sexta-feira, agosto 07, 2009

As imagens do Carvalhal

O Carvalhal sobe-se aos 72 km do percurso. Para aceder à subida, vira-se à esquerda à saída de Alvarinho (estrada da Ericeira-Terrugem) cerca de 6 km depois do Alto do Pobral. O cruzamento está meio dissimulado - inclusive está fora da estrada principal. A indicação é: Carvalhal (na placa).

Depois do cruzamento segue-se uma descida rápida (2,4 km), cujo final, à entrada da localidade de Carvalhal, é bastante íngreme, a recomendar bastante precaução. Mal se acaba de descer, inicia-se imediatamente a subida. E logo... a doer. No total, a subida tem 3,7 km, a uma inclinação média de 5,3%. Após a curva à direita que se vê ao fundo, a estrada inclina consideravelmente.

Os primeiros 500 metros são duros (cerca de 10%), entre as casas. O asfalto é novinho, excelente!

Já depois da vila do Carvalhal, a estrada continua «empinada». Os primeiros 1250 metros são a uma média de 8,2%! É fundamental uma abordagem cautelosa, pois ainda estamos no... início.
Após a primeira fase dura, a pendente suaviza e até há uma pequena descida. Estes 500 metros fazem-se a 3,5%.

Para logo voltar a aumentar a inclinação, fixando-se em torno dos 8%. As pernas começarão a acusar o esforço.

O próximo km tem 6,6% de média. É a segunda parte mais complicada da subida, que termina neste topo (na imagem)
A parte final da subida é bem mais fácil. Os mais afoitos podem, inclusive, arriscar a pedaleira grande... São cerca de 900 metros a 2%.

Últimas centenas de metros, praticamente planas. Ao fundo, o cruzamento onde termina a subida

Eis o final da subida. Hora de recuperar o fôlego e reagrupar!