quinta-feira, março 26, 2009

Em contagem decrescente...

Na contagem decrescente para a Clássica de Évora, no próximo domingo, aqui fica o lançamento da prova com a resenha das duas últimas edições.
Do ponto de vista dos participantes, este ano há a referir – e a lamentar... - a ausência do ciclista que foi o primeiro a chegar nas últimas duas edições deste evento: o Jony. Em 2007, no seu primeiro ano completo de regresso às lides velocipédicas, surpreendeu ao sprint (mas só quem ainda não conhecia as suas capacidades) os seus dois companheiros de fuga: eu e o Freitas – naquela que foi a sua primeira demonstração cabal de força neste tipo de especialidade, o sprint, e passou a ter nova hierarquia no grupo. Recorde-se que, ainda em 2007, o Farinha esteve a um passo de integrar o trio da frente, mas acabou por claudicar, ingloriamente, no último topo. E perdendo um merecido prémio para o seu esforço.
Considerando o aumento do número e do nível dos participantes, a edição do ano passado da Clássica de Évora foi bastante táctica e, como consequência, a menos selectiva das últimas edições, mesmo estabelecendo média recorde: 33 km/h (a bater este ano!). Deste modo, não surpreendeu que, à chegada a Évora, o grupo principal fosse mais numeroso que noutros anos, contando com mais de 20 unidades, praticamente metade das que saíram de Loures.
Depois de dois anos, 2006 e 2007, em que a vantagem final se decidiu ao sprint, por lote muito restrito de ciclistas – não mais de três, o ano passado um ciclista chegou isolado, o Jony, que rubricava o seu segundo êxito na prova, com mérito acrescido devido ao nível superior do pelotão de 2008. Neste caso, acabou por recolher os louros da sua iniciativa certeira e de inegável categoria, beneficiando do jogo táctico que se estabeleceu entre as duas pseudo-formações do Pina Bike e do Ciclomix.
O ataque que desferiu no derradeiro topo selectivo do percurso, a 12 km da chegada, permitiu-lhe ganhar rapidamente algumas centenas de metros, perante a passividade do grupo principal, tardio a reagir, resistindo estoicamente à perseguição quando finalmente lhe foi movida pelos homens da Ciclomix – e só por eles. Sobre a meta, instalada em frente ao hipermercado Feira Nova, a sua vantagem foi tangencial sobre dois companheiros de equipa, Freitas e eu, que se adiantaram ligeiramente ao pelotão na aceleração final.
No próximo domingo, prevê-se que a concorrência seja ainda mais apertada, aumentando sobremaneira a competitividade da prova. Bons ou maus, serão efeitos inevitáveis do crescente sucesso de adesão da nossa Classíssima.

Por iniciativa do Edgar Felizardo, do grupo «do» Carlos, aqui fica o link com o trajecto completo da prova, no Google Earth:
http://maps.google.pt/maps?f=d&source=s_d&saddr=R.+do+Funchal&daddr=N115%2FR.+Alfredo+Dinis+to:Estrada+desconhecida+to:38.565579,-7.941957&geocode=FZ6gUAIdaCR0_w%3BFfbsUAIdr5N0_w%3BFZkjUQIdXpt1_w%3B&hl=pt-PT&mra=dme&mrcr=0&mrsp=3&sz=18&via=1,2&dirflg=h&sll=38.565067,-7.94274&sspn=0.002005,0.004603&ie=UTF8&t=h&ll=38.788345,-8.55423&spn=0.622991,1.455688&z=10

11 comentários:

Anónimo disse...

Para quem costuma pedalar sem selim, deixo aqui o Link do substituto do espigão.
http://1.bp.blogspot.com/_GZUAo0c3tN4/STQ0MYSRILI/AAAAAAAACBM/IxfZ2ZFb4-I/s1600-h/Xylocaina.jpg

Anónimo disse...

Hààà, faltou dizer que é pra aplicar nos Pinas, hé, hé! "cgões"

Anónimo disse...

É assim que se faz

Anónimo disse...

À quem ponha disso no nariz :)

Anónimo disse...

Para quem não saiba, o grupo do Carlos tem nome, Chama-se CICLOMOINA.

Ricardo Costa disse...

As previsões meteorológicas para amanhã apontam para vento moderado de Norte. Deverá ser menos forte que o faz hoje, o que já não é mau! Quanto ao seu sentido, irá ser contrário até Vila Franca, soprará de três quartos de traseira até à zona do cruzamento do Infantado e daí de costas até ao cruzamento de Pegões. Todavia, a partir daqui e até Évora, a confirmarem-se as previsões, o vento soprará lateralmente (do lado esquerdo) e, certamente, implicará, como é habitual, no esforço.

Recorde-se, uma vez mais, que a hora muda esta madrugada (adiantando-se uma hora: à 1h00 serão 2h00). Ou seja, a noite ficará mais curta, logo também o descanso.

Anónimo disse...

há muito pessoal para ir amanhã?

Anónimo disse...

E SO RIR TOMEM CONTA DAS GAIJAS

Anónimo disse...

VAO TRABALHAR MALANDROS E SO PEDALAR E AS SENHORAS VAO PARA O MOTEL COM OUTROS

Anónimo disse...

Estes senhores anónimos estão traumatizados, como já lhes aconteceu pensam que a mulher dos outros é igual à deles...

Obrigado pela preocupação de qualquer forma.

Duarte disse...

apesar de nao ter participado no ultimo loures-evora, queria aki deixar os meus parabens a toda a organização e á "PINABIKE", nao poderia deixar de salientar a participaçao dos atletas da "GNP" que tambem derao o seu contributo para que o tempo do ano antrior fosse melhorado em 19´mt, em relaçao ao comentarios que vejo neste blog, e em relaçao a quem xega ou xegou na frente...penso que o que vale é a participaçao, pork quem pensar de outra forma neste tipo de enventos, o melhor que tem a fazer é inscrever-se na categoria de "MASTER´S". E ai sim a premios e competicao e serio, queria tambem destacar a presença do sr ZÈ e do sr ABEL, que apesar da idade.....nao se deixao bater facilmente pelos ditos "cromos" ou nao, que têm mau perder, e nem sequer a premios, porque se os ouvesse, talvez nem aparecessem....abraço a todos boas pedaladas.
DUARTE SALVATERRA www.gnp-sd.com