domingo, janeiro 03, 2010

Aí está o Calendário 2010!

Aí está o calendário 2010! O formato mantém-se fiel ao da temporada transacta, com a continuidade das denominadas Clássicas – 12 voltas com características especiais ou grau de dificuldade mais elevado. Após a estreia em 2009, justifica-se a repetição pelo indiscutível sucesso que tiveram, bem demonstrado na elevada adesão, a motivação e o empenho dos participantes. Fez-se ciclismo. Houve estratégias individuais e colectivas, fugas, perseguições, ataques, momentos intensos em prol de saudável competitividade. Mas, acima de tudo, prevaleceu o espírito de camaradagem e de superação. Penso que o objectivo para 2010 será reforçar esse espírito!
A primeira volta do ano, de Santo Estevão, deveria (ou foi...) realizada hoje, mas devido à intempérie desconhece-se que se tenha mesmo cumprido. Segue-se, no próximo domingo, a Ota (na versão longa, com início por Sacavém) e no fim-de-semana seguinte, a tradicional abertura da época, a Valada.
A primeira Clássica será, como no ano passado, a de Santarém, no último dia de Fevereiro (28), seguindo-se a «alentejana», de Évora (21 Março) e três semanas depois a de Santa Cruz (18 Abril). A rainha, Fátima, tem data marcada para 9 de Maio, e será apenas a quarta prova de uma dúzia a realizar até final de Outubro (dia 31), com a Clássica dos Campeões (como passa a chamar-se a fantástica volta realizada este ano, em final de temporada, por Torres, Sarge, Cercal, Espinheira, Alenquer).
A Serra da Estrela (como é tradição, no primeiro fim-de-semana de Setembro) e as duas ascensões a Montejunto, por Vila Verde (27 de Junho) e Pragança (19 de Setembro) estão igualmente no cardápio, de que fazem ainda parte a Marginal (Serra de Sintra), a 23 de Maio; Bombarral (11 de Junho) e Cartaxo (15 de Agosto), também já disputadas em 2009.
A única estreia será São Romão (10 de Outubro), reedição de um percurso efectuado em 2008, que passa pela Ota (Vale do Brejo), Aveiras, Pontével, Azambuja, Carregado e culmina na exigente subida ao Alto de S. Romão, em Trancoso (com início em Alhandra).
Toca desde já a preparar os momentos altos da nova temporada!

Sem comentários: