segunda-feira, abril 06, 2009

À Volta da Serra... agora ao contrário!

No domingo, a Volta à Serra (de Montejunto) foi percorrida no sentido inverso à de sábado. E se no dia anterior as dificuldades já não foram poucas, ontem, sem dúvida, foram muito maiores. Não somente porque as principais subidas estavam reservadas para a segunda parte do percurso (a volta da véspera terminou como iniciou, na planura da EN10), mas porque o cartel de participantes se apresentou tão ou mais forte e... claramente mais activo.
Desse empertigamento resultou vários adiantamentos ao pelotão, mas só a partir de Vila Franca. Alguns aparentemente sem intenção clara em «cavar» fugas; outros, todavia, a evidenciar esse objectivo: dos quais surgiu a grande fuga do dia. Protagonistas: Paulo Pais e Freitas, que, por iniciativa do primeiro, antes da Ota, vieram a juntar-se mais tarde e a colaborar, com eficiência, durante muitos quilómetros em que se mantiveram isolados do grande grupo.
Quando a «aventura» pegou, à entrada dos topos da Espinheira, o pelotão não se incomodou... demasiado, limitando-se a controlar – sob liderança quase exclusiva do Duarte, partilhada apenas a espaços pelo Runa. Durante aquele «carrossel», enquanto a fuga se consolidava, o grupo principal absorvia duo Pina e Farinha, que se mantinha em posição intermédia praticamente desde o ataque original do Paulo Pais. Motivo: ao contrário do Freitas, perderam o «timing» para se juntar ao duo da frente.
Depois de o pelotão ter transposto a Espinheira com cautelas para não sacrificar desde logo a resistência do Grande Abel, no final da descida, altura que o pelotão perdeu contacto visual os fugitivos, a sua vantagem rondava 1m40s. Distância que já impunha melhor colaboração na perseguição. Mas só o Duarte e o Runa continuaram a trabalhar bem no topo do Cercal, mas na iminência da subida de Rocha Forte, mais longa e exigente, o andamento forçosamente teria de aumentar para controlar a fuga. Por isso, passei pela primeira vez na dianteira, e rapidamente suou o alarme na retaguarda: o Abel já necessitava de ajuda – que o Runa muito bem prestava. «Parou-se» praticamente (houve mesmo quem o fizesse... por necessidade fisiológica), enquanto eu auxiliava a nossa «eterna referência» a chegar ao topo. Definitivamente «tocado» pela fadiga, com tanto ainda por percorrer, só a sua exemplar coragem lhe poderia valer para atenuar o sacrifício certo. Enfim, fica mais uma homenagem, que nada lhe valerá nestes momentos de afogo.
Os quilómetros que se seguiram decorreram em andamento moderado, até perto de Chão do Sapo, permitindo aos fugitivos dilatarem significativamente a vantagem. Então, o Runa deu o toque a rebate e arregimentou as tropas para a perseguição definitiva. O grupo correspondeu e ficou rapidamente em fila indiana, em revezamento quase perfeito. O comboio andou a todo o vapor até à saída do Vilar, mas logo que o terreno voltou a inclinar, em direcção a Vila Verde dos Francos, fez-se a selecção... e os que ficaram atrás, certamente terão sido preciosa ajuda ao Abel. À frente, apenas eu, o Duarte, o Runa e o André.
A partir daqui, a perseguição resumia-se a um trio: eu, Duarte e Runa. Mas, logicamente, ainda nem sombras dos fugitivos. O regresso do contacto visual só aconteceu na aproximação à subida para a Merceana. E com surpresa! Os dois homens em fuga tinham companhia... ou seja, ajuda imprevista (mais tarde veio a saber-se que do Chico e do Vaza), que lhes terá valido imenso. A essa constatação – que colocava ainda mais dificuldades à perseguição (a vantagem rondava 1m45s) – seguiu-se outra tão importante: o Runa deixava de poder contribuir, principalmente se a estrada empinava.
A proximidade da longa subida para o Sobral não era bom augúrio. Mas nem por isso a «caçada» abrandou, agora entregue apenas a mim e ao Duarte (está em grande forma, o «Master» da equipa de Salvaterra!, e revelou enorme solidariedade e tenacidade inquebrável durante a dura perseguição, à semelhança do Runa). O André foi menos que mero desestabilizador – e chegou mesmo a irritar os meus companheiros, homens da competição incrédulos com tal comportamento!
Apesar dos contratempos, em Carmões a distância descia para 45 s. E na Freiria pouco passava dos 30 segundos, mesmo com o quarteto da frente em (observável) colaboração.
No final da ascensão, no Sobral, os fugitivos estavam a menos de 20 segundos – e a ainda faltava a subida ao Forte de Alqueidão. Todavia, o grupo da dianteira escolheu atalhar por sentido proibido (Farinha, estás perdoado!). E o Runa e o André fizeram o mesmo. Eu e o Duarte preferimos cumprir as regras... de trânsito, e voltámos a perder tempo.
Na Seramena, à entrada da subida final, (quando, enfim, nos cruzamos com o Chico e o Vaza, já em sentido contrário), já com o Runa e o André integrados com Freitas e Paulo Pais, ainda nos mantínhamos em atraso, mas rapidamente encostámos. Terminava, finalmente, a longa perseguição. Numa altura em que o Paulo Pais descaía e o Freitas aumentava o passo à frente, liderando quase até ao alto, onde chegou o quinteto compacto.
Mas o ritmo não abrandou. E na descida até Bucelas «puxei» a 46 km/h (média), agora apenas seguido pelo Runa, o Duarte e o Freitas, com estes dois a disputarem arduamente o sprint final.

Na próxima sexta-feira há (muito!) mais: 170 km de Ota-Fátima-Ota.

33 comentários:

Anónimo disse...

eu vou lá partir aquela porcaria ninguém anda mais que eu e nao vou dar descanso a ninguem! os pinas vão ficar pinadinhos...

Anónimo disse...

e enquanto fazes isso tudo pensas que a tua mulher está sozinha em casa ?

Duarte disse...

ó anonimo das 15:13h aquela porcaria, nao é mais du que um passeio....sevais pra estragar ou parvar, nais vale ficares em casa...ou ir pra paria.lolbrugesso...

Anónimo disse...

Vocês não vêm que o papão é o da "lambreta".
----------------------------------
lambreta | s. f.
...Veículo de duas rodas, accionado por um pequeno motor de explosão, de forma análoga à motocicleta, mas provido de um assento em lugar de selim de montar, e com rodas de menor diâmetro. (No Brasil, também se designa por motoreta.)...

Anónimo disse...

ainda hoje estive no Miguel da R.Bikes a falar do paseio de sexta-feira que vai ser MESMO passeio, porque vai por homens dele à frente e ninguém os pode ultrapassar, porque a festa é dele. e ele vai atrás com um veículo de assistência. Se querem uma corrida, os masters têm muitas vagas :)

Salvador

Anónimo disse...

Estes comentários já me metem NOJO!!!
C.P.

Anónimo disse...

Mostra a cara ó bezerro!

Duarte disse...

caros amigos estes blog´s servem para falar sobre ciclismo (de competicao ou nao) pena é que as pessoas o utilizao para outras coisas!!! lol.
em relaçao aos cromos que nem seker mostram kem sao, o melhor a fazer é dar desprezzzzzzzzo!!! e quando tiverem "TINTINS" participem numa das muitas corridas de MASTER´S, e ai vao saber o ke é corridas a serio!!!

Anti BOMBADOS disse...

Corridas a "sério"? Até parece que têm controlo anti-doping a "sério", cambada de frustados os que depois de velhos se carregam até não poderem mais...não te estiques nas curvas que pode ser que alguém ponha a boca no trombone!!

Duarte disse...

ó antibombados....seriut bem o barrete!!! se és assim ta prfeito porque nao dax o nome....ou és dakeles ke nem anda de bike...pork nao sabe andar!!!loolbronko!!!

Anónimo disse...

É verdade que não pode ser exemplo inquestionável de desportivismo e de avaliação de rendimento competitivo uma modalidade (e são quase todas...) em que o referido desempenho físico dos atletas está tão dependente de eventuais ajudas ilícitas, vulgo substâncias dopantes - não confundir com suplementação alimentar! - como as provas de ciclismo amador em Portugal, vulgo Masters. Em que não existe ou é muito raro haver controlo anti-doping eficaz, reinando um claro sentimento de impunidade.
Ou seja, não são pressupostos de salvaguarda da verdade desportiva que prevalecem, mas apenas a vontade do atleta de querer ou não tomar «algo» que lhe potenciará as performances. Assim, fica ao critério dos atletas que participam nestas provas de ciclismo, ou de outras modalidades em que a vigilância federativa seja tão pouco presente, uma simples escolha: a saúde ou o rendimento. Sem que se pondere o risco de ser punido, ou em última instância, o simples facto de não querer fazer batota.
Mas muito menos exemplar (porque chega a ser absurdo de tão incompreensível) é recorrer a substâncias dopantes fora de competições «oficiais» (digo federada), tal o perigo, sem sentido, que representa para a saúde e a vã glória que representa ser o melhor ao fim-de-semana!

Anónimo disse...

Depois dos comentários ao melhor estilo da 4ª classe tirada nas "novas oportunidades" este último prima pela correcção ortográfica e ainda mais pela veracidade do conteúdo!
Pessoas assim não são bem-vindas ao ciclismo amador porque além de inconvenientes ainda têm o desplante de ir dizendo a verdade... essa que tanta falta faz ao nível desportivo!

Anónimo disse...

e bolos ? eu gosto é de bolos...

Anónimo disse...

E gajas? Eu gosto é de gajas! O anónimo das 16H40 deve gostar de gajos "é tão sensivel coitadinho" ou será coitadinha?
Jocas

Anónimo disse...

O Jocas é um valentão! É vê-lo a andar todo contente sem o selim...
Ninguém o pára!

Rocha disse...

Filipe(fiscal),como é sexta-feira tá combinado a volta de terra?
Temos k acertar horas e local para avisar o resto.
Para kem não vai ao passeio da Ota como eu,e kiser juntar-se a nós para uma volta de BTT sexta de manhã,digam algo no blog para combinar-mos.
Para os k vão,boa volta e partam os cranks.

Rocha

Anónimo disse...

O anónimo das 16H40 voltou. desta vez às 18H35.
És dos passivos! não és?
Desdenhas mas voltas sempre....
Quanto mais te batem hem!?
E falas do que gostas! Si senhor! Gaja de coragem, pena ser de cara tapada
Jocas

Anónimo disse...

ROCHA, HOJE ESTOU COM UMA VALENTE CONSTIPAÇÃO, MAS SE ATÉ QUINTA-FEIRA MELHORAR VAMOS SIM FAZER UM PASSEIO DE BTT, AMANHA DEIXO AQUI NOVIDADES.
FILIPE

Anónimo disse...

Para o jocas que anda sempre dopado:
Não te armes em esperto que quem foi feito de cara tapada foste tu e o resultado parece saido de um filme de terror!
Volta lá para o frasco de formol seu aborto com saudades de casa!

Anónimo disse...

Sou a namorada do Jocas e queria apenas dizer que o Jocas é muito homem! Tem uma pequena disfunção eréctil mas quase que não se nota quando toma os medicamentos.
Quando anda de bicicleta toma umas coisitas que o fazem parecer um touro. Não é que ande lá grande coisa mas também com o peso que tem na cabeça coitadinho...

Anónimo disse...

Bem!?
Palavras para quê????
O maricas do anónimo continua a lambuzar-se nas sua imaginação depravada, primeiro às 9H39 vem através da utilização de ofensas vulgares dizer não se sabe bem o quê, mas deixou claro que me acha feio “saído de um filme de terror”, depois como se não bastasse volta às 9H47 para tentar convencer os demais de que é a minha namorada. O paneleiro finalmente admite que gosta de engolir enguias, mas veja-se continua a fazer-se passar por mulher.
Também terei que esclarecer essa parte, por isso aqui vai: OLHA LÁ Ó ROUTO SEI QUE GOSTAS DE HOMENS MAS TENS QUE TE SERVIR POR OUTRO LADO PORQUE DAQUI NÃO LEVAS NADAS, dito isto espero que nunca mais tentes fazer-te ao bife. E fingires ser mulher??? E ainda por cima minha namorada???? Ignorante, agora todos sabem que para além de maricas és também mentiroso.
Ps: Para a próxima diz quem és pode ser que te envie flores!
Jocas

Anónimo disse...

Então jocas!
Estás a perder a compustura!
Começas uma guerra e agora queixas-te?
O único abichanado por aqui és tu larilas.
Quanto à questão da tua namorada não é responsabilidade minha o teor das suas declarações... vê lá se alguém sabe mais do que tu...
Tens a cabeça pesada touro!!!
Guarda as flores para ti e pendura-as nos chifres seu frouxo!

Anónimo disse...

Estou a perder a compostura? Para além de tudo o que já sabemos também tens um problema de percepção? Começo a ter pena de ti!
Quanto ao resto, o abichanado sou eu? Bem com essa até posso porque isso actualmente até dá status. E larilas? Bem isso já não reconheço! Já quanto ao resto, "Touro" "Cabeça pesada" "Chifrudo", bem sou tudo isso, só acontece a quem tem mulheres, o que não é o teu caso, até porque todos sabemos ser impossível, gostas do mesmo que elas!
Não deixa de ser relevante o facto de tú "ó anónimo sem cara" em parte alguma teres negado aquilo que todos sabemos que és, bem alguma honestidade ainda vais tendo.
Escrevi este post à pressa porque tenho um compromisso urgente mas poderás retaliar “se quiseres continuar entesoado” que no final do dia dar-te-ei o troco.
E vê lá se te identificas.
Jocas

Anónimo disse...

Sou a namorada do Jocas novamente.
Por favor parem com isto que ele anda muito agitado e ainda tem algum ataque cardíaco.
Obrigado pela compreensão.

Anónimo disse...

jocas o melhor é ouvires a tua namorada.

Estás sempre com justificações...
Se estivesses firme nas tuas convicções não necessitavas de estares sempre a afirmar a mesma coisa...
Olha que uma mentira repetida muitas vezes não se torna em verdade!
Quero lá saber se tens que fazer ou alguma coisa da tua vida pessoal...
Estás a levar isto a peito e assim não tem piada.
Vou dar-te um conselho. Enfrasca a tua namorada numa noite de copos e pede-lhe para te contar a verdade!
Antijocas

Anónimo disse...

Quem e o Joca?
JPC

Anónimo disse...

Andem de bicicleta e calem-se!

Jocas disse...

Bem, cá estou eu, e verifico que a minha "namorada" veio em minha defesa "obrigado amor" não vou tecer mais comentários senão isto nunca mais acaba.
Como tu "coisinha fofa" ainda não me conheces, deixo aqui meu perfil que como poderás verificar te é bastante familiar.
Jocas

Anónimo disse...

Eu quero é uma massagem de borla do Paulo Pais, o homem que esfrega e dá mais! Isto de andar a puxar à borlix, não pode ser!

Voltando à aventura de Domingo, os grupos perseguidores só nos apanharam no Sobral porque alguém resolveu ser "batoteiro" e péssimo cidadão, ao não cumprir com as regras de transito passando num sentido proibido. Ao ter visto essa "indecência", própria de rapazecos, resolvi deixar de contribuir para a fuga que tinha determinado, fazê-la até ao alto do Forte do Alqueidão.

Quando ouvi o Runa a levar nas orelhas e o Chico a voltar para trás, rumo a Torres Vedras, não sem antes se passar por uma dificuldade...zita, eh eh eh, vi então os bravos que cumprindo as regras de transito, acabaram por fazer contacto com o grupo.

Quero realçar o excelente espírito de colaboração e atenção que o Freitas demonstrou assim como o Chico. O Paulo Pais pelo reduzido numero de Kms que tem nas pernas e o feitio que demonstra já quando as forças lhe escapam está perdoado pela sua irritabilidade. Eu conheço essa sensação, chama-se empeno!!!!

Feliciano Vasa

Anónimo disse...

Rocha, amanhã vou com o grupo do Pina fazer a volta de Belas por estrada, dada haver pouco pessoal para o trilho. No Sábado e no Domingo vou fazer trilho se quiseres aparecer saímos ás 8.30h do Infantado junto à pastelaria Nanni.
Filipe

Ricardo Costa disse...

Caro Vaza, o teu comentário foi correcto e oportuno. Mas agora só resta desculpar (ou melhor, esquecer) a indelicadeza dos «infractores», que podem ter tido motivos, embora, em ambos, uns mais desculpáveis que outros.
Concordo que queiras uma borla do Paulo e qualquer outra compensação do Freitas, pois tanto tu como o Chico merecem-na pelo excelente contributo que deram à fuga iniciada por eles perto da Ota. Se soubéssemos que vocês se juntariam... ainda por cima tão cedo (logo a seguir à Espinheira), não ficaríamos a dormir na parada tanto tempo.
Mas não foi duro só à frente, também lá atrás foi... e muito! E ainda tivemos de lidar com «um factor» de desestabilização que ainda tornou ainda mais difícil a perseguição – e que só causou estranheza ao Duarte e o Runa, por andarem connosco poucas vezes...
Quanto ao desfecho – a anulação ou não da fuga antes do Alqueidão -, penso que seria mais ou menos irrelevante depois de tão grande cavalgada. A ninguém poderá ser retirado mérito. A vocês, mesmo «apanhados», por terem andado muito bem e gerido os desgastes no grupo, mantendo-o sempre unido; e a nós, que recuperámos certamente quase 3 minutos desde Chão do Sapo, altura em que começámos a perseguir a sério.

Rocha disse...

Ok filipe,tás com medo é da S.SOCORRO.
Ela não morde só aleija...
Sábado faço estrada.
Abraços.

Rocha disse...

Raaaaza,(tu percebes),dá ai o 28 eheheh,abraço ao chico.