quarta-feira, agosto 08, 2007

A minha «caixa negra» da volta da Marginal-Sintra

A caixa negra (Polar) não mente! Mostra explicitamente as principais alterações de intensidade durante a volta do último domingo: Marginal-Sintra. A primeira mudança de patamar de esforço aconteceu entre os 20 e os 35 km, durante a fuga de Cabo Ruivo a Algés. Como se pode ver, a intensidade foi de endurante alto (zona amarela), sem entrar em «sobre-regime».
O que se segue, até ao Guincho, mostra bem como se pode conduzir um pelotão a mais de 30 km/h sem quase ultrapassar as 140 bpm. O que quebra alguns «mitos», ehe!
O «pico seguinte já foi na subida para a Malveira da Serra, devido ao excelente trabalho do Paulo Franzino à frente do grupo, também sem sair da zona amarela, ao que se seguiu um ligeiro descanso (quando ele deixou a dianteira e o terreno ficou menos inclinado).
A seguir vieram as verdadeiras agruras: a subida para a Peninha sempre em regime anaeróbio (9 minutos na zona vermelha, acima das 172 pulsações - embora neste caso tenha sido acima das 180).
Finalmente, o último «pico» foi à passagem por Negrais, também a alta intensidade (zona vermelha), mas sem capacidade para seguir no grupo da frente na aceleração final para Sta. Eulália.
Ainda houve mais um «piquinho» final, no topo de Guerreiros, mas foi apenas um esboço de reacção ao sprint entre o Jony, Freitas, Rui Rodrigues e o Paulo Pais. Mas como se pode ver, foi apenas um esboço...

P.S. A volta do próximo fim-de-semana é a não menos «picante» da Nossa Sra. da Ajuda, com subida a A-dos-Melros (por Alverca), Mata, o muro da Sra. da Ajuda, Casais da Serra e Ribas no cardápio. Salvam-se os 80 km... apenas!

Sem comentários: