Antes da habitual crónica da volta domingueira, de hoje, para S. Pedro da Cadeira, importa recordar que estamos na recta final para a primeira grande Clássica de 2011, de Santarém (domingo, 6 de Março). Principalmente porque, como já foi adiantado num dos últimos «post», o percurso foi alterado devido ao corte de circulação na ponte D. Luís I, em Santarém, na ligação de Almeirim à subida das Portas do Sol.
Por este motivo, o novo trajecto será diferente do original (dos últimos anos), principalmente na primeira parte, suprimindo a rota da lezíria, por Porto Alto, Samora Correia, Benavente, Salvaterra de Magos e Almeirim. No seu lugar, o novo traçado segue, a partir de Vila Franca, em frente para Carregado, Alenquer, Ota e Abrigada (sempre por fora, pela estrada nacional 1), depois pela Espinheira até à rotunda de Alcoentre. Desde aqui, continuará sem desvios por 2,3 km em direcção a Rio Maior, pelo caminho da Clássica de Fátima, fazendo a passagem (direita/esquerda) sobre o viaduto, seguindo a indicação Quebradas (ainda pela estrada para Fátima) e sem mais desvios durante mais 4,7 km.
Então, derivará à direita (cruzamento) para Arrouquelas (atenção: placa pequena e pouco visível, de cor castanha com símbolo de monumento), iniciando um troço «ondulado» e bem asfaltado, sem grandes dificuldades, que se dirige a esta localidade (+3,2 km), e depois a Assentiz (+2,8 km), onde coincide com a única subida mais exigente do novo sector (1,5 km, iniciando-se à entrada da povoação e continuando pelo seu interior).
Daqui, ruma-se a Almoster (+9 km), sempres sem desvios. De Almoster, para Cartaxo (pela direita, no cruzamento à entrada da localidade), passando-se, alguns quilómetros mais adiante, pela rotunda de acesso à A1 (+5 km). Nas imediações do Cartaxo, segue-se sempre pela variante exterior, tomando-se a direita na primeira rotunda, seguindo as indicações Cartaxo (+4 km) e novamente a direita na última rotunda, à saída da cidade (+2 km), onde se retoma o percurso original (neste ponto proveniente de Santarém) em direcção a Azambuja, Carregado, Vila Franca, Alverca, Vialonga, Tojal e finalmente Loures.
Recorda-se que, como é tradicional nesta Clássica, na parte final, a passagem por S. Julião do Tojal/S. Antão do Tojal, seja realizada seguindo em frente pela Variante (na rotunda do Costa e Baleia) em viaduto sobre o Rio Trancão e nó da CREL, culminando, depois, na rotunda das oliveiras, à saída de S. Antão do Tojal.
No total, são pouco menos de 145 km, cerca de 10 km menos que o traçado original, mas compensando com maior desnível acumulado, principalmente pela introdução de troços em relevo ondulado (a partir de Alenquer), mas repito, sem grandes dificuldades. E parece ser muito mais interessante!
Local de partida: posto de abastecimento da BP, em Loures (nó da A8). Sugere-se o estacionamento das viaturas em zona de parqueamento, no Infantado (a cerca de 200 metros), no local onde foi a partida da Clássica de Évora de 2010.
Hora da concentração (BP): 7h45
Hora de partida (sem atraso): 8h00
Mais informações nos próximos dias
2 comentários:
Boas Ricardo, o dia da classica será domingo 6 Março e não 7, certo?
Sim claro, o que quis referir foi que faltavam 7 dias para a Clássica. Desculpem-me quem induzi em erro.
A data é domingo, dia 6 de Março
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