sexta-feira, agosto 10, 2007

N. Sra. Ajuda: «muro» para transpor no domingo

Info para a volta do próximo domingo: Sra. da Ajuda

Percurso: Loures-Frielas-Unhos-Sacavém-Alverca-A-dos-Melros-Adanaia-A-do-Barriga-Arruda-Mata-S. Tiago dos Velhos-Contradinha-N. Sra. Ajuda-Quinta do Paço-Tesoureira-Casais da Serra-Freixial-Ribas-Fanhões-Tojal-Loures

Distância: 80 km

Horário de saída: 8h30 (Loures)

Sugere-se que sejam respeitados (rigorosamente) três pontos de neutralização para reagrupamento de todos os elementos:
1º alto da Mata
2º alto de N. Sra. Ajuda
3º Ribas (alto do Andrade)

O motivo de os dois primeiros pontos de «espera» estarem tão próximos deve-se ao facto de a passagem pelo conhecido «muro» da N. Sra. Ajuda provocar, naturalmente, diferenças acentuadas que dificilmente serão recuperáveis durante os quilómetros que restam, uma vez que a entrada na subida da Tesoureira e Casais da Serra é logo a seguir, tal como daí à subida final para Ribas.
A neutralização no alto do «muro» da Sra. da Ajuda permite com que o grupo possa iniciar compacto a subida de Tesoureira - o que raramente sucedeu em anteriores ocasiões.

Notas de rodapé:
Tal como na edição de 2006, faço desde já um desafio a todos os participantes que coloquem como objectivo principal cumprir o percurso na totalidade. Para tal, escusado será dizer que é fundamental cada um adaptar o seu andamento às suas capacidades. A volta, apesar de curta, é muito exigente, constituindo, acima de tudo, um desafio de superação individual. Terminá-la deveria ser, para todos, a motivação maior! Embarcar em esforços excessivos durante a primeira fase do trajecto (até à Mata) é meio caminho para não encontrar força física e anímica para conclui-lo, nomeadamente, fazer a última subida de Ribas.
Também se sugere que ninguém se adiante aquando das neutralizações, o que além de não ter qualquer justificação plausível, acaba por provoca desestabilização e desnorte no grupo, além de riscos inerentes ao desconhecimento do paradeiro da(s) pessoa(s).

Sem comentários: