sexta-feira, março 03, 2006

Abordagem à (alta) montanha

Ontem iniciei o treino específico de subida, com uma passagem pela Mata para tirar (falsas) ideias. E hoje fiz a primeira abordagem à (alta) montanha, com dupla ascensão de Montejunto: via Abrigada e Vila Verde dos Francos.
Nos dois dias, as sensações foram normais para a época, ou seja, indicam que ainda há um longo caminho a percorrer para aprimorar a forma neste tipo de esforço, fundamental para os objectivos a que me propus esta temporada – Lagos de Covadonga e principalmente a Etape do Tour.
No entanto, a subida pela Abrigada foi definitivamente para esquecer - e para traumatizar se eu não gostasse tanto de subir - devido ao forte vento contra que soprava. Para dar uma ideia, raramente passei dos 10 km/h no troço dos chamados 15% - que na realidade são 1,1 km a 11%... de média! E terrível primeira rampa - com aquela «curvinha» à direita - e melhor nem falar! Não satisfeito, resolvi salvar o dia enganando o vento, isto é, subindo por Vila Verde dos Francos. E embora já com as pernas moídas, o andamento já foi bem melhor, mais de acordo com os indicadores de forma actuais. O pior foi fazer os 45 km de regresso a casa, contra o vento e… a chuva que fez questão de aparecer mal comecei a descer para a Abrigada.
Começou a época do empeno!

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande espírito!
Sózinho para MONTEJUNTO!!!
É preciso não ter...juízo!...
Depois...é olhar..."por trás", para eles, a subir!!! AI TANTA DOR...
Amanhã estás fresquinho que nem uma alface!...
Como não quero aproveitar-me do teu estado fraquinho e debilitado..., vou até à serra do Socorro de BTT com a malta do Infantrilhos.
Abraço e boa volta domingueira a todos!

Ricardo Costa disse...

Muito bem. Não conheço a Serra do Socorro, mas é imponente. De longe, parece que a única estrada que vai até ao alto não é asfaltada e dá a sensação que tem inclinações muito elevadas. Certamente será por aí que subirão. Vai ser um grande desafio para todos. Parabéns à malta do Infantrilhos. Conto com a crónica detalhada dessa jornada de luta no blog dos rodas cardadas ou neste!