quarta-feira, maio 13, 2009

Domingo: Sintra-Peninha

No próximo domingo realiza-se mais uma Clássica, a de Sintra-Peninha, na distância de 110 km, com duas etapas.
Por motivos de corte de estrada na zona ribeirinha de Lisboa, o percurso original foi alterado, passando a ser o habitual nas voltas para a zona de Sintra. Ou seja, de Loures segue-se em direcção a Ponte de Lousa, Negrais, Pêro Pinheiro, Lourel e Sintra. Uma vez nesta cidade, atravessa-se a zona pedonal (atenção!!!) em direcção a São Pedro de Sintra e à rotunda de Ranholas, virando à direita para a estrada do autódromo. Depois deste, segue-se em frente pela via que passa à frente do Cascais Shopping até à rotunda, onde se toma a 2ª saída em direcção a Cascais (descer até à Marginal junto ao hipermercado). Aqui entra-se no trajecto original, seguindo em direcção ao Guincho, Malveira da Serra, Cabo da Roca e subida da Peninha – no alto deve terminar a primeira fase da etapa (67 km), havendo lugar a neutralização (como habitualmente acontece). Deve-se descer em ritmo moderado (a descida é perigosa, com historial de quedas!), e com precaução, em direcção aos Capuchos e depois para nova descida, a do Castelo dos Mouros (igualmente bastante perigosa). Já em Sintra, segue-se para S. Pedro (centro) e para a rotunda de Ranholas regressando a Sintra (rotunda de saída, do jardim), passando novamente pela zona pedonal. Nesta rotunda deve proceder-se à concentração, antes de iniciar a segunda fase da tirada, de apenas 16 km, precisamente pelo percurso inverso, terminando em Sta. Eulália (98,4 km), junto à fonte. A parte final para Loures é também neutralizada.
Em suma, a secção determinante desta Clássica é a primeira, que culmina com o alto de Sintra (Peninha), devendo a curta ligação final, de Sintra a Sta. Eulália, ser apenas para «carimbar» presenças.
Trata-se de um percurso para quem gosta de subir, mas onde os roladores também terão os seus «momentos», Desde logo, a primeira fase, de Loures a Sta. Eulália (12 km), já é bastante acidentada, e depois, de Lourel a S. Pedro sobe novamente, seguindo-se uma fase muito rápida até Cascais e daqui para a Praia do Guincho (56 km). Precisamente, onde se inicia longa subida (11 km) que passa pela Malveira da Serra em direcção ao Cabo da Roca e depois para a fase mais dura, a subida para a Peninha (a partir do cruzamento do Cabo da Roca são 3,2 km a 6% de inclinação média).
Trata-se, acima de tudo, de uma excelente oportunidade para treinar em qualidade e em grupo, com vista à «Lale Cubino», do próximo dia 7 de Junho. Será isso que tentarei fazer, certamente.

Anónimo disse...

Cuidado com as obras em frente ao CascaisShopping

Miguelm

Hugo"Gartield"Silveira disse...

Já que a volta deste fim de semana é para os meus lados desta vez fico eu a vossa espera na Pedra Furada.

Anónimo disse...

mais uma para os ciclomix brincarem com os pinabikers

Tu é que deves estar a brincar 21.15, na subida da Peninha só o puto André poderá com o Ricardo. Isto se o Ricardo for a fundo, porque também é o único que conseguirá deixar os Ciclomix para trás. Não sei o que ele quis dizer com «treino de qualidade»...
A única possibilidade dos Ciclomix é meterem algum dos seus «poderosos» em fuga antes da recta do Guincho, porque aí ninguém vai querer perseguir por causa do vento.

Anónimo disse...

Antes de falarem, vejam bem quem vai aparecer.
Talvez tenham de tentar ir na roda, e se conseguirem não é mau...

concordo. segundo fontes prossimas isto vai ser a classica dos verdadeiros campeões que não foram a fátima. vamus brincar tanto com os pinas como com os cilomix e os ciclomoinas se aparecerem talvez esses sejao os unicos que nos fassam frente.

CicloMIX Team disse...

Nos Ciclomix vamos comparecer nesta clássica unica e exclusivamente para fazer um treino de qualidade com os nossos companheiros da Pina Bike (e outros que compareçam). A nossa próxima "corrida" vai ser o dia 24 no contra relógio e depois no dia 7 no Cubino, até lá há que gerir a carga com cabeça e seguir os conselhos dos mais experientes nos eventos internacionais.

Anónimo disse...

E gajas, vai haver no domingo ?
Se houver contem comigo !