Espaço aberto à opinião dos ciclómanos sobre ciclismo. De simples entusiastas da modalidade aos que a praticam. Sítio de tertúlia, onde fluem conversas de ciclistas sobre ciclismo.
quarta-feira, março 25, 2009
Tudo a postos para Évora!
* clicar na imagem para aumentar
Tudo a postos para a Clássica de Évora, do próximo domingo: a «Classíssima» da época. Depois do recorde de adesão o ano passado, com cerca de 40 participantes, premiados com impecável organização, a edição de 2009 está prestes a superar todas as expectativas, prevendo-se que reúna mais de 60 ciclistas.
Os preparativos estão em marcha e as inscrições na loja Pina Bike aumentam a cada dia. À semelhança de 2008, vai ser disponibilizado autocarro para transporte de regresso a Loures, logo após o almoço de convívio. Os interessados devem inscrever-se o quanto antes.
Para que se mantenha o crescente sucesso de anos transactos, e devido ao numerosa lista de participantes, deverão cumprir-se regras elementares de trânsito, como o respeito pela circulação mais próxima da berma possível, de preferência em formação a dois, para facilitar a ultrapassagem de outros veículos. Assim, fazendo contas a 60 ciclistas, a extensão da fila não excederá os 50/60 metros, ou seja, não será muito mais longa que nas saídas domingueiras mais concorridas.
Grande vantagem desta prova, em termos de segurança, é a (quase ou mesmo total) inexistência de cruzamentos durante o percurso. De qualquer modo, deve impor-se, sempre, a máxima precaução em rotundas ou noutros locais em que o convívio com os demais agentes rodoviários se afigure mais complicada.
É igualmente tradição deste evento, não haver paragens ou neutralizações obrigatórias previstas. Todavia, não querer dizer que não se pare, como, aliás, sucede quase sempre, em casos de força maior: furo, avaria ou para satisfazer necessidades fisiológicas – em que o pelotão pára em bloco, tal como volta a partir. Em todas as situações, pede-se, uma vez mais, para não se promoverem saídas antecipadas, à socapa, ou desrespeitar eventuais paragens colectivas.
A chegada será, como habitualmente, em frente ao hipermercado Feira Nova (km 137,5), a cerca de 2 quilómetros da entrada na cidade de Évora. Desta vez, para precaver alegações de desconhecimento do local exacto onde está instalada a dita «meta» (que o ano passado foram inteiramente justificadas por alguns elementos do Ciclomix, é bom que se reconheça!), anuncia-se, desde já, que será a SEGUNDA TRAVESSIA DE PEÕES (PASSADEIRA), já na parte final da fachada do parque de estacionamento do referido centro comercial, antes de um «refúgio» para paragens de emergência na berma da estrada. ATENÇÃO: existe uma primeira passadeira antes daquela, que neste caso funcionará como «placa» dos últimos 150 metros...
Para visualização do local, por exemplo, no Google Earth, as coordenadas precisas são as seguintes: 38º33'56.29'' N; 7º56'30.96'' W.
Mais claro é impossível!
A saída de Loures (bombas da BP) será às 8h00 em «ponto». ATENÇÃO: NESSE DIA HAVERÁ MUDANÇA DE HORA, ADIANTANDO-SE UMA HORA. ASSIM, À 1H00 DA MANHÃ DE DOMINGO, PASSARÃO A SER 2H00.
O percurso é praticamente plano, atravessando o baixo Ribatejo até ao alto Alentejo, talhado à medida de roladores fortes e possantes, e a distância longa não permite contemplações aos menos bem preparados. O perfil altimétrico é curioso: vai subindo gradualmente de Vila Franca a Évora, com alguns picos mais acentuados antes e depois de Montemor-o-Novo, nos últimos 30 km, tornando o final da tirada bem mais selectivo. Tanto mais que, nessa altura, o cansaço se vai acumulando. E depois, como diz a velha máxima ciclista, «as dificuldades também se ditam pelo andamento», além que tradicionalmente há que contar com um adversário adicional: o vento lateral após Vendas Novas.Amanhã, a projecção da prova...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Uma passadeira par peões como meta???
Espero que ninguem se lembre de passar nessa altura
eh!!!60?? Isto já vai parecer quase o campeonato do mundo.
cuidado com as drogas. pode haver pessoas a passar na passadeira, principalmente as equipas que não pertencem á pinabike.
Tanto detalhe com a meta final isso vai haver prémios?
Sim, vai haver convívio, galhofa e a sensação de uma manhã muito bem passada. Melhor que uma sandes de coirato e um sumol!
Enviar um comentário