quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Clássica de Santarém: novo percurso

O percurso da edição de 2011 da Clássica de Santarém (dia 6 de Março) foi alterado devido ao corte de circulação na ponte D. Luís I, em Santarém, na ligação de Almeirim à subida das Portas do Sol.

Por este motivo, o novo trajecto será totalmente diferente do original (dos últimos anos), principalmente na primeira parte, suprimindo a rota da lezíria, por Porto Alto, Samora Correia, Benavente, Salvaterra de Magos e Almeirim. No seu lugar, o novo traçado segue, a partir de Vila Franca, em frente para Carregado, Alenquer, Ota e Abrigada (sempre por fora, pela estrada nacional 1), depois pela Espinheira até à rotunda de Alcoentre. Desde aqui, continuará sem desvios por 2,3 km em direcção a Rio Maior, pelo caminho da Clássica de Fátima, fazendo a passagem (direita/esquerda) sobre o viaduto, seguindo a indicação Quebradas (ainda pela estrada para Fátima) e durante mais 4,7 km. Então, aí, derivará para a direita (cruzamento) para Arrouquelas (atenção: placa pequena e pouco visível, de cor castanha com símbolo de monumento), iniciando um troço interessante, «ondulado» e bem asfaltado, sem grandes dificuldades, que se dirige a esta localidade (+3,2 km), e depois para Assentiz (+2,8 km), onde coincide a única subida mais exigente (1,5 km, à entrada e pelo anterior da aldeia) e para Almoster (+9 km). Não tem nada que enganar: sempre em frente, sem desvios.

De Almoster, ruma-se ao Cartaxo (pela direita, no cruzamento), passando depois pela rotunda de acesso à A1 (+5 km) e uma vez nas imediações desta cidade, sempre pela variante exterior, toma-se a direita na primeira rotunda, sempre seguindo as indicações Cartaxo (+4 km) e novamente a direita na última, à saída da cidade (+2 km), retomando neste ponto o percurso original, em direcção a Azambuja, Carregado, Vila Franca, Alverca, Vialonga, Tojal e finalmente Loures.

No total, são 145 km, ou seja, cerca de 10 km menos que o traçado original, mas compensando com maior desnível acumulado, principalmente pela introdução de troços em relevo ondulado (a partir de Alenquer), mas repito, sem grandes dificuldades. E parece ser muito mais interessante! Que chegue, então, o próximo dia 6!

1 comentário:

DUROS DO PEDAL disse...

Boas.
Para esta clássica desejo muita adesão, e ritmo moderado pelo menos até ao Cartaxo.
Sei que será complicado.
Uma boa clássica não vive só de ritmos de corrida mas também da companhia de muitos amigos e grupos visinhos.
Abraço.
TO MONTEIRO