quarta-feira, abril 08, 2009

Ota-Fátima-Ota

Na próxima sexta-feira, feriado, realiza-se mais uma edição do Ota-Fátima-Ota, organizada pela RBikes, da Ota, na distância de 170 km.
Será a minha segunda participação, depois da boa experiência no ano passado. Boa experiência em todos os aspectos, e não apenas do ponto de vista individual, mas principalmente pela competente organização do evento, que foi exemplar. De resto, a boa liderança confirmou-se, no início desta temporada, numa concentração do género que passou por Montejunto.
A ver pelo exemplo de 2008, não se pense que será um mero passeio... mas sim, um passeio exigente, a uma média respeitável – que no ano passado foi superior a 33 km/h, em terreno difícil, com um total de 2000 metros de desnível acumulado. Os homens da RBikes procuram liderar o pelotão durante a primeira fase do percurso (partilham essa liderança com quem queira contribuir apenas para manter andamento certo e dificilmente «autorizam» esticões). Fazem esse «trabalho» porque têm elementos de muito bom nível (em 2008, chegou-se a Rio Maior com 35 km/h de média!) e com disponibilidade para assumir as despesas, mesmo custando-lhes, com naturalidade, muitas forças para o regresso.
No entanto, ainda na primeira parte do trajecto, a partir de Minde, com a chegada das subidas mais duras (principalmente Covão do Coelho) é óbvio que não se lhes pode esperar a mesma capacidade de controlo. E no regresso muito menos... já que rapidamente a distância e o relevo do tipo parte-pernas farão a selecção, destacando os mais fortes, que não se coibirão de meter o seu próprio andamento.
Tudo isto é lógico e razoável e não belisca o enorme interesse deste evento, que muito recomendo... a quem garantidamente reúna condições físicas para cumprir, na íntegra, o exigente percurso.

Eis a altimetria: (clicar em cima da imagem para aumentar)



Também na sexta-feira, a volta que está calendarizada é a de Belas. Eis o percurso e a altimetria:




No próximo domingo, de Páscoa, a saída é para o Infantado. Também aqui ficam as informações detalhadas do trajecto:






2 comentários:

Duarte disse...

e nao fosse o vento e as 3 molhas até fátima....e teria sido um SUPER TREINO!!! assim nao passou de um TRINO SUPER!!!boa pascoa pa todos...lolamendoas.

Luis Novo disse...

As 3 molhas nem foi o mais difícil... ;-)
Adorei!! 172,5 Km no meu Sigma...
Boa Páscoa a todos!