quinta-feira, março 02, 2006

Desfile de Carnaval

A volta de Carnaval assinalou o regresso do Miguel, após o acidente da Ota. Logo para quase 130 km de pedal pela lezíria ribatejana (Valada) sempre em bom andamento. Agora é só recuperar o tempo perdido, que, pelos bons indicadores evidenciados, não foi demasiado relevante para a forma física.
De resto, o traçado quase sempre plano favoreceu os roladores, com destaque para o Daniel, que continua a subir de forma, não poupando esforços para mostrar a «camisola». Destaque ainda para a coesão do grupo, que rolou compacto durante (quase) todo o percurso, e demonstrou que, nas condições actuais, é muito difícil fazer vingar qualquer fuga duradoura. Aliás, é até complicado alguém adiantar-se ligeiramente sem permissão. O único que o fez foi o sempre inconformado Daniel. Desta vez não houve perseguições ferozes, nem ritmos avassaladores. Manteve-se uma velocidade de cruzeiro elevada (a média de 30 km/h prova-o) e assim não houve cortes significativos no pelotão.
Os momentos de maior «calor» foram as duas acelerações do Freitas na subida para Cruz do Campo, mas acabaram condenadas ao malogro. Ou então não quis ir mais longe, a solo, na sua iniciativa!? O certo é que o pelotão reagiu progressivamente sem ir ao choque, e fê-lo com total eficácia — tanto ali, como depois no último topo antes de Azambuja. Ao invés, o mesmo homem voltou a não deixar os créditos por mãos alheias nos sprints de Vila Franca e Alverca, já no regresso. Neste particular, deixou bem patente que actualmente muito dificilmente será batido.
No domingo, a Clássica de Carmões volta a privilegiar os homens possantes, deixando pouco espaço de manobra aos trepadores, embora as subidas do Sobral e de Carmões possam fazer algumas diferenças – e trazer animação adicional.

Sem comentários: