sexta-feira, abril 27, 2007

Tudo a postos para clássica-rainha: Fátima

A Super-Clássica de Fátima, no próximo domingo, já fervilha. Se as condições climatéricas ajudarem estarão reunidas todas as condições para ser mais uma jornada de ciclismo memorável, à semelhança dos últimos anos, justificando a fama de «clássica-rainha» da temporada.Primeiro: o percurso, à medida dos roladores mais fortes, com um ponto de selectividade instalado estrategicamente nos últimos 15 quilómetros, após 120 km de pedalada. Aí, a seguir à Batalha, jogar-se-ão todos os trunfos, mas só alguns chegarão com forças suficientes para tentar fazer a diferença.
A subida para Fátima não é fácil, mas também não tem dureza extrema. No fundo, são duas subidas… numa só: a primeira com 2,4 km e inclinação média de 5% - ou seja, suave, mas capaz de deixar «pendurados» os mais fatigados. Depois desta, há uma descida curta mas acentuada que antecede a ascensão mais complicada, com 2,3 km a mais de 6,5%, ou seja, praticamente a mesma distância, mas com inclinação bem mais acentuada, incluindo cerca de 1 km acima dos 7%. Aqui sim, em caso de luta acesa, poderão haver diferenças entre os mais fortes. De resto, após a subida principal (nos 3,5 km seguintes) surgem topos exigentes, antes de um falso plano descendente nos derradeiros 4 km, até à rotunda dos Pastorinhos, à chegada a Fátima.Segundo: prevê-se que o pelotão esteja ainda mais forte este ano e há mais gente com pretensões. Pelo menos, com pretensões mais justificadas que em anos anteriores. É o que deixa antever as indicações dos últimos tempos.
Em Évora, o Jony chegou, viu e (con)venceu, impondo-se no sprint final ao duo constituído por mim e pelo Freitas. Nessa tirada, esteve como peixe na água. Passou pelos raros obstáculos do terreno com aparente facilidade, sem se desgastar, e no final mostrou que é o homem mais rápido do nosso pelotão. Em Fátima, o terreno continua a ser-lhe de feição, mas terá de resistir (disso não haverá a mínima dúvida) à subida final.
O Freitas saiu defraudado de Évora, batido na sua especialidade: sprint. Era então o mais forte e o percurso sorria-lhe. Por isso chegou a perspectivar, quiçá, uma demonstração de superioridade que não veio a acontecer. Ele próprio reconheceu que o desempenho pessoal ficara abaixo das suas expectativas e Fátima chega-lhe como segunda oportunidade, acima de tudo para aferir a evidente evolução em subida. Se chegar ao final à frente, poderá impor a sua velocidade terminal, mas terá de livrar-se da concorrência, principalmente do Jony. Para isso, terá de trabalhar muito e bem!
Por seu turno, o Fantasma esteve a um passo de concretizar um objectivo que coroava a sua inegável evolução. Terá também uma segunda oportunidade, mas desta vez numa segunda linha de candidatos.
Finalmente o Carlos, que esteve irreconhecível em Évora e preparou-se afincadamente desde então. Se for astuto terá muito a ganhar com a luta de galos, mas para tal terá de perder definitivamente os complexos. Acredita que, com grande coragem e espírito de sacrifício, chegar com os primeiros não é missão impossível!
Além destes, está confirmada a presença de perigosos «outsiders», como o Paulo Pais e o Rui Scott, que terão participação activa na contenda. Fala-se que o Nuno Garcia não estará presente. Se sim, há que contar com ele, naturalmente!
Desde esse domingo ensolarado de início de Março, para Évora, acumularam-se muitos quilómetros e trilharam-se caminhos tortuosos com o objectivo para afinar a forma. Porém, importa aguardar pelos resultados dessa aplicação, sendo certo que apenas um grupo muito restrito resistirá à subida final de Fátima. Quanto a isso, certamente não irá haver surpresas.

P.S. Estavam a pensar que cometia a desonestidade moral de não falar de mim? Pois bem, o meu objectivo é repetir a prestação dos dois últimos anos: chegar à frente. Mas tenho a certeza que será muitíssimo mais difícil.

Dia: próximo domingo, dia 29
Local: bombas da BP, em Loures
Hora: 8h00 (saída)

3 comentários:

Anónimo disse...

Com ou sem dificuldade, concerteza vai ser um dia memoravél por variadas razões, a companhia, o percurso que é durinho q.b e sem dúvida o convivio e a camaradagem que se tem nestas alturas de esforço extra, e rezemos para que não chova...

Cumprimentos

Anónimo disse...

precisa-se camelos para a festa.

Anónimo disse...

VA LÁ SEGUNDA LINHA AJUDEM OS CAMPEÕES PARA ELS FICAREM FELIZES

PARA DEPOIS GANHAREM AS TAÇAS
.IIÍ´´´´IÍÍIIIIIIIÍIIÍÍÍÍÍ