quarta-feira, dezembro 23, 2009

Domingo: Santo Isidoro

A volta do próximo domingo é a de Santo Isidoro e marca o regresso do nosso pelotão à interessantíssima zona de Mafra e Ericeira. O percurso é quase «ir e vir» pelo mesmo sítio, mas tem algumas «nuances» que esbatem qualquer ideia de monotonia.
Desde logo, a passagem pelo principal «ponto quente» da jornada, sensivelmente a meio do trajecto: a subida de Santo Isidoro (2,9 km a 5%) - tem um início duro, suavizando à medida em que se aproxima o topo. Após este, entra-se no percurso inverso, junto ao cruzamento de Fonte Boa dos Nabos (estrada Ericeira-Mafra) que tem relevo que transfigura, por completo, as sensações que se têm em sentido contrário (Mafra-Ericeira). Quem conhece... sabe ao que me refiro...
Por exemplo, além de o traçado de regresso a Mafra ser em falso plano ascendente, segue-se à cidade a difícil rampa da variante para a rotunda da Abrunheira. Complicada, quando batida a vento! E mais tarde a aproximação à Malveira, também em subida a partir de Alcainça. Duas passagens que, à ida, com as pernas ainda frescas e a alta velocidade, mal se dá pela dificuldade que impõe no regresso.
De qualquer modo, se a intensidade empregue ao andamento não destoar das últimas duas semanas, esta volta poderá constituir um excelente treino em agradável convivência de pré-temporada, para «queimar» as calorias da Consoada.

Feliz Natal a todos




Sem comentários: