quinta-feira, agosto 13, 2009

Domingo: A-dos-Loucos


A volta do próximo domingo é daquelas que só de ouvir falar já atemoriza: A-dos-Loucos. Tudo, pela famosa subida perto de Alhandra, dura e exigente, que lhe dá o nome e é o seu ponto mais «quente». No entanto, é apenas o único «espinho» de um percurso que, longe de ser plano e fácil, não apresenta dificuldade fora do comum. Aliás, se comparado com o de domingo transacto, da Ericeira-Carvalhal, é muitíssimo mais acessível – não apenas pelo desnível acumulado inferior, como também pela menor distância (83 km), em relação à média das tiradas do nosso calendário.
De qualquer modo, é um traçado do tipo rompe-pernas, que recomenda à moderação (inicial e na sua maior parte) que se vem praticando com êxito nas últimas semanas. A fase inicial é igual à volta da semana passada, com saída para o Tojal e a partir daí a longa ascensão para a Venda do Pinheiro, com passagem por Bucelas; segue-se um sobe e desce muito «nervoso» até ao Milharado; a descida para Póvoa da Galega e a ligação em falso plano ascendente ao Vale de São Gião, a descida da Chamboeira para Bucelas (nalguns locais perigosa), a subida da Romeira (para aquecer motores para A-dos-Loucos). Depois desta, a descida para A-do-Barriga e subida imediata ao alto, para se voltar a descer, agora mais, para A-dos-Melros até Alverca. Então, restará o regresso a Loures pela subida dos Caniços e Variante de Vialonga.
Sugere-se os seguintes pontos de neutralização para reagrupamento, quando necessário:
- Venda do Pinheiro (cruzamento EN8)
- Vale de São Gião (rotunda)
- Rotunda da Silveira (saída Norte de Alverca – objectivo: o grupo entrar compacto em A-dos-Loucos)
- A-dos-Loucos (fim da subida/Alto do Agruela)
- Alverca (rotunda, junto ao núcleo sportinguista)

Nota: a 1ª passagem por Alverca, vindo do Cabeço da Rosa (descida) deverá fazer-se pelo interior, virando à esquerda no final da descida, para Bom Sucesso/Arcena, tomando a Estrada da Proverba até ao túnel da A1, seguindo pela esquerda na rotunda do núcleo sportinguista em direcção à estrada de Arruda e no Brejo à direita para a rotunda das Silveiras (saída Norte da cidade).

1 comentário:

Unknown disse...

Oi Ricardo,
Usando uma expressão do Marco Chagas e relacionado com as dificuldades dos percursos:
"As dificuldades são os ciclistas que as fazem" ;-)
A ver se apareço.
Abç,
nmg