segunda-feira, novembro 14, 2005

Fuga bem sucedida!

Foi arriscar e petiscar. A fuga iniciada na descida do Sobral permitiu-me chegar ao alto do Gradil isolado, resistindo à perseguição movida principalmente pelo Miguel e o Freitas. A escapada começou a desenhar-se na rápida descida do Sobral para a Feliteira, na companhia do Farinha (o Fantasma, ele próprio). O pelotão facilitou, demorou a reagir ou talvez por ter descido de forma mais cautelosa devido à estrada encontrar-se molhada nalguns locais, e deixou o duo ganhar avanço que se revelaria irrecuperável. A verdade é que tanto eu como o Farinha decidimos correr mais riscos, descendo, por vezes, a mais de 60 km/h, e quando abordámos a viragem à esquerda no cruzamento da Feliteira já tinhamos uma vantagem apreciável– provavelmente cerca de 20 a 30 segundos.
A partir daí, impunha-se decidir entre forçar o ritmo para tentar consolidar a escapada ou abdicar, já que faltavam ainda muitos quilómetros de terreno difícil até ao Gradil. Mas o ímpeto foi mais forte que a razão. Depois dos primeiros topos e de ter olhado frequentemente para trás para verificar o posicionamento dos perseguidores, quando o terreno suavizou procurei a ajuda do meu parceiro. Este rapidamente deixou claro as suas intenções: «Vou tentar seguir a tua roda até aguentar». A afirmação pareceu-me demasiado cautelosa, tendo em conta que (julgava eu!) o ritmo não era... terminal. Por isso, esclareci: «Não vou forçar demasiado, se eles se aproximarem muito desisto imediatamente». Todavia, o facto de, pouco depois o Farinha não ter resistido ao andamento, deixou-me entregue a mim próprio mais cedo do que previa.
E então, continuava ou parava? Decidi manter a estratégia inicial: continuar até sentir que não valia mais a pena.
Pouco antes de chegar ao cruzamento de Pêro Negro, reparei que os perseguidores estavam a aproximar-se. Mas ainda não o suficiente. Também não caí na tentação de forçar. Parecia-me um grupo compacto, mas, na verdade, o pelotão esfrangalhou-se mal iniciara a perseguição. Melhor! O sobe-e-desce entre Pêro Negro e Enxara do Bispo beneficiava teoricamente quem vinha atrás, mas numa das curvas reparei que, afinal, eram apenas dois os principais perseguidores: o Miguel e o Freitas. Um pouco mais atrás, a tentar a recolagem vinha o rapaz da BTT (BTT). Dos restantes nem as sombras.
No plano que se segue à descida da Enxara tomei consciência que a sorte da fuga jogar-se-ia já a seguir, no topo que antecede o cruzamento da EN8, e a primeira subida. Calculei que seria aí o «canto do cisne» para o Freitas e que, depois, o Miguel ficaria sozinho na perseguição – se o Freitas não levasse o seu «chefe-de-fila» até muito perto de mim antes do referido topo, o Miguel entraria na subida do Gradil a necessitar de recuperar bastante, aumentando assim as hipóteses de a fuga vingar!
E foi isso que aconteceu. Nas primeiras rampas a seguir ao Gradil (localidade) reparei que o BTT poderia «encostar» no Miguel e depois colaborarem juntos na perseguição. Todavia, não mais voltei a vê-los. Primeira subida, descida rápida a fundo e no final da segunda subida, a minha vantagem foi de 1.10 minutos para o Miguel, que se manteve isolado, e de 2.20 m para o BTT e o Pedro, que veio de trás. O Freitas chegou com quase 4.00 m, completamente «acabado». E os restantes… a conta-gotas.
O regresso não foi mais tranquilo. Na subida da Carapinheira, o Pedro adiantou-se no encalço de um «pro» do L.A. O Freitas tirou definitivamente o «bilhete» e eu, com a hora de regresso a apertar, lancei-me na perseguição. Depois de me juntar ao Pedro em Alcaínça, ultrapassámos o «pro» na subida para a Malveira. Grande volta, sempre a abrir!
Alguns dados interessantes recolhidos pelo meu Polar:
Desde o início da fuga até ao início da primeira subida do Gradil percorri 17,3 km em 28.55 m. à média de 36 km/h. A primeira subida do Gradil (2,3 km) fiz em 6.15 m à média de 22,3 km/h e a segunda (3 km) em 8.45 m, a 20,4 km/h. Desde o início da fuga até ao alto do Gradil (Murgueira) foram 25 km em 47.15 m. à média de 31,7 km/h, com uma frequência média de 172 bpm.
Apesar de não serem indicadores muito normais para a altura da época, até ver estou a cumprir o meu plano de preparação como previsto!

44 comentários:

Anónimo disse...

Felicitações ao Ricardo! Está definitivamente em grande forma e... num campeonato à parte.
Algumas notas que retirei da etapa de ontem: Depois da subida para o Sobral, em que saliento desde já o magnífico trabalho do Miguel e do “Homem da BTT” no combate à fúria do vento que se fazia sentir, abordei a descida da Feliteira de forma MUITO cautelosa devido à estrada se encontrar molhada nalguns locais e por ter pneus de verão – má escolha – montados na minha máquina.
Na companhia do Luis aproveitei para degustar uma bela barra energética, acompanhada dum líquido que nem recordo o nome, mas que funciona bem em alturas de maior demanda física. Quando chegámos ao final da descida, virámos à esquerda no cruzamento da Feliteira e... NADA; NINGUÉM; EM PARTE ALGUMA.
Quase que por intuição, tanto eu como o Luis olhamos um para o outro e, em simultâneo, perguntámos: “Os Gajos pá?” – “Devem ir ali à frente” disse o Luis. Mal sabia ele... e eu... que dali em diante iriamos fazer o resto daquilo que poderia ter sido uma espectacular etapa de ciclismo em grupo – onde está ele - completamente sós e desapoiados.
Conformados, seguimos viagem com a vaga esperança de que nalgum ponto se desse a recolagem. Quase junto ao cruzamento do Gradil, o Luis diz que, por motivos profissionais, teria que parar no Gradil, onde a sua esposa o esperava, ficando eu por minha conta.
Já “a solo” decidi então cortar caminho e ir em frente na direcção de Vila Franca do Rosário, de modo a tentar mais uma vez a recolagem, desta vez na Malveira, quando aconteceu aquilo que eu mais temia...Um furo. À partida um furo parece inofensivo para homens “duros” como nós, mas quando não há câmara de ar sobressalente... resta-nos telefonar à cara metade, que de resto ficou para lá de furiosa.
Moral da estória: 1) O TóTó do L-Glutamina vem andar sem câmara de ar sobressalente; 2) O grupo - onde está ele - foi alertado para esse facto no início da volta e... CAGOU; 3) Que esta minha aventura sirva de reflecção (A TODOS) sobre o perigo de, a continuarem estes incidentes, o grupo – onde está ele – se começar lentamente a dissolver.
L-Glutamina – Over and Out!

Ricardo Costa disse...

Depois de ter conhecimento do que se passou, assolou-se-me um sentimento de vazio, misto de culpa e de ausência de argumentos, que não tem sentido, agora, por ser vão. Assim, resta-me subscrever o que o Miguel escreveu e enviar um pedido sincero de desculpas ao L-Glutamina e ao Luís pelo erro grave e indesculpável que, no fundo, foi colectivo. Mais do que o ritmo forte, foi termos saído da Murgueira sem terem chegado todos os elementos. O que nunca deve acontecer! Por isso, não há desculpas para o sucedido! Afinal, estamos na era das telecomunicações sem fio.
Todavia, mesmo com isto continuo a ser partidário do espírito de sã competitividade, embora sejam estes incidentes lamentáveis que obrigam a definir prioridades: e a prioridade, para mim, é não beliscar a coesão do grupo e o companheirismo e solidariedade que devem imperar perante tudo o resto. Sinceramente, estou triste. E ainda mais sincero: muito triste comigo próprio. Apetece exteriorizar com «gana»: até domingo, companheiros! Mantenham inabalável essa fantástica motivação, que se sentia aumentar de semana para semana, e muita força nas pernas!

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com tudo o que aqui já foi escrito, como é óbvio, e reitero pela parte que me toca o lamento dos outros "companheiros de vida" pela falta de espírito de grupo por quase todos manifestada (mesmo que não intencional)!
Definitivamente, urge decidir se o que pretendemos é passear ou fazer ciclismo com algumas/bastantes picardias à mistura!
Apesar de a meio caminho entre Mafra e Malveira ter abdicado de tentar ir com o Freitas e Miguel, para não deixar o Nuno sózinho e em muito mau estado (graças ao desgaste acumulado de sábado), reconheço que devíamos ter esperado um pouco mais no alto do Gradil.
No entanto, não considero que se deva alterar o espírito de sã competitividade que se vive actualmente no "grupo", mesmo reconhecendo que a este nível, se formarão sempre dois ou mais sub-grupos por volta( devido às inevitáveis diferenças de andamento).
Em jeito de sugestão, se me permitem, proponho que de futuro após a passagem pelos locais mais duros, se promovam esperas mais prolongadas, bem como, que após o desmenbramento do grupo inicial (subidas ou fugas), jamais se deixe alguém sózinho para trás (no mínimo 2).
Aceitam-se outras sugestões, desde que as mesmas acautelem médias entre o 30 e os 35 Km/h!!!...E não se esqueçam por favor que só os "duros é que penetram!!!
Até domingo, sempre com um fiozinho de sangue ao canto da boca!!!!!
HEHEHEHE!!!!
AB do VETERANO...
FANTASMA

Anónimo disse...

Caro PODEROSO L-Glutamina

Sabes com certeza que o que se passou não tem nada a ver com falta de companheirismo, mas sim, com a ânsia de tentar não descolar daqueles que estão melhor.
Apesar de estares coberto de razão - sabes que isto tem graça é assim - aconselho-te, se me permites, a adquirir outro "líquido de que nem saibas bem o nome", para que não só não te esqueças da câmara de ar, como para que não te distraias com a vista... e deixes fugir o Pelotão!...
HEHEHEHE!!!
Quarta às 19:45 no Pina!
AB deste teu amigo e VETERANO...
FANTASMA

Anónimo disse...

Rapaziada, após ler muito do que neste Blogge tem sido dito, deixo com sinceridade a seguinte sugestão: creio que seria positivo para o grupo que uns quantos elementos experimentassem fazer uma ou outra prova para ciclodesportistas/veteranos, avaliando assim as vossas reais capacidades.
Nesta categoria de mera promoção e divulgação da modalidade puderam encontrar antigos profissionais bem como antigos amadores alguns de Selecção Nacional e até mesmo Olímpicos.
E digo isto até por razões de segurança! da vossa própria segurança pois nos dias que correm é estremamente perigoso andar a fazer “corridas” sem a devida escolta dos batedores da BT.
E depois então conversa-mos!
Certamente iremos chegar rapidamente a um consenso; É espectacular quando podemos desfrutar de um passeio de bicicleta com amigos e companheiros!
Mas dou razão ao Fantasma quando diz: desde que se acautelem as médias!

Quanto ao nosso amigo L-Glutamina, acho que teve bastante sorte pela sua cara metade Só ter ficado “para lá de furiosa” pois em minha opinião merecias um valente arraial de porrada!, visto um estradita que se preze anda não com 1 câmara de ar, mas com 2 ou 3 (bem como de uns quantos remendos), assim como de uma “BOMBA”!
Nunca esquecer um homem prevenido vale por dois – até mesmo em cima da bicicleta!!!

Um abraço a todos!


Johan Museeuw

Anónimo disse...

Caro Museeuw, apesar de dificilmente fazer parte desses «quantos elementos que deveriam experimentar fazer uma ou outra prova de cicloturistas/veteranos», como tão oportunamente sugeriste, não posso deixar passar incólume tão irónico desafio, que, com toda a certeza, foi lançado por alguém que gostaria muitíssimo de alinhar connosco todos os domingos e participar nas saudáveis picardias, mas que não tem, digamos, consistência de espírito suficiente para se expor a umas tantas «esfregas». Para fugir à liça com esses «quantos elementos», mas não só, com os restantes também, esconde-se na sua carapaça de cinismo, ou o que se pode denominar de «ciclite aguda», fobia que enfermam todos os pseudociclistas que preferem não dar o corpinho ao manifesto, para não arriscarem ficar com a cabeça desproporcionada do resto do corpo.
Além disso, as competições que referes não são exemplos de nada, a não ser de como afogam frustrações de ciclistas falhados e rascas, que não se coíbem de recorrer a substâncias dopantes para ganhar um sumol e uma sandes de coirato.
Não é esse, de todo, o espírito que reina no grupo Pina Bike, e só alguém que se esconde todos os domingos poderá dizer o contrário. Aqui o objectivo não é ganhar coisa alguma, a não ser uma satisfação enorme, muitos motivos de conversa para toda a semana e fortes dores nas pernas. Não se trata de «corridas», mas de puro divertimento, de descargas de adrenalina, de quem gosta de ciclismo e não apenas de passear de bicicleta.
Mais: quem diz o contrário, é porque não conhece a realidade do ciclismo (ou cicloturismo) em países do primeiro mundo do ciclismo, onde neste tipo de grupos domingueiros o nível competitivo é elevadíssimo (resultado do gosto e do empenho na preparação física da maioria dos elementos) e só se justifica vindo de alguém que se restringe ao mesquinho «gueto» de campeões à portuguesa – que vão ao ponto de se refugiarem no armário da sua soberba, pelando-se de medo de expor, entre iguais, as próprias limitações.
A minha sugestão é que o Museeuw comece desde já a terapia de recuperação dessa doença que infelizmente afecta muitos que tais, aparecendo aos domingos para as primeiras «sessões». Aqui evolui-se não apenas fisicamente, mas também mentalmente. E tu, meu caro, acredita, estás a precisar urgentemente de ambas!

Poulidor

Anónimo disse...

Aos caros companheiros Fantasma e Johan Museeuw, apenas um comentário:
Se estão em desacordo com a ideia de esperar pelos "atrasados" em alguns pontos intermédios das etapas, então deverão ser mais coerentes na defesa dessa posição e aproveitar todas as oportunidades para “ganhar distância” relativamente ao pelotão. Como exemplo daquilo que acabo de referir, basta lembrar-vos que no topo do Sobral não vos custou nada, mesmo nada, esperar pelo Filipe que vinha bastante atrasado - ou já se esqueceram?
Mais: O facto de eu me ter atrasado na descida deveu-se aos motivos que descrevi, mas poderia ter sido por uma queda - bem possível dado o estado escorregadio que o piso apresentava – ou um furo, porque não?
Como sugestão, e para vossa segurança, sugiro que façam fugas em terrenos menos perigosos, como... a subir.
Para concluir, não me parece que, com a chegada do inverno e muitos dias de chuva para enfrentar, seja boa ideia tentar fugas em descidas perigosíssimas com velocidades acima dos 60 Kmh.
Deixo no ar...
L-Glutamina – Over and Out!

Anónimo disse...

Caro AMIGO L-Glutamina

Não percebeste nada do que aqui se disse!...
Então tu achas que se eu tivesse pernas para fugir nas subidas não o fazia???... Até parece que não me conheces!...
Reconhecendo MAIS UMA VEZ que tens razão na questão das esperas, não esqueças, no entanto, que qualquer semelhança entre o atraso que o Filipe trazia no alto do Sobral e o que voçês traziam no alto do Gradil (por descuido e não por falta de pernas - entenda-se), é pura coincidência!!!
Seguramente + de dez minutos para o Ricardo, que já esperou por mim e pelo Nuno muito mais de 4 minutos, segundo ele.
Sinceramente não me parece justo nem razoável que os primeiros levem "secas" de 10 a 15 minutos à espera dos mais atrasados, até em termos de quebra de ritmo após esforços bastantes intensos!
Mas caro amigo!
Prometo que no domingo LEVO O PUTO,...não garantindo mesmo assim, que se ande mais devagar!...
AI SE EU TIVESSE PERNAS!!!...
Penso que é tudo uma questão de se consertar a manobra e combinar previamente as voltas (ou passeio ou dureza).
GRANDE AB deste teu amigo VETERANO, que como bem sabes, já por várias vezes ficou largos Km a falar sózinho na estrada!

FANTASMA

Anónimo disse...

O L-Glutamina que me desculpe - e tem todas as razões do mundo para se ter sentido desapoiado no domingo -, mas o Fantasma consegue sempre surpreender... pelo positivismo e desprendimento.
L-Glutamina, se não estiver enganado em relação à tua clarividência (e estou convicto que não), também deves ter ficado com um sorriso nos lábios.
Já agora, o que pensam sobre o comentário do Musseuw - e a resposta (livra!) do Poulidor?

Anónimo disse...

Caro Fantasma,
Só não entendo como é que podes contabilizar o meu atraso ao topo do Gradil, se eu nem sequer por lá passei. Como te disse, fui em frente na direcção de V.F. do Rosário. Mais: Por manifesta desmotivação, tanto eu como o Luis, alguns quilómetros antes da base do Gradil, já haviamos desistido da perseguição, de tão incrédulos que estávamos com a situação e também porque apenas dois, memso a dar o máximo, não podem fazer milagres – lembra-te só do sofrimento relatado pelo Ricardo e Freitas (autênticas motas quando comparados conosco) para nos apanharem há 2 semanas, depois de “mudarem a água às azeitonas”.
Pela minha parte, reconheço que, embora fazendo o melhor que sei e posso, não estou ainda em condições físicas para entrar em confrontos desta natureza – lá chegarei.
O meu objectivo era outro, mas parece estes desvios à verdadeira natureza do assunto me parecem, no mínimo... convenientes.
Quanto a trazeres o teu puto... Se ele subir tão bem como o Pai... oxalá a volta seja plana.
L-Glutamina – Over and Out

Ricardo Costa disse...

O Fantasma e o L-Glutamina são os maiores a dar à língua, é de cortar a respiração. Mas é outro assunto que me traz por cá. Um pouco mais sério, mas definitivamente para não ser levado… a sério. Refiro-me ao controverso comentário do Museeuw, que teve destinatários estão perfeitamente reconhecidos, mas cujo conteúdo que me parece totalmente desfasado do contexto, só podendo vir de alguém que sofre de recalcamento. Embora não saiba em concreto quem é o seu autor, estou plenamente convicto – tal como o Poulidor - que só poderá ser um elemento alheio ao grupo ou muito pouco assíduo. Seja quem for, o melhor mesmo é continuar ausente, porque se um dia o identificar na estrada, é bom que esteja ao nível dos seus amigos ciclodesportistas/veteranos, pois, ou dá meia volta e regressa rapidamente para o covil dos fala-barato ou garanto que vai precisar de chamar os batedores da BT…

Anónimo disse...

Caro L-Glutamina

Confesso que não estou a reconhecer-te (espero que estejas no gozo)!...Principalmente e aparentemente, na falta de poder de encaixe e de sentido de humor!!!
Afinal, é de boa disposição e desportivismo que este Blogg trata!
FANTASMA

Anónimo disse...

Caro L-Glutamina

Ainda a propósito de boa disposição e desportivismo (espero eu), imagina que esperava-mos por voçês no alto do Gradil...
Até o desgraçado do Puto que sobe um bocadinho melhor que o "FRAQUINHO" do pai..., ainda lá estava a esta hora...
HEHEHEHE!!!
AB do FANTASMA

Anónimo disse...

Poupou, caramba … após tamanho “desabafo” creio que a todos ficou claro quem é que por aqui anda recalcado!
Asseguro-te no entanto que estás a tomar mal o pulso a alguém que julgas conhecer.
Para finalizar há uma lição a qual deves reter:
Não devemos cair na tentação de julgar o(s) nosso(s) semelhante(s), para que não venhamos a ser julgados na medida com que julgamos.
Este é um dos pecados capitais!!!

Johan Museeuw

Anónimo disse...

Estava em crer que este pessoal tivesse um pouco mais de sentido de humor! Uma vez que sentido de humor é coisa que por aqui não há!
Qualquer comentário adicional é inútil e como tal … Over and Over!!!

Johan Museeuw

Ricardo Costa disse...

Tem calma, Museeuw! O comentário do Poulidor foi bastante exagerado. Mas agora és tu que não pareces com sentido de humor... e poder de encaixe. Este blog não pretende ser espaço de quezílias, mas de trocas de pontos de vista, de picardias, mesmo que estas sejam ríspidas, como foram. A tua presença, desde que correcta, é sempre bem-vinda. Tal como é (ou seria, não sei bem!) na estrada, aos domingos.

Anónimo disse...

Caro Fantasma,
Devias conhecer-me melhor, pois ainda não entendeste que eu estava no gozo.
Só por essa tua atitude, no domingo não te vou dar tréguas. Serás um farrapo nas minhas mãos.
Mas não te preocupes, pois o meu puto, embora engripado, também vai andar, e assim podes ir na roda dele.
L-Glutamina - Over and Out

Anónimo disse...

Caro L-Glutamina

UFA!!!
Estou mais aliviado!...
Espero sinceramente que sim (A ESFREGA NO DOMINGO), pois estou a precisar de treinar mais e um bocadinho mais duro!!!...Mas SÓ UM BOCADINHO!!!
HEHEHE!
AB deste teu COMPANHEIRO
FANTASMA

Anónimo disse...

Caro Fantasma
Segundo o Ricardo, estas nossas conversas estão a cortar-lhe a respiração. Penso que está encontrada a fórmula para acompanhar o seu andamento - é só continuar esta nossa saudável discussão, mas no domingo, durante a volta.
Se provocar o mesmo efeito nos demais, então a discussão da etapa será feita a dois.
L-Glutamina - Over and Out

Anónimo disse...

Oh Ricardo, não fui ríspido. O Museeuw não está dentro do espírito do grupo, só por isso é que fez aquelas supostas sugestões, que foram depreciativas do VOSSO valor e do de toda agente que anda de bicicleta aos domingos. Mas se VOCÊS não sentiram isso... Tanto é que lhe respondeste, ou não?
Para mim, é assunto encerrado. Já agora para onde é volta do próximo domingo. Já estou em pulgas, com tanta conversa do L-Glutamina e do Fantasma, só quero ver o que eles irão fazer - ora, o mesmo de sempre... morder rodas e acabar com a língua nos raios.
Com as novas «regras», aviso já que o meu ataque vai ser a... 10 metros do final.

Poulidor
Poulidor

Anónimo disse...

Bom, tanta conversa e afinal onde é a volta no próximo Domingo???

Anónimo disse...

L-Glutamina, correcção, se a disputa for a 2, estarei lá para assistir..."live"...e qd eu meter "1 abaixo"...é melhor que façam força nos pedais pq o "fio de sangue, esse, vai correr"...

Anónimo disse...

Ola a todos gosto de os ouvir falar mas gosto muito mais de os ouvir a miar e com a língua nos raios a trás de mim (riririririr) uns já começarão a deitar fumo, deve ser para ficarem mais parecidos com comboios , (sim e para o sr symony).
Outros vão fazer alianças com o ( bin ) e quando chegam dizem “eu já nem sei andar de bicicleta” !!! isto não há nada como levar os pregos e dar cabo deles devagarinho.... os ditos grandes atletas (duros ) a publicar comentários as 4H da Manha como e possível , não se esqueçam que não são jogadores de futebol são ciclistas
Vai haver um passeio para Super Duros onde eu gostava de ver algumas figuras que tem vindo ao longo do tempo a fazer alguns feitos , que dizem Históricos ( Ota Gradil Ribas etc ) pink

Anónimo disse...

E a volta de Domingo é para onde??? Hello!!!

Anónimo disse...

Tanta conversa de "sangue no canto da boca"...
Ainda ninguem deu sugestões para a volta de domingo. Eu sugiro a Lagoa Azul. Assim terei muito sangue vosso para me saciar a sede.

Vampiro

Anónimo disse...

Após leitura exaustiva dos vossos comentários, decidi entrar de férias e começar o estágio tendo em vista a volta de domingo. Assim, tenho a avisar o Fantasma (este tem tanta força que até mete medo), o L- Glutamina (é só ginásio), o Poulidor (vai novamente ser segundo), o Vampiro (cuidado com o sangue estragado), o Museeuw (este homem é um mestre, quem sera?), o Greg Lemond (deve ainda andar perdido na Serra da Estrela), o Jalabebes (fala muito mas aparece pouco) e os demais ciclistas que, no próximo domingo vou rebentar com vocês todos... ou não. Só ficarei satisfeito quando os ouvir a chiar atrás da minha roda e a pedir clemência.
Tenham cuidado... eu ando aí, fixem bem o meu nome!!!
A propósito, alguém tem uma barra energética a mais (daquelas... das boas) e já agora um comprimido para juntar ao café, que me possa dar? Agradeço desde já a vossa disponibilidade.

Alexandre Vinhokorov

Anónimo disse...

Bom, então a volta é para a Lagoa Azul??? É curto e n tem o grau de dificuldade desejado para calar alguns dos "papagaios", mas enfim...acho q vai chegar para o tal "fio de sangue no canto da boca"!
Boas pedaladas.

Anónimo disse...

Pelas vossos comentários estou a falar com ciclistas de elite ?
Mas onde é as vossas provas no Japão em Timor, se fosse por cá teria colocado um pódio e uma garrafa de champanhe .

Vou estar mais atento poque preciso de aguadeiros para a minha equipa, talvez esse Sr.Ricardo

Anónimo disse...

Ao Sr do champanhe espero que seja um champanhe de marca , não gosto de beber qualquer coisa .
Não e permitido nos passeios ( facas ,pedras ,paus ou qualquer tipo de armas de fogo )
neste momento o melhor e enviar beijinhos para todos .

Anónimo disse...

Vão mas é treinar q a esta hora o Engenheiro e o Fantasma estão na estrada c 1h30' de pedal!!!

Anónimo disse...

Já que anda tudo com tanta vontade, que tal Montejunto? Assim vocês podiam aprender comigo como é que se sobe a sério (caso me conseguissem ver após a primeira curva).
Fica a minha proposta: Loures- Sobral- Arruda- Carregado- Alenquer- Abrigada- Montejunto- descida por Vila Verde dos Francos-Pragança- Montejunto- descida por Pragança- Alenquer- Vila Franca- Loures.
Esta é uma volta para Homens!
Vocês já sabem o meu nome!!!

Alexandre Vinhokorov

Anónimo disse...

Realmente voçês são incriveis, pareçem birras de crianças, mas isto é uma brincadeira ou são profissionais.
Deixem-se de vedetismos
sejam voçês mesmo

Ricardo Costa disse...

Montejunto! La´ chegaremos, bravo Vinhokorov! Nao queiras elevar demasiado a fasquia. Esta altura nao recomenda cambalachos desses, demasiados duros. Mas, quem sabe, um treino ao sabado daqui a alguns meses... O percurso parece muito bom. Pode ser que convide algumas feras a irem connosco.
Por outro lado, estou estupefacto com o dinamismo deste blog. Agredeco desde ja a todos. E mesmo isto que se pretende...
Em relacao a quem me fez a proposta para aguadeiro, fico a espera que avance com numeros e se identifique. Mas primeiro tem de justificar a sua condicao de chefe-de-fila. Sem isso, nada feito. Ate la, continuarei a ter toda a liberdade para... atacar!
Em relacao a volta de domingo, lamento desapontar os mais destemidos, mas penso que nao sera a Lagoa Azul nem Montejunto. Depois dos estragos causados no Gradil apenas os masoquistas pensariam em etapas dessas..., embora, para mim, essas sugestoes sejam sempre tentadoras e... aceites. Assim, segundo me informaram, vai-se direito ao Sobral, Arruda, Cadafais, Carregado, Alenquer, Merceana, Sobral, Bucelas e Loures. Como podem ver, existem muitos locais para dar asas aos intentos pessoais. Que pelos vistos sao ambiciosos.
Desculpem a falta de acentuacao das palavras mas o teclado escreve em estrangeiro. ´E que estou neste momento a negociar a minha transferencia para a Discovery Channel, para o ocupar o lugar do Lance :)

Anónimo disse...

Pink, que Super Etapa vai ser essa? Hora e local! Seja o que for, onde for ou com quem for, contem comigo!!!!

Alessandro Patacas

Anónimo disse...

E no domingo! Como a etapa parece facil, vou disputar todos os sprints e atacar na descida do Sobral para Bucelas. Ponham-se a pau!

Por acaso viram o Miguel e o Garcia?

Alessandro Patacas

Anónimo disse...

Refreem os impetos, porque parece que no domingo vai fazer trovoada. Da grossa. Que pena! Quem arriscar sair debaixo de chuva, quem!? Fracotes!

Anónimo disse...

Caros, depois de tanta picardia e agora que as coisas já estão mais "apaziguadas", venho sugerir o seguinte, porque não divulgar os pontos quentes de cada volta domingueira (sprintes / prémios de montanha, água ás azeitonas, etc.) assim todos sabiamos onde e como "actuar" já agora também me parece razoavél que depois de cada ponto quente houvesse um reagrupamento, já agora em relação á volta de domingo digam-me lá quais e onde são os pontos quentes afim de poder atento ás movimentações do pelotão.

um abraço

Rosé Morales

Anónimo disse...

Desculpem a "intromissão" d'alguém que não faz estrada mas que partilha amizade com muitos de vós. Pelo que vejo de fora, "a procissão só vai no adro" (previ isto no jantar de dia 11 Nov). Eu que confidenciei ao Steven que estava próximo de aderir à estrada, fiquei dissuadido pelo que li aqui(o Pina perdeu um cliente potencial de estrada). Partilho convosco, aos que nunca andaram com o Infantrilhos, que efectivamente temos picardias, afinal somos todos feitos da mesma matéria, e no BTT não há o "ir na roda", mas sempre imperou um espirito que nos mantém unidos, tal como no inicio. Esse é a maior dos prazeres, a bicicleta é só o pretexto. Um abraço. PB

Anónimo disse...

Alessandro Patacas a super etapa e com saida da BP (loures) as 6.30 da manha ...no dia 1 de Dezembro 2005
Para uma passeata de 280 Km Loures / Fatima / Fatima / Loures...
Não sei se e possivel chegar , mas com a ajuda de todos e acho possivel...
este passeio tem pontos de abastecimento e a ideia e quem for chegar ao final.
Não vai ser corrida as fugas são feitas da frente para traz para ajudar quem esta mais fraco
Mas para não desanimar fica já em agenda um Porto / Lisboa ou Lisboa / Algarve para ser a MORTE,
Muito importante e o “combibio” no final , uma boa patuscada acompanhada com as melhores fotos e tempos ... da etapa

PINK

Anónimo disse...

Ao Alessandro Patacas, ao Pink e aos demais:
Não acham que uma super etapa como essa é demais para esta altura do ano?
Em todos os manuais e revistas que tenho lido (incluíndo a Playboy) é aconselhável que nesta altura se comece a formar a base para o próximo ano, trabalhando em resistência, não excedendo as 3 horas de treino e com ritmos cardíacos máximos (mhr) até ao 75%.
Pelo menos é esta máxima que os profissionais seguem.
Alíás, isso ficou demonstrado, no domingo passado à saída de Mafra quando o Pró da LA passou. O homem ia só a "dar" aos pedais, sem qualquer preocupação com a velocidade e com quem por ele passasse.
A seu tempo, em Fevereiro/ Março, se deverá começar a realizar outro tipo de treinos, mais específicos (apostando na força) e apontando então para a participação nas cicloturisticas em Espanha.
Esta altura do ano é um pouco bizara por isso mesmo. O corpo já repousou da época que acabou e está a pedir festa, mas vai ter de esperar.

Chris Carmichael

Anónimo disse...

Miguel,
Com tanta droga, ninguém te agarra.
Quanto à dor no local onde te sentas, ouvi dizer que retirar o selim resulta.
L-Glutamina - Over and Out

Anónimo disse...

Chris Carmichael,

Deixa-os pousar!!!

<=Canibal=>

Anónimo disse...

Caro Amigo Chris Carmichael tem toda a razão esta super etapa não conta para “calendário “ e uma brincadeira minha e de mais cinco amigos que vamos tentar fazer 280 km em 10h eu vou !!!quem quiser vir pode vir e questão e de combinar para nada falhar vai haver carro de apoio e se acharmos que não da não da , mas , acho que para as pessoas que vão de loures / fatima a pe em 3 dias e bem mais difícil. A bem dizer vai ser um passeio de cochos e de muita dor no pipi pois já la vai o tempo das 10h de bicicleta
Mas fica já no ar a super etapa Porto / Lisboa uma velha clássica do ciclismo ...
onde podermos aplicar todo o nosso conhecimento na arte de bem pedalar ,aos intendidos pede-se o favor de pensarem numa data adequada ... Como e do vosso conhecimento eu a muito que não pedalo com o grupo ficai muito contente com o empenho de todos e acho que estava na altura de criar um nome para o grupo de estada . Se já ta pensado peço desculpa por não saber .

Ricardo Costa disse...

Pink, o grupo não tem nome oficial, mas muita gente o conhece como «Pina Bike», a loja do nosso amigo Pina. Para mais, alguns de nós (não eu ainda, infelizmente) têm equipamentos a rigor, com as cores (cizento e negro) da Pina Bike, que, pelos vistos, começam a ser «temidos» nas estradas.
Por outro lado, em relação a etapas com mais exigentes e com mais «carisma», estamos com ideias de, a partir do próximo ano (em meados de Janeiro) iniciar um calendário de «clássicas», com percurso definido ao detalhe e com datas previamente marcadas. Mas nas próximas semanas haverá mais novidades. Penso que será mais um bom incentivo para o nosso grupo e uma boa maneira de angariar mais elementos.