quarta-feira, abril 04, 2007

Tudo a postos pr'a Montejunto!

Tudo a postos para o ataque a Montejunto na próxima sexta-feira! Informa-se mais uma vez sobre o local e hora de partida (Alenquer, às 8h30 em ponto!). O percurso é em direcção a Vila Verde dos Francos, por Olhalvo e Atalaia. Depois, é livre!
Muito importante: volta a frisar-se que a tirada deve ser encarada como treino, para retirar o máximo partido e desfrutar em grupo ou individualmente. Por isso, a sugestão da escolha livre das vertentes e número de ascensões.
Creio que, numa abordagem cautelosa, duas subidas está perfeitamente ao alcance da maioria dos elementos do grupo, reservando-se uma terceira para os que se sentirem em melhores condições, ou que tenham estabelecido esse objectivo e tempo para o concretizar. Para quem vai apenas para uma subida, naturalmente não se justificam restrições. Aos restantes que querem experimentar outras sensações, cabe saber gerir criteriosamente o esforço. Diga-se que subir três vezes Montejunto, por quaisquer das suas vertentes, não é tarefa para todos, exigindo não só boa forma como, acima de tudo, grande dose de persistência e tenacidade. Mas é garantido que os proveitos de uma jornada desta natureza, «desde que bem conseguida», serão compensadores, tanto do ponto de vista físico, como psicológico.

Por falar em tempo: esperemos que este ajude, principalmente que o vento não sopre muito forte. De qualquer maneira, haverá sempre uma vertente favorável... Mas que, para mim não será, de maneira alguma, a do Avenal. Nem que o camarada Pintainho peça muito!
Muito boa a crónica da sua mega-cruzada por Montejunto e bastante úteis as altimetrias. Disponíveis em www.opintainho.blogspot.com.
A tua presença, na sexta-feira, é naturalmente obrigatória!

Um abraço

3 comentários:

pintainho disse...

Oi rapaz.
Hoje vou pedalar pela Serra da Arrábida (todas as rampas…) e Sesimbra. Por isso, não sei se amanhã estarei em condições de vos “acompanhar” (provavelmente… não!). Se estiver, lá irei andar de bicicleta convosco enquanto vocês treinam.

Ricardo Costa disse...

Arrábida, grande serra, óptimas recordações! Principalmente da vertente do Outão, onde comecei a dar as minhas primeiras pedaladas em montanha - com uma BTT em aço! Nesse tempo fazia o circuito Figueirinha/Outão/Convento/Figueirinha (25 km). Nos melhores dias fazia duas voltas. Mais tarde, já com a bicicleta de estrada cheguei a fazer 3 voltas (75 km).
Gostava de lá voltar...
Entretanto, fico à espera das altimetrias

Abraço

Ricardo Costa disse...

Magnífica jornada de ciclismo em Montejunto. Acima de todas as expectativas. Um treino e pêras e a atracção da montanha que os «verdadeiros» amantes da prática desta modalidade não resistem.
A supresa (que no fundo não foi nenhuma) da manhã: Abel! Quem mais! E lá estava ele, preparado para as dificuldades e surpreendido com a escassez do grupo.