quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Domingo: Santiago dos Velhos

No próximo domingo, os desníveis vão impor-se! Serão 1600 metros de desnível acumulado em 109 km! Portanto, conte-se com dificuldades.
O percurso é para trepadores, embora as subidas não sejam «duras», em distância/inclinação. Senão vejamos: logo à saída de Loures, subida de Guerreiros, seguida de falso plano ascendente para a Freixeira, onde se inicia a curta mas exigente subida da Venda do Pinheiro (1,2 km a 7%).
Após esta, descida longa para Bucelas e... eis o pitéu da jornada: a subida de Santiago dos Velhos (Lameiro das Antas), com mais de 6 km. E aí estaremos apenas no km 35!
Segue-se a descida para N. Sra. da Ajuda e o encadeamento rápido com o derradeiro trecho da subida do Forte de Alqueidão (a partir de Arranhó, junto às bombas da BP).
As dificuldades do relevo só regressam a seguir aos Cadafais (km 62) para Santana da Carnota, em mais uma longa ascensão (11 km), suave e rápida durante a maior parte, mas terminando com 3 km bem mais exigentes (km 73).
Mas não é só: resta a segunda passagem pelo Alqueidão (km 84), agora na vertente norte, a partir de Seramena, com piso rugoso e habitualmente com vento desfavorável. Faltará descer (muiiito...) para Bucelas (km 96) e regressar a Loures.
Estão previstas as seguintes neutralizações (se necessárias) para reagrupamento:
-Venda do Pinheiro (cruzamento com estrada para Bucelas, km 13,7)
-Lameiro das Antas (alto de Santiago dos Velhos, km 34,7)
-Sobral (rotunda da Praça de Touros, km 46)
-Alto da Carnota/Casais da Cruz do Vento (km 73)
-Forte de Alqueidão (facultativa, km 84)

1 comentário:

Anónimo disse...

Texto altamente neste sítio, reflexôes como aqui vemos dão brilho a quem quer que reflectir nesta página .....
Dá mais do teu blogue, a todos os teus seguidores.