segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Tudo a postos para a Clássica de Santarém!

No próximo domingo a Clássica de Santarém, realiza-se a primeira da temporada, que promete reeditar o êxito da edição de 2009, ano de estreia destes eventos no alinhamento da época do grupo Pina Bike.
O percurso é praticamente igual do último ano (ver percurso interactivo) e tem a distância aproximada de 152 km, com um desnível acumulado de 720 metros. Como se percebe: acessível. Para quem não conhece, trata-se de um trajecto com relevo quase sempre plano: na primeira metade, até à entrada de Santarém, é-o quase sempre, mas na segunda fase é mesclado com um «ondulado» que, com o acumular dos quilómetros, se torna mais exigente.
Terreno de eleição para roladores e «puncheurs», já que subidas, apenas a das Portas do Sol, em Santarém, além do mais, curta e sem especial inclinação (1,5 km a 5%), sensivelmente a meio do percurso. De qualquer modo, esta interrompe uma longa secção de planície (na lezíria ribatejana), abrindo, como referi, a segunda porção da tirada, um pouco mais acidentada com a passagem pelo Vale de Santarém, Cartaxo e Azambuja.

Eis algumas informações importantes sobre a Clássica:
Características fundamentais: de acordo com o formato das Clássicas, o andamento é livre, de início ao fim, e não estão previstas neutralizações para reagrupamento (como nas voltas domingueiras normais). Ao contrário do que sucedeu no ano passado, não haverá neutralização em Santarém (no café habitual).
De qualquer modo, isso não quererá dizer que não se façam paragens colectivas imprevistas, por motivos vários: por exemplo, urinar, reparar um furo ou avaria ou outro incidente ou percalço do género. Estas paragens deverão ser decididas e aceites em colectivo (pelo pelotão) e por todos respeitadas.
Relembre-se que este evento não tens fins competitivos – deve ser apenas uma prova de superação individual, que pretende ter um grau de exigência mais elevado pelo conjunto de factores: distância-relevo-andamento livre. O prazer pela prática do ciclismo e a segurança devem prevalecer!

Concentração: 7h30
Partida: 8h00
Local (partida/chegada): Posto BP de Loures (junto ao acesso ao nó CRIL/A8)
Descrição do percurso: Loures-S. Roque-Tojal-Vialonga (Variante)-Cabo-Verdelha-Alverca-Vila Franca-Porto Alto-Samora Correia-Benavente-Almeirim-Santarém-Cartaxo-Azambuja-Carregado-Vila Franca-Alverca-Verdelha-Recta da Central de Cervejas-Cabo-Vialonga (Variante)-Tojal (por fora, pela variante e nó da CREL)-S. Roque-Loures (BP)
Distância: 152 km
Desnível acumulado: 720 metros
Média horária (2009): 33,6 km/h (154 km)

Notas:
Os participantes devem respeitar a ORDEM DE PARTIDA, saindo em pelotão compacto e andamento moderado, e assim é aconselhável manter-se, de preferência, até à entrada na Variante (Tojal).

Ao contrário do que sucedeu o ano passado, as passagens de ida e volta serão, ambas, pela RECTA DA CERVEJEIRA (SAGRES) e Verdelha de Baixo. Ou seja, na ida, segue-se até ao final da Variante de Vialonga, até à rotunda do Cabo (1ª saída para Alverca), descendo-se depois a recta da Cervejeira e no final desta volta-se à direita para Verdelha/Alverca. No regresso, será o trajecto inverso.
Recorde-se que, o ano passado, devido a obras, o traçado fez-se pelo Forte da Casa/Estrada dos Caniços. Na parte final do percurso, a partir do Tojal, segue-se em frente na rotunda da COSTA E BALEIA pela variante que passa sobre o nó da CREL/Estrada de Bucelas, descendo depois para a rotunda de S. Antão do Tojal (das Oliveiras) e daí para S. Roque e Loures.
O final do percurso será à entrada da rotunda, em frente às bombas da BP de Loures (no mesmo local da partida).

6 comentários:

DUROS DO PEDAL disse...

Saudações!
Desejo-vos uma boa aventura e sem precalços!
Nóz Duros do Pedal ainda andamos com etapas na casa dos 100kms e essa tirada seria demais para alguns...
como sempre aguardamos os rescaldos!
Abraço
TO MONTEIRO

Anónimo disse...

se estiver a pingalhar a clássica é realizada?

Ricardo Costa disse...

Bom, se estiver (efectivamente) a «pingalhar», não vejo por que não realizar a clássica. O pior é se chove torrencialmente - o que, ao que parece, não está previsto.
Poderá, de facto, cair alguns aguaceiros, e prevê-se vento forte.
Vamos aguardar para que o tempo que tem estado tão inclemente, faça uma trégua durante a manhã de domingo.

Feliciano da Vasa Ferreira disse...

Tenho pena de não poder estar presente.
A primeira vez que tive contacto com os Pinas foi após desafio do Sr Abel e precisamente nesta clássica.

A minha condição física para esta altura do ano ainda não permite passar a barreira dos 120Kms. Por isso manifesto o meu lamento de não poder estar presente e ao mesmo tempo votos de de um bom divertimento acima de tudo.

Anónimo disse...

Previsão do tempo para domingo, céu em geral muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada.
Vento moderado (15 a 35 km/h) de sudoeste, soprando temporariamente
forte (35 a 45 km/h) com rajadas da ordem dos 70 km/h no litoral
a sul do Cabo Carvoeiro.
Descida de temperatura.
Iremos ter vento de frente no regresso.
Filipe Nunes

Ricardo Costa disse...

Parece que sim, Filipe! O vento é cada vez mais certo, vamos fazer votos para que não caia chuva... ou muita!
O vento no regresso é mais um factor a aumentar as dificuldades - de todos, mas principalmente dos mais leves e menos bons roladores! Nessas circunstâncias, a boa colocação no pelotão é determinante para salvaguardar energia e evitar cortes. Mas é «apenas» mais um factor...

Abraço