é superior a 9% ao longo de toda a subida, com passagens a 11/12% e a 14/15%, na famosa Huesera. É mesmo muito duro.
O melhor que posso referir sobre este calvário asturiano, é que, para mim, é a subida mais díficil de todas as que já fiz. E já foram algumas, não menos míticas: Col de Croix de Fer, Col de Telegraphe, Col de Galibier, Les Deux Alpes, Tourmalet, Aspin, Luz Ardiden, Aubisque, Marie Blanque e o Mont Ventoux.
Por isso, caro Durão, acredita que quando entrares na Huesera vais certamente lembrar-te de tudo o que entretanto irás, ou não, fazer nos próximos 5 meses.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Dá gosto ver esta gente com tanta vontade de treinar para estar em forma. E quem é que diz que estamos em finais de Dezembro, em plena pré-temporada? Para muitos, isso não faz sentido, e muito bem, por isso enfrentam algumas das subidas mais duras da nossa região para se porem «finos» o quanto antes.
No último sábado, o Carlos e o Nando terminaram no Cabeço da Rosa um treino que foi sempre a rolar a boa velocidade, com o primeiro a dar provas de boa progressão.
Na segunda-feira, a chuva não desencorajou o Capitão Fantasma a subir a Mata, certamente procurando melhorar a sua aptidão neste tipo de terreno.
Ontem, outro todo-o-terreno de grande fibra, o Jackie «Freitas» Durão, também enfrentou as duras rampas tocadas a vento do Cabeço da Rosa, também demonstrando que tudo fará para que as fortes percentagens não são obstáculo para suas ambições para 2006.
Finalmente, hoje também o João subia em solitário (mas a bom ritmo) o Sobral, em trânsito para a... Mata!
Mais palavras para quê?
Já agora, há gente para treinar no sábado (8h45 na BP)? A minha sugestão é: Loures-Tojal-Alverca-Vila Franca-Alenquer-à esq. p/ Espiçandeira/Ribafria-Freiria-Sobral-Forte de Alqueidão-Arranhó-Bucelas-Tojal-Loures. Total: aprox. 85 km.
Uma volta a atirar para o fraquinho face ao nível de treino que actualmente se pratica...
Viva Ricardo,
Eu estava a pensar ir mas com o pessoal a treinar desta maneira até fico a pensar 2 vezes...
O João acabou de me ligar para ir andar amanhã(6ª)!!!Pelos vistos o teino não foi muito duro.
Em "princípio" lá estarei no Sábado (embora 1 pouco condicionado pela chuva...).
1ab e boas pedaladas,
ZT
é com muita pena minha que mais uma vez tenho que faltar ao treino de sábado com o grupo mas por outro lado e para compensar lá estarei no domingo para pedalar com os duros que quiserem aparecer e também na segunda para acompanhar o nosso amigo PINA, começando nessa altura duas semanas e algo de treinos mais a sério com vista a lançar definitivamente a próxima época que espero venha de encontro ás minhas expectativas.
JACKIE "FREITAS" DURÃO
Enviar um comentário