quarta-feira, abril 29, 2009

Sexta-feira: treino com três subidas a Montejunto

Na próxima sexta-feira, feriado, dia 1, vai realizar-se um treino em Montejunto. A ideia é fazer três subidas, com partida e regresso a Alenquer. Trata-se de mais uma etapa incluída na preparação dos elementos que têm objectivos em provas internacionais, já no próximo mês de Junho – em que me incluo -, e de outros com planos diversos. No entanto, também poderá ser, para os demais, um interessante desafio de superação pessoal.
O percurso sugerido é o seguinte: partida de Alenquer em direcção a Olhalvo (passagem em empedrado), Atalaia e Vila Verde dos Francos (com 18 km), onde se iniciará a 1ª subida até às antenas (tocar no portão da base militar e dar meia-volta). Desce-se, depois, para Pragança e circunda-se a serra em direcção a Chão de Sapo, Martins Joanes e Vilar, de novo, para Vila Verde (pela subida desde a rotunda do Rodeio).
Segunda subida, novamente até ao alto de Montejunto e descida direito a Vila Verde e à direita para descer à rotunda do Rodeio, subindo novamente para Vila Verde. Terceira, e última, subida. Após esta, regresso por Vila Verde, Atalaia e Olhalvo, e depois para Alenquer, pelo trajecto inverso da ida.
A distância do treino ronda os 105-110 km e logo as 4h00 de duração. Portanto, bastante exigente. E mais: pelas características de subida (de montanha), será mais exigente que, por exemplo, a volta do passado fim-de-semana, dos Trepadores.

A hora de partida de Alenquer é às 8h30. Por isso, a concentração deverá ser entre as 8h00 e as 8h15, para, antes arrancarmos, bebermos o cafezinho da ordem.

4 comentários:

Anónimo disse...

Meus amigos,

E que tal se em vez de três subidas por Vila Verde, subissem pelos três lados.
A saber: Alenquer- Abrigada até às antenas, descida por Pragança até à Nacional e subida pelo mesmo lado e finalmente, descida por Pragança e subida por Vila Verde. Depois para terminar, descida pela Abrigada até Alenquer.
Um treino muito mais exigente.

Um abraço e bons treinos

11-21 disse...

"objectivos em provas internacionais..." LOL

Ricardo Costa disse...

Resposta ao anónimo das 9h47: o percurso que sugeri era apenas isso... uma sugestão. Todavia, considero que, na perspectiva de treino, a subida mais longa, mais constante e também menos dura de Vila Verde dos Francos serve mais aos interesses em questão. Além disso, deve considerar-se que, por duas vezes, sobe-se desde a rotunda do Vilar, que acrescenta mais 3 km à subida. O treino não tem de ser «o mais» exigente possível, mas o mais indicado para a progressão em montanha.

Abraço

Feliciano da Vasa Ferreira disse...

Eu vou mas levo as spinergy que são levezinhas...

Concordo com as três subidas. Vou ao vosso encontro!

Até Amanhã