domingo, maio 24, 2009

Montejunto vezes três... 2º acto!



O treino desta manhã, com ascensão tripla a Montejunto, cumpriu mais uma etapa da derradeira fase de preparação para a «Lale Cubino». Na companhia do Jony e do Freitas (este apenas na primeira subida), a sessão revelou-se altamente produtiva e reveladora de indicações importantes – neste último caso, por comparação directa com treino exactamente igual realizado no passado dia 1 de Maio. Felizmente, a evolução é notória em todos os parâmetros (tempos efectuados nas subidas, pulsações médias, sensações, capacidade de adaptação à acumulação de esforço, etc.).
A primeira passagem foi ligeiramente mais tranquila até ao quartel que a do início do mês – em que subi sempre na roda (do Freitas) – mas depois daquele local forcei um pouco mais, atingindo o alto em menos 17 segundos (28m46s) e mais uma pulsação em média (167) que nesse dia.
Na segunda ascensão (depois de circundarmos a serra por Pragança e Vilar, começando a subir desde a rotunda do Rodeio) tentei impor-me um ritmo constante mais elevado desde o início. As pernas reagiram bem ao longo da subida e os números também corresponderam: menos 2 minutos (26m50s) que a primeira subida; menos 46 segundos do que no treino anterior. E melhor: menos 4 de pulso (167) que nesse dia.
Curiosidade: creio que o facto de ter feito a mesma pulsação média nas duas subidas para uma diferença significativa de 2 minutos (!) se deve à ambientação ao decurso dos quilómetros (a subida faz-se com pouco mais de 20 km; a segunda com cerca de 50 km). Também foi bom indicador.
A terceira passagem (após descida directa para o Rodeio) foi ainda mais positiva em relação à do dia 1. Procurei adoptar o mesmo andamento da segunda subida, esperando para ver com as pernas respondiam à acumulação de fadiga (bem...). Fiz apenas mais 15 segundos (27m05s) e mais 1 de pulsação média (168). Todavia, as melhorias comparativamente ao treino passado foram mais evidentes: menos 1m16s e menos 3 de pulso.

Referência para a companhia excepcional do Jony durante a longa jornada de montanha, ele que está a apurar a forma para o Campeonato Nacional de Masters (no próximo domingo, em Grândola) e motivado pelo excelente 5º lugar conquistado, no sábado, no G.P. da Vidigueira. No fim-de-semana seguinte, será mais um (de nós) a enfrentar a Covatilla.

Duração do treino: 4h16m
Distância: 109 km
Pulsação média: 140
Pulsação máxima: 181

Pulsação em repouso: 36
Peso: 71,2 kg (+0,7 kg que na véspera)

Nota de última hora: muito bom desempenho da equipa Pina Bike no contra-relógio de Sta. Iria (Coruche-Infantado). Segundo informações, o colectivo manteve-se unido até final (com 8 elementos), realizando óptima média de 36,5 km/h... em quase 140 km!

8 comentários:

Ruben disse...

estou a ver que estas em grande momento de forma!! de certo irás fazer uma muito boa prova lá em Espanha!!

Em relação ao contra-relógio, no qual eu participei, a equipa do Pinabike está de parabéns na minha perspectiva, mantivemos um andamento muito elevado e constante de inicio ao fim.

Rocha disse...

Concordo plenamente com o Ruben.
Quero até salientar que,por volta do km 60-70 sensivelmente,chegamos a ter(37,7)de media,tendo vindo a cair até aos 36,5 no final devido ao cansaço de todos como é obvio.
O grupo esteve muito unido até ao fim,tentando sempre revesarmo-nos pela frente ao que levou o andamento elevado.
Abraços

Morales disse...

Bom dia a todos,

Ricardo, vejo que apesar de menos km´s este Ano, está mais “refinado”, é o saber da experiência, estou convicto que farás uma grande participação “Internacional”, que orgulhará toda a Equipa PinaBike e os demais participantes do grupo domingueiro com que regularmente privamos.

Em relação ao CR deste fim-de-semana, antes de mais deixa-me anunciar os participantes João; Farinha; Pina; Salvador; Evaristo; Ruben; Rocha e Eu, devo dizer que acima de tudo esteve o espirito de entre-ajuda e camaradagem de toda a equipa presente em todo o circuito, na medida em que partimos 8 e chegamos os mesmo 8, quero também agradecer em nome pessoal a grande ajuda que tive por parte de todos, visto que pouco depois de Coruche pouco mais passei pela cabeça do Grupo e que num dos topos mais complicados a caminho do Infantado, os meus parceiros me deram uma boleia que fez com que me conseguisse manter no “pack” até final, quanto a mim neste tipo de iniciativa independentemente da maior ou menor organização que conseguimos manter de incido a fim, o espirito de camaradagem é o mais importante.

Deixa-me já gora referir os nºs,
Km : 138,154
Tempo : 3h,43m:43s
Média : 37,1
Classificação 3º lugar.

Imagine-se, nós com esta média em 3º lugar, vejam o nível a que estava a prova.

Abraços e boas pedaladas.

Confiram:
http://tntbtt.50webs.com/tntbtt.htm

Anónimo disse...

Sem as vedetas os Pinas andam melhor!

Anónimo disse...

Vê lá se não te esqueces de comer e beber como de costume...

Anónimo disse...

Afinal ha muitos e bons para ajudar os internacionais nas classicas!!! Mas onde têm andado??

Ricardo Costa disse...

Creio que o «conselho» do anónimo das 16:16 foi para mim...
Se sim, reconheço que muito oportuno e conhecedor das «partidas» (ou erros clamorosos...) que por vezes prego a mim próprio. Por isso, registo e agradeço. ;)

Duarte disse...

PARABENS aos atletas da PINABIKE que participaram no crn de sta iria... tao que nem motas!!!
claro que para fazerem esta media... tiveram de levar um gel da "CARBBOOM" no bolso...
contunuem assim...
bons treinos para todos...