segunda-feira, maio 15, 2006

Só paramos aos 40 km/h de média

As voltas domingueiras da malta do Pina Bike estão assim: anda-se cada vez mais depressa e a malta gosta à brava! Desde que seja sempre a rolar, claro…
Ontem, para não fugir à regra das gloriosas tiradas planas, foi dar à corda praticamente desde Loures e durante mais de 100 km/h, perfazendo uma velocidade média que andou muito tempo em cima dos 34 km/h! Meus senhores, é recorde!
O vento estava de feição, fraco como se quer, e o pelotão bem recheado de insaciáveis devoradores de asfalto. Aí está a garantia de muito peso sobre os pedais. Por isso, depois do «aquecimento» na variante de Vialonga deu-se gás de Alverca a Vila Franca, onde houve direito a breves segundos para respirar, logo se metendo novamente o comboio a mais de 40 km/h em direcção ao Porto Alto.
O maquinista (perdão!) de serviço foi o Freitas, que não perdeu tempo a experimentar as forças para os Lagos – e são muitas, provando que o estágio de preparação para Covadonga está a dar os seus frutos. O nosso Durão está em alta e meteu passo sem esperar grande colaboração.
Enquanto à cabeça do grupo, os roladores se acotovelavam por uma oportunidade de ajudar a não baixar a velocidade – tarefa dura a 40 km/h –, eu apercebia-me de quão é bom andar quase sempre na cola do pelotão! Na Recta do Cabo foi-se passando, à vez, pela frente, mas quando chegou a minha já estávamos no Porto Alto. Ora bolas, que mal calculado! Aliás, foi dia de coincidências felizes, pois a situação repetiu-se à chegada à antiga Estalagem do Gado Bravo, mas desta vez porque o Nando decidiu quebrar a ordem pública. O desabafo do Pina prova que vinha com atenção: «Este gajo está cheio de sorte hoje»!
Ainda bem, pois no circuito Alverca-Porto Alto-Benavente-Estalagem, a locomotiva Pina Bike realizou a impressionante média de 35,5 km/h. Eu nem com uma pedalada contribuí!
Logo a seguir, a passagem pela Ponte de Vila Franca teve o tradicional apertão. O Miguel saiu em antecipação, mas ficou ao alcance. Uma vez feita a junção, o Freitas e o Nuno Garcia dispararam até ao topo. Destaque para o João entre os «nacionais», que, de resto, esteve em muito bom plano durante toda a volta, no seu estilo característico de gerir o esforço a seu bel-prazer, levando quase sempre para casa a sensação do dever cumprido…
A partir de Vila Franca, o ritmo foi mais moderado. Deu até para conversar, imagine-se! E para ver a paisagem… urbana. Chegou-se então a Sacavém e na iminência da subida para a Apelação tomaram-se posições na frente do pelotão. E começou a ladainha dos roladores, antevendo a dose de sofrimento que os espera. Puro engano. Os «internacionais» não se mexeram e o grupo foi subido a passo comedido, com o Freitas no comando – o que aliás é a melhor prova que a toada era inofensiva. Aliás, voltou a dar para trocar algumas piadas, por isso está tudo dito!
Assim, foram os homens da pedalada rija que mudaram o ritmo, já à entrada da Apelação. O Fantasma, ele próprio! Mas também o Pina. O Samuel, mais levezinho, também respondeu. Mas todo o grupo reagiu com facilidade e já na recta final, sem ataques efectivos, o Freitas sacou do sprint… quase a seco. Irresistível! Até Loures, houve tempo para voltar à conversa e fazer o balanço de um dia de grande velocidade, mas sem grandes desgastes…

Notas de observador

Lá está! Voltou-se ao terreno plano, voltou a homogeneidade no grupo e com esta subiu o nível do desempenho colectivo. Logo, mais participação e divertimento. Pena que nas voltas mais acidentadas, tal não suceda – pelas razões sobejamente referidas. De qualquer modo, penso que os mais bem treinados devem reconhecer a sua parte de responsabilidade e adoptar uma toada mais moderada durante um pouco mais de tempo naqueles momentos em que é aceitável que o andamento seja «livre» (por exemplo, numa subida). E mesmo que o ciclismo seja mesmo assim…
Eu penso desta maneira, garanto, mas só poderei voltar a abordar a questão se for o primeiro a dar o exemplo.

12 comentários:

Anónimo disse...

Caros "INTERNACIONAIS"

Apenas uma palavrinha, para vos desejar uma boa estadia por terras de Espanha e que a nossa poderosa representação se classifique no mínimo nos 10 primeiros!!!
A não ser assim, todo o esforço dos "NACIONAIS" na ajuda e apoio à vossa preparação terá sido em vão!!!...
Não se esqueçam que dos fracos não reza a história...

PS: O último paga uma bela jantarada à malta!
HEHEHE

AB e boa sorte!

Anónimo disse...

Olá a todos,
Tb quero deixar 1 abraço aos Internacionais e desejar que passem 1 dia pleno de diversão, entenda-se, que seja 1 prazer chegar lá acima à frente, quero dizer, nos 10 primeiros...menos que isso...à volta levam 1 "tareia" dos Nacionais!!!

1ab e boas pedaladas,
ZT

Anónimo disse...

Bom dia,
Qual é a volta de Domingo???

1ab,
ZT

Anónimo disse...

UMA VOLTINHA PELA EXPO

Anónimo disse...

Ahahah...

ZT

Anónimo disse...

Bom dia pessoal fui apanhado, nos meus treinos secretos e logo no inicio dos mesmos, não há duvida que para fazer treinos secretos só na margem sul, pois não há dia que saia e não veja alguem, ainda bem que assim ficará tudo mais homogeneo.
Bem acho que a volta domingueira é para a Ericeira, não apertem muito comigo porque os "secretos" ainda estão muito no inicio. domingo lá estarei ás 8.45h na BP para um passeio higiénico com a malta da velha guarda.

um abraço morales

Anónimo disse...

Oi Morales, "então tás em forma"...ahahah! Mt bem.
Ainda bem que vens Domingo, há mt tempo que não andamos.
Tens corrido? Como é que vai a lesão? Melhor?
Já agora, sabes o percurso da volta?

1ab,
ZT

Anónimo disse...

Eu tambem não ando já algum tempo,
sera que posso ir com a malta

Para terem uma ideia a ultima volta que fiz com um grupo, foi a dois meses ,estava em plena forma
O que era andar média de 22 .

Anónimo disse...

E a volta de Domingo, será que alguém pode dizer o percurso???

ZT

Anónimo disse...

Então ZT, como é que vão os "duatlos e triatlos" em grande???????

não tenho corrido mas ao sábado tenho feitos umas peladinhas com uns amigos e tenho-me sentido bem, só ainda não comecei a correr por manifesta falta de vontade e motivação devido ao adiantado da época, de qualquer das formas pelo menos de bicicleta quero ver se não paro e se em 3 semaninhas me ponho "fino", segundo costa a volta é para a Ericeira, e esses malucos como me viram um dia a treinar e que era o 2º que estava a fazer em dia de semana já querem apertar comigo no domingo mas não faz mal nós estamos aqui para sofrer.

1 ab Morales

Anónimo disse...

Oi Zé,
As participações têm estado 1 pouco abaixo do previsto no entanto ainda há mta época pela frente.
Fiz o Duatlo do Cadaval que correu bem. Domingo conto-te.
Como sabes aponto + para Triatlos. Depois falamos.

1ab,
ZT

Anónimo disse...

Domingo quem paga os cafés é o ZT, pois no domingo passado foi o seu aniversário e aproveitou-se disso para se baldar ao castigo.

Só um aviso: Domingo vou atacar cedo.

L-Glutamina - Over and Out